quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sony enxerga um futuro sem consoles de videogames para a indústria dos games

Empresa diz querer ser pioneira em novas formas de distribuição de conteúdos, e diz acreditar em um mercado aonde não haverá mais a necessidade de se comprar um console para jogar.


Existe uma oportunidade de mercado no futuro aonde os jogadores não mais precisarão comprar um aparelho de videogame para poderem jogar os seus games, e a Sony almeja estar liderando esta nova tendência da industria, afirmou o presidente e diretor geral do grupo Sony Computer Entertainment, Andrew House.


Conversando com o site Eurogamer em uma entrevista publicada na semana passada, House falou sobre a aquisição da tecnologia de computação em nuvem da Gaikai feita pela Sony no ano passado, explicando que um dos planos da fabricante para o serviço é de poder oferecer uma nova forma de distribuição através de transmissão online no futuro.

"Mas é importante compreender qual é o escopo geral do que nós estamos tentando alcançar e porque nós achamos que a aquisição da Gaikai foi importante. O nosso objetivo é de sermos capazes de termos uma nova forma de distribuição transmitida através dos servidores, inicialmente para os aparelhos PS4 e depois de forma gradual para o Vita", explicou House.

"Mas eventualmente, o objetivo final é termos isto disponível em uma multiplicidade de dispositivos conectados à rede, basicamente oferecendo uma experiência de jogo com a qualidade de console nos aparelhos que não são capazes de reproduzi-los".

"Nós acreditamos que existe uma grande oportunidade de expandirmos o mercado, porque você essencialmente acaba removendo a necessidade de se ter que fazer a compra de um console para ter acesso a estas experiências. Isto pode parecer algo fora de sentido, porque não estaria você substituindo um mercado que é o seu ganha-pão?", disse o executivo.

"Mas parte de ser uma empresa inovadora está em ser pioneira em novas formas de distribuição de conteúdos, e nós gostaríamos de chegar lá primeiro e assegurar uma posição de liderança [em relação a este conceito]", completou ele.

A tecnologia da Gaikai que foi adquirida pela Sony é um serviço de transmissão online de jogos que utiliza a tecnologia de Cloud Computing para reproduzir jogos diretamente através da rede, e não mais localmente como acontece hoje. A ideia é que o jogo seja processado nos servidores da rede, e apenas as imagens dos jogos sejam reproduzidas nos aparelhos dos consumidores.

Inicialmente, a ideia da Sony com a rede Gaikai no PS4 (e posteriormente no Vita) é apenas de oferecer retrocompatibilidade com os títulos das plataformas anteriores, visto que o PS4 não reproduz jogos de PS3. Oficialmente, o serviço está previsto para ser lançado em 2014 nos EUA, e rumores afirmam que ele será disponibilizado na região durante o 3º trimestre.

Quando perguntado sobre quando o mercado europeu estaria recebendo o serviço, House respondeu:

"Eu realmente não consigo especificar uma data para os planos na Europa. Esta é uma forma totalmente nova de distribuição. Nós precisamos testar a fundo a tecnologia, a qual nós achamos que é boa na sua essência, mas nós damos - como eu penso ser o mais correto - muita ênfase no oferecimento de uma experiência de qualidade aos consumidores".

"E isso fica um pouco dependente em um certo nível do poder que as conexões em banda larga têm, e como será a implantação de nossos servidores e infraestrutura. Nós estamos trabalhando duro em todas estas áreas, mas eu não estou em um ponto neste momento aonde eu possa oferecer algo específico aos fãs europeus sobre quando eles poderão desfrutar [deste serviço]".




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