sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Novo Xbox será 6 vezes mais potente do que a atual geração, segundo rumores

Fontes afirmam que o processador gráfico do novo console será baseado na Radeon HD 6670, e confirmam o lançamento para o 2º Semestre de 2013.


O Xbox da próxima geração estará chegando às lojas no final de Outubro ou começo de Novembro do ano que vem, e possuíra um poder de processamento seis vezes maior do que o Xbox 360, de acordo com os mais recentes rumores.


Segundo uma publicação da IGN, fontes ligadas ao projeto confirmaram ao site que a produção em massa da GPU do sistema irá de fato começar no final de 2012, uma informação que coincide com os rumores trazidos pela Fudzilla e pela SemiAccurate no começo da semana.

Entretanto, o processador gráfico não será baseado na série de GPUs Southern Islands da AMD 7000, conforme indicavam os rumores da Fudzilla, mas sim na série 6000 que foi introduzida no mercado no ano passado, de acordo com as fontes da IGN.

Mais especificamente, ele será semelhante à Radeon HD 6670, uma placa que dá suporte ao DirectX11, saída multidisplay, 3D e resolução de imagem em alta definição de 1080p. Atualmente, a Radeon HD 6670 é vendida ao preço de $79.99 (R$ 143,98) nos EUA.

Em termos reais, o poder de processamento gráfico do chamado Xbox 720, a grosso modo, é esperado que seja seis vezes maior do que o do Xbox 360 e possua um rendimento 20% maior do que a performance do próximo console da Nintendo, o Wii U.

As fontes afirmaram ainda que é bem provável que os kits de desenvolvimento da configuração final do sistema sejam distribuídos aos desenvolvedores em Agosto. O preço projetado para o console não foi revelado.

A Microsoft à muito tempo tem falado sobre o seu plano de um ciclo de vida de 10 anos para o Xbox 360, que foi lançado no final de 2005, mas isso não descarta a possibilidade de a fabricante decidir por lançar um sucessor durante este período.

Em Agosto, o chefe da Xbox na Europa, Chris Lewis, declarou:

Nós acreditamos ter acabado de passar agora metade do ciclo de vida do console, mas isso não quer dizer que não haverá uma antecipação. Eu não estarei anunciando ou falando especificamente sobre quando. Mas pode acontecer de haver uma antecipação, tudo depende. Nós não seremos específicos sobre a próxima geração neste momento.”

Entretanto, o editor da Digital Foundry, Richard Leadbetter, ao oferecer a sua opinião sobre a possibilidade de a Microsoft usar uma GPU semelhante à Radeon HD 6670 no novo Xbox, diz não ver isso como uma busca por grande performance.

Se a história da GPU for verdadeira, isto sugere que a Microsoft esteja colocando o preço à frente da performance,” disse Leadbetter.

Pelos padrões dos PCs, a Radeon HD 6670 é um produto comum para os entusiastas de primeiro nível e voltado mais para os consumidores de PC [que querer ter um cinema em casa]. Ele apresenta muitas dificuldades para rodar Battlefield 3 a 20 quadros por segundo em alta resolução de 1080p, e talvez consiga chegar á 30FPS com Crysis 2 na mesma configuração.”

Dentro de um sistema fechado com modificações customizadas e uma plataforma de desenvolvimento dedicada para dar suporte a ele, o chip poderia alcançar coisas muito maiores (os kits de desenvolvimento do 360 foram enviados inicialmente com placas gráficas X800, que depois foram atualizadas para a X1800/X1900). Mas esta seria uma escolha curiosa para uma dona de plataforma que espera manter um longínquo ciclo de vida de um console.”

Nós já havíamos ouvido falar do período de lançamento e dos kits de desenvolvimento antes. Porém, esta foi a primeira vez que uma publicação fala de modo bem específico sobre o chip gráfico do próximo Xbox.

No final do ano passado surgiram rumores de que a Microsoft estaria planejando duas versões do novo Xbox. Os dois viriam com o Kinect, embora uma delas seria uma máquina simples, apenas com conexões de entrada e saída de sinal, voltada para o Kinect e projetada para ser o mais barato possível; a segunda, dedicada aos jogadores ‘core’, viria repleta de funcionalidades, como drive de disco, HD e retrocompatibilidade, para ser comercializada a um alto preço.

Uma patente descoberta no começo do mês sugere que a Microsoft esteja planejando adicionar ao seu novo console a funcionalidade de ser também um aparelho de gravação digitalque permitirá aos jogadores a gravarem clipes de seus jogos.


FONTE: Eurogamer.net / IGN.com / CVG.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
Próximo Xbox poderá permitir que os jogadores gravem partidas de seus jogos 
CPU do novo Xbox fabricado pela IBM já estaria em produção, segundo rumores
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário