quinta-feira, 18 de abril de 2013

Novo Xbox não rodará jogos do 360, segundo rumores

Mudança na arquitetura do processador seria o motivo pelo qual a nova plataforma viria sem a função de retrocompatibilidade, pois o novo esquema de processadores seria incompatível com os discos de jogos do atual console.


O novo Xbox da próxima geração não possuirá funções de retrocompatibilidade com os jogos do Xbox 360, de acordo com o mais novo rumor sobre o aparelho. Isso porque a nova plataforma utilizará uma nova arquitetura interna cujo sistema é incompatível com os discos dos jogos do atual console.


As informações são do site Bloomberg, que disse tem ouvido de “pessoas com conhecimento sobre o assunto” que o Durango (codinome do novo Xbox) abandonará a arquitetura Power PC presente no Xbox 360 para trabalhar com uma nova plataforma X86 que impedirá que o novo console possa reproduzir os jogos do seu antecessor.

De acordo com as fontes do site, a Microsoft utilizará um processador AMD baseada na arquitetura Jaguar que combinará um poderoso processador central (CPU) com processadores gráficos (GPU) dentro do mesmo chip. O motivo da mudança seria para reduzir os custos com a fabricação do novo console, e também para cativar mais desenvolvedores interessados em criar jogos para a plataforma.

Isso significaria que a Microsoft deixaria de usar a atual tecnologia Power PC projetada pela IBM, e o resultado é que a nova arquitetura não seria capaz de rodar os discos do Xbox 360.

Caso as informações se provem verdadeiras, isto seria fantástico para a AMD, já que a empresa também será a fornecedora do processador do Playstation 4. Mais especificamente, o console da Sony virá com um chip que integrará um processador central (CPU) AMD Jaguar x86-64 de 8 núcleos com um processador gráfico (GPU) AMD Radeon de ultima geração.

O Playstation 4 também virá sem funções de retrocompatibilidade com o Playstation 3, e o motivo dado pela Sony para tal decisão é o mesmo: a mudança na arquitetura tornará o novo sistema da empresa incompatível com os jogos do PS3.

Apesar disso, a Sony disse estar “explorando” a possibilidade de a nova infraestrutura de rede do Playstation 4 poder comportar os jogos de PS1, PS2 e PS3 através da tecnologia de reprodução online da Gaikai, garantindo assim uma forma de retrocompatibilidade com os consoles Playstation anteriores. Já em relação à Microsoft, os rumores mais recentes afirmam que ela está planejando lançar um novo modelo do Xbox 360 no valor de $100.

Por fim, a Bloomberg também comentou sobre o tão citado evento da Microsoft que seria usado para revelar oficialmente o novo Xbox, com o site afirmando ter ouvido de três pessoas que a fabricante considerou a possibilidade de realiza-lo neste mês de Abril (conforme indicavam os rumores), mas que a empresa agora está considerando fazer a apresentação em um evento separado em Maio ou Junho ou até mesmo durante a E3 deste ano.


..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário