sábado, 23 de fevereiro de 2013

Playstation 4 é oficialmente anunciado e será lançado no final de 2013

Sony apresenta a próxima geração dos consoles Playstation, prevista para chegar as lojas já nas férias do final deste ano; primeiros jogos, especificações técnicas, novo controle DualShock 4 e serviço de jogos nas nuvens também são revelados; imagens dentro.


Agora é oficial. Depois de meses e meses de especulações, rumores, imagens, documentos e informações vazadas, enfim a Sony vem a público para revelar o seu mais novo console da próxima geração: o PlayStation 4, que será lançado pela fabricante ainda em 2013 durante as férias do final deste ano.


A revelação oficial aconteceu na noite da última quarta feira durante a Playstation Meeting 2013, um novo evento realizado em Nova Iorque e com mais de duas horas de duração aonde a empresa detalhou uma série de informações sobre o novo aparelho, como especificações técnicas, o novo controle DualShock 4, Playstation 4 Eye, os primeiros jogos, etc.

Descrito como a “plataforma mais poderosa já feita” que fará com que “os mundos ganhem vida com grande fidelidade e intensidade como nunca antes”, o Playstation 4 foi projetado tendo cinco conceitos principais em mente: simples, imediato, social, integrado e personalizado. Além disso, a apresentação mostrou que a nova plataforma estará centrada em alguns pilares chave que incluem um poderoso poder de processamento gráfico, uma gigantesca e complexa rede online e extensas opções de conectividade social integradas.

Mas embora a Sony tenha divulgado uma porção de detalhes sobre o novo sistema, como as especificações técnicas, os primeiros jogos, o novo controle DualShock 4 e serviço de jogos nas nuvens, a empresa não chegou a mostrar uma imagem do console em si, e também não revelou o preço ou a data exata de lançamento do aparelho. 

Especificações:

Mark Cerny, supervisor na concepção da arquitetura do hardware do Playstation 4, disse que “o desenvolvimento de uma nova plataforma da próxima geração começou a cerca de cinco anos atrás” internamente na Sony, e que o objetivo da fabricante com o sistema era o de conseguir “livrar os desenvolvedores das barreiras tecnológicas”, resumindo que a plataforma foi elaborada “por criadores de jogos para criadores de jogos”.


Em relação às especificações técnicas propriamente ditas, Cerny descreveu a arquitetura do sistema como “parecida com um PC, mas supercarregada”. O Playstation 4 utilizará a tecnologia APU e integrará um processador central (CPU) AMD Jaguar x86-64 de 8 núcleos – que é uma versão customizada da arquitetura Jaguar da AMD - e mais um processador gráfico (GPU) AMD Radeon de ultima geração contendo um array unificado de 18 unidades de processamento que, combinados, geram 1.84 teraflops de poder de processamento.

Mas a maior surpresa em relação ao hardware do Playstation 4 esteve mesmo na quantidade de memória que o novo sistema carregará: 8GB. Os rumores davam conta de que o Playstation 4 viria com 4GB, mas a nova configuração revelada abre grandes possibilidades. Não somente isso, mas também foi confirmado que as memórias serão do tipo GDDR5, o que significa uma transferência mais rápida dos dados entre a memória e o sistema.

O Playstation 4 terá ainda um chip secundário que será usado pelo sistema para baixar jogos e atualizações em segundo plano, com os jogos digitais podendo ser jogados enquanto são baixados.

Em relação aos demais componente, o console virá com um HDD interno, drive de Blu-ray para jogos em mídia física, rede Wi-Fi 80.211 b/g/n embutida, porta para conexão de rede cabeada, Bluetooth 2.1, uma nova porta USB 3.0, e as entradas HDMI, vídeo componente, e saída digital óptica. A Sony informou ainda que as unidades do Playstation 4 virão com um fone de ouvido incluso na caixa.

DualShock 4 e Playstation 4 Eye:

A única peça do novo console mostrada durante o evento foi o novo controle sem fio DualShock 4. Apresentando um formato similar com o do DualShock 3, o novo controle possui um visual mais elegante e acompanha uma série de melhorias e novas tecnologias embutidas nele, dentre elas um novo sensor de seis eixos para controle por movimentos muito mais sensitivo do que o do modelo do PS3.


