segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Problemas na fabricação dos chips podem estar adiando o lançamento do Xbox 720, segundo rumores

Fontes afirmam que a Microsoft tem planos de lançar o sucessor do Xbox 360 em Setembro de 2013, mas problemas na produção do processador do novo console podem impedir que a fabricante cumpra com o cronograma desejado.


No começo do ano, surgiu um rumor de o chip do processador central do novo Xbox já teria entrado em fase de desenvolvimento, com a expectativa de que estes chips, de codinome Oban, entrassem em produção em massa em Dezembro de 2012. Tudo isso para cumprir com uma suposta estratégia da Microsoft de conseguir lançar o sucessor do Xbox 360 em algum momento de 2013.


Entretanto, surgiram agora novos rumores de que a gigante dos softwares estaria tendo dificuldades na produção destes chips que poderiam afetar o lançamento do Xbox 720. De acordo com uma publicação do site SemiAccurate no começo do mês, o processador Oban estaria apresentando problemas de fabricação, provocando assim uma escassez de chips que poderia fazer com que o novo Xbox tivesse o seu lançamento adiado.

O site publicou que o aproveitamento das placas de chips de silicones durante a fabricação tem sido extremamente baixo. Isto significa que, para cada conjunto ou leva de chips de silicones criado, apenas uma pequena porcentagem tem saído sem defeitos de fabricação.

A publicação afirma que a Microsoft aumentou a fabricação do Oban a quantidades muito elevadas, a tal ponto que a produção já é alta demais para se tratar apenas de kits de desenvolvimento para serem distribuídos aos desenvolvedores.

Segundo a SemiAccurate, os planos da Microsoft é de lançar o Xbox 720 no Outono (EUA) de 2013, com fontes ligadas à cadeia de fornecimentos citando mais precisamente o mês de Setembro. A fabricante estaria tentando distribuir a produção entre outras duas ou três fábricas a fim de aumentar as suas chances de sucesso.

Estas mesmas fontes alegaram que a Microsoft possui um cronograma para o lançamento do novo Xbox que permite um atraso em até seis a oito semanas na produção sem que a data prevista para a estreia do novo console seja alterada.

Demora cerca de 8 semanas de intensa produção entre o processo de fabricação e a análise do resultado,” pode ser lido no site. “Se a produção [em massa] das placas for realmente começar neste ano, o período mais tardar que uma fábrica pode produzir um teste de placas é em torno de 1 de Novembro. Qualquer coisa depois disso não sairá da fábrica a tempo para que os resultados [analisados] retornem aos chips de produção. Este é o termo técnico para ‘O próximo Xbox será adiado’.”

Pessoas de dentro da Microsoft nos disseram que a data planejada para o lançamento é Setembro de 2013, e que isso não irá mudar sem que cabeças rolem internamente. Considerando os duros limites impostos pelas fabricantes de tecnologias envolvidas e a data inicial imposta, o tempo está se esgotando. Se houverem dois meses de lentidão na rede de fornecimentos, a menos que os problemas gerados sejam resolvidos até o final de Fevereiro de 2013, a Microsoft não conseguirá cumprir com a data de lançamento de 2013 desejada.”

Os novos rumores surgem no mesmo instante em que pessoas ligadas à industria afirmam que nós só veremos um novo console sendo lançado em 2013. Enquanto o presidente da rede varejista Gamestop disse ter ouvido boatos de que o mercado não receberá dois novos consoles no ano que vem, Michael Pachter afirmou acreditar que a Microsoft possa estar adiando o lançamento de sua plataforma para 2014.

..............................................................................................................
Outras notícias:
PS4/X720: Pessoas ligadas a indústria afirmam que apenas um deles será lançado em 2013
Novo Xbox será 6 vezes mais potente do que a atual geração, segundo rumores
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário