terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Xbox 360 foi o console mais vendido em Janeiro nos EUA

Plataforma da Microsoft movimenta 281 mil unidades e chega a impressionante marca de 25 meses seguidos na liderança do mercado de consoles caseiros no país; Wii U comercializa apenas 57 mil; Sony não divulga nota.


Após a divulgação dos resultados de vendas da indústria dos games nos EUA publicado semana passada pela NPD, a Microsoft veio a publico para revelar que o Xbox 360 superou mais uma vez o Playstation 3 da Sony e o Wii U da Nintendo como o console mais vendido nos Estados Unidos durante o mês de Janeiro.


Citando dados da NPD, a fabricante anunciou que o seu console movimentou um total de 281 mil unidades no último mês, o que representou 44% de toda a fatia do mercado de consoles da atual geração comercializadas no país. Adicionalmente, mais de $338 milhões foram gastos com produtos para o Xbox 360, incluindo consoles, jogos e acessórios.

Mais impressionante ainda, este é o 25º mês seguido em que o Xbox 360 lidera o mercado de videogames caseiros nos Estados Unidos, e também o 18º mês consecutivo em que o console se torna na plataforma mais vendida dentre todos os sistemas (incluindo os consoles portáteis) na região.

Semana passada, a Microsoft chegou a anunciar as vendas globais do sistema, revelando que o Xbox 360 possui agora mais de 76 milhões de aparelhos comercializados mundialmente desde o seu lançamento, além de 24 milhões de unidades do Kinect.

Já em relação ao Wii U da Nintendo, as notícias não são nada boas. Embora a NPD não forneça mais publicamente números de vendas, o site CNET publicou ter ficado sabendo de uma fonte com acesso ao relatório da NPD que as vendas do mais novo console da Nintendo foram de apenas 57 mil unidades durante o mês de Janeiro nos Estados Unidos.

O mau desempenho fica ainda mais evidente quando o resultado é diretamente comparado com os números obtidos pelo Wii em seu primeiro mês de Janeiro nas lojas, quando o antigo console da Nintendo havia comercializado um total de 435 mil unidades em 2007.


Antes da CNET , o site Gamasutra já havia publicado ter ouvido de uma fonte própria que o Wii U havia comercializado “bem abaixo” da casa das 100 mil unidades durante o mês. O site também disse ter sido informado por um representante da NPD que as vendas do Wii U nos seus três primeiros meses de disponibilidade no mercado americano estiveram 38% menores do que as vendas do antigo Wii estiveram durante os mesmos três meses após o seu lançamento em 2006.

Além disso, quando se compara o desempenho da versão para o Wii U dos jogos multiplataformas com a versão para os outros consoles, se percebe que nem mesmo os softwares para o Wii U estão sendo vendidos.

Conforme citado pela própria Gamasutra, nos casos em que há versões de um mesmo jogo para o Wii e para o Wii U (como Just Dance 4, NBA 2K13, Madden NFL 13, Skylanders Giants e FIFA Soccer 13), a edição para o Wii supera a versão do novo console em todos os casos no que se refere a unidades vendidas. E no caso de Madden, até mesmo a versão para o Vita, cujas vendas ainda se mostram estagnadas, apresentou um desempenho melhor do que a do Wii U.

As vendas abaixo do esperado do Wii U foi um dos fatores negativos apontados pela Nintendo em seu último relatório financeiro divulgado no final de Janeiro. Tendo previsto comercializar anteriormente um total de 5,5 milhões de unidades, a fabricante japonesa acabou reduzindo as suas projeções de vendas do console em 1,5 milhões, e agora espera comercializar 4 milhões de aparelhos durante todo o ano fiscal.

A Sony não divulgou nota.

O relatório da NPD apresentou também a lista dos jogos mais vendidos em Janeiro, mostrando que Call of Duty: Black Ops II foi novamente o título mais procurado pelos consumidores americanos durante o mês, enquanto que DMC estreou na sexta posição do quadro de vendas. Para ver a lista completa, clique aqui.


.............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................