Também os controles direcionais analógicos do DualShock 4, além de receberem finos ajustes, tiveram o seu formato e o material utilizado em sua superfície aperfeiçoados para uma melhor precisão. Os botões superiores L2 e R2 receberam um design encurvado para um contato mais adequado, enquanto que um novo botão Options foi implementado em substituição aos clássicos botões Select e Start dos modelos anteriores

DualShock 4 possuirá ainda um rumble melhorado, latência reduzida, e virá também com um alto falante embutido e entrada para fones de ouvido no controle. O DualShock 4 pesará cerca de 210 gramas.

Na parte frontal, o DualShock 4 possuirá uma barra luminosa com um LED mostrando luzes de várias cores afim de identificar os jogadores e seus personagens durante os jogos. Estas cores também poderão ser projetadas pelos desenvolvedores como uma forma de proporcionar informações úteis aos jogadores, como por exemplo informar o estado do nível de energia do personagem ou quando eles são atingidos durante o jogo.

O DualShock 4 foi projetado para funcionar juntamente com uma nova versão do Playstation Eye, um acessório contendo duas câmeras capazes de identificar a profundidade do ambiente a frente delas e também de rastrear a posição tridimensional do controle. As câmeras possuem um sensor de 1280x800 pixels capazes de capturar vídeos a 60 quadros por segundo, um salto significante se comparado com o Kinect cujo sensor é de 640x480 a 30 quadros por segundo.


Além das câmeras, o acessório carregará ainda quatro microfones e poderá ser usado juntamente com os controles por movimentos PlayStation Move. O Playstation 4 Eye virá incluso na caixa do PS4.

No entanto, o grande diferencial deste novo controle DualShock está na inclusão do novo painel sensível ao toque, que proporcionará novas formas de se interagir com o jogo (dando assim veracidade aos rumores anteriores), e também no novo botão Share. Ambos estão posicionados acima dos controles direcionais analógicos.

Com um dos principais conceitos que envolvem o Playstation 4 sendo o de criar interatividade social de forma imediata, o botão Share executará um papel fundamental na vida do console. Com ele, os jogadores poderão compartilhar imagens e vídeos de forma rápida no Facebook ou transmitir seus jogos ao vivo através de sites como o Ustream, permitindo aos usuários a publicarem e exibirem imagens e clipes de seus jogos de forma instantânea com apenas um simples toque no botão. “Nosso objetivo é fazer do compartilhamento de vídeos no PS4 algo tão popular quanto é o compartilhamento de imagens hoje,” disse a Sony.


Jogos:

A apresentação contou com a participação de vários membros da indústria que subiram ao palco para anunciar os primeiros títulos para a plataforma. Dentre os jogos anunciados estão Killzone: Shadow Fall da Guerilla Games, inFamous Second Son da Sucker Punch, Driveclub da Evolution Studios, Knack da Japan Studio, Destiny da Bungie, Diablo III da Blizzard Entertainment, Deep Down da Capcom e Watch Dogs da Ubisoft.

A apresentação teve ainda a participação de David Cage da Quantic Dream e da desenvolvedora Media Molecule, além do desenvolvedor independente Jonathan Blow, que confirmou que o seu projeto The Witness também será lançado para o novo console de forma exclusiva por um certo período. Além destes, também o gerentes de marcas da franquia Final Fantrasy, Shinji Hashimoto, subiu ao palco para anunciar que um novo jogo da série será lançado para o console, embora informações sobre este título só serão reveladas durante a E3 deste ano.

A nova rede online:

De fato, um dos pontos que mais chamou a atenção foi a capacidade e o potencial da nova Playstation Network. Aperfeiçoada com a tecnologia da Gaikai, empresa que a Sony adquiriu no ano passado por $380 milhões, a nova rede online oferecerá o serviço de jogos nas nuvens e o compartilhamento imediato das experiências de jogo, duas funcionalidades que estão entre os pontos centrais do novo Playstation 4.


A nova rede foi descrita como “a mais rápida e poderosa rede de jogos do mundo”, e um dos pontos mais citados pela Sony foi o conceito de imediatismo. Tudo para a empresa está sendo trabalhando para proporcionar a diversão de forma imediata, sem espera, sem interrupções. Com ela, o Playstation 4 será capaz de transmitir as imagens da maioria de seus jogos para o Playstation Vita e outros dispositivos como tablets e smartfones no futuro.

Segundo a Sony, o novo sistema dará aos jogadores a oportunidade de experimentar os jogos do PS4 assim que eles forem lançados na rede. No futuro, assim que um usuário se interessar por um jogo na PlayStation Store, ele imediatamente poderá começar a jogar uma parte deste jogo, sem a necessidade de se fazer qualquer download.

Além disso, os jogadores também poderão realizar transmissões ao vivo de seus jogos enquanto eles jogam, reproduzindo em tempo real o progresso dos seus jogos pela internet através de sites como a Ustream para que outros usuários vejam, permitindo que eles façam comentários e até mesmo controlem o seu jogo de forma virtual para auxiliá-lo em uma determinada fase.

Adicionalmente, o console possuirá uma função que permitirá aos usuários a fazerem o download dos jogos digitais em segundo plano de forma que eles consigam jogar estes mesmos jogos imediatamente enquanto eles estão sendo baixados. As atualizações do sistema também não mais obrigarão os jogadores a esperarem, com elas agora podendo ser feitas enquanto o sistema estiver desligado.


O serviço de jogos nas nuvens (termo utilizado para descrever a tecnologia que reproduz as imagens dos jogos diretamente pela internet, sem a necessidade de baixá-los para jogar) será implementado aos poucos e por etapas, com o objetivo de que no futuro todos os jogos de PS1, PS2 e PS3 estejam acessíveis aos jogadores.

Os jogadores também terão uma página de perfil mais completa, como o Facebook, e ela será integrada com o que a empresa chamou de “o ecossistema Playstation”. Dave Perry, fundador da Gaikai, completou dizendo: “Com a Gaikai e a PlayStation Store, você poderá experimentar os jogos instantaneamente e de graça, e pagar pela experiência completa apenas se você quiser”.

Conectividade com o Playstation Vita:

A Sony disse enxergar o Playstation Vita como a “companhia definitiva” para o Playstation 4, em uma referência aos planos da empresa de criar uma conectividade maior entre as duas plataformas. Uma destas iniciativas, conforme já citado, é a possibilidade de jogar os jogos do Playstation 4 através do Playstation Vita, com a expectativa da empresa de que todos os jogos do novo console possam ser acessados por meio do portátil.


Com esta opção, os donos do Vita poderão transferir as imagens dos jogos do PS4 na TV para a tela do portátil, permitindo assim a continuar jogando o mesmo jogo do console no Vita através da rede Wi-Fi do aparelho. Nestes casos, o jogo não estaria efetivamente rodando no Playstation Vita; o portátil funcionaria apenas como um cliente que receberia e reproduziria as transmissões feitas pelo Playstation 4, que serviria como o servidor.

Outra função que a fabricante quer dar ao seu portátil é o ato de poder utilizar o Vita como uma segunda tela para Playstation 4. Adicionalmente, a Sony estará criando também a PlayStation App, um aplicativo para iPhone, iPad e aparelhos Android que também funcionarão como uma tela adicional para os jogos do novo console, abrindo assim a possibilidade para novas mecânicas de jogo, como acessar mapas, inventários e outras informações nos jogos, fazer compras na Playstation Store e até mesmo assistir a partidas de outros usuários remotamente.

Informações complementares:

O Playstation 4 também virá com um “modo suspenso” no qual o jogador não mais precisará esperar pelo sistema carregar o arquivo salvo do progresso do jogo. Ao contrário, assim que o botão Power do console for acionado durante o modo suspenso, o Playstation 4 iniciará o jogo imediatamente a partir do ponto aonde o jogador parou, eliminando assim a espera pelo tempo de carregamento dos arquivos salvos. “O tempo que se espera hoje para ligar um console e carregar um arquivo salvo será uma coisa do passado”, declarou a fabricante.

Os usuários também serão capazes de iniciar/executar aplicativos enquanto um jogo está rodando, como por exemplo o navegador de internet. A Sony divulgou as primeiras imagens do novo controle e também do PS 4 Eye, cujo restante delas você confere abaixo:








Sony não informou se o período citado para o lançamento do Playstation 4 se trata de um lançamento mundial ou se a data informada se refere apenas a uma região específica. E devido ao fato de as imagens do console não terem sido mostradas, é bem provável que elas, caso existam, tenham sido guardadas para serem apresentadas durante a conferência de imprensa da Sony na E3 deste ano.


..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................