quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Wii U comercializou 3 milhões de unidades no mundo todo em 2012

Mas a Nintendo reduz as projeções de vendas do console para o atual ano fiscal em 1,5 milhões de aparelhos; vendas de jogos para a plataforma ultrapassam 11,69 milhões; 3DS supera a marca de 29 milhões de unidades vendidas, e Wii chega a 99 milhões.


A Nintendo publicou ontem os resultados financeiros obtidos pela empresa durante o terceiro trimestre de seu atual ano fiscal, revelando assim os primeiros números mundiais de vendas do Wii U, bem como os números atualizados de vendas para todas as suas outras plataformas.


Do seu lançamento em 18 de Novembro nos EUA até o dia 31 de Dezembro de 2012, o Wii U comercializou um total de 3,06 milhões de unidades no mundo todo. Dividindo este número entre as regiões do globo, o Wii U movimentou 1,32 milhões de unidades nas Américas, 900 mil unidades na Europa e 830 mil no Japão.

Já a quantidade de jogos vendidos para o aparelho chegou à marca de 11.69 milhões de cópias vendidas mundialmente durante o mesmo período.

A Nintendo também reduziu as projeções de vendas do Wii U para o atual ano fiscal, que terminará em 31 de Março de 2013. Tendo previsto comercializar anteriormente 5,5 milhões de unidades do console, a fabricante japonesa estima movimentar agora um total de 4 milhões de aparelhos no mundo todo, uma redução de 1,5 milhões.

As estimativas de vendas de jogos para a plataforma também foram drasticamente reduzidas, com a Nintendo esperando comercializar agora 16 milhões de cópias durante o ano fiscal, uma projeção bem menor do que a meta anteriormente estabelecida de 24 milhões.

O novo relatório financeiro divulgado mostrou que a Nintendo terminou os primeiros nove meses de seu atual ano fiscal no positivo, fechando o período entre Abril e Dezembro de 2012 com um lucro líquido de 14,545 bilhões de ienes (cerca de $159 milhões, ou R$ 318 milhões).

Devido ao fato de as vendas do hardware do Wii U terem tido um impacto negativo nos lucros da Nintendo, o prejuízo operacional ficou em 5,8 bilhões de ienes,” disse a Nintendo. “Com o resultado dos ganhos com o câmbio totalizando 22,2 bilhões de ienes por causa da desvalorização do iene durante o fim do calendário de 2012, no entanto, os lucros ordinários foram de 22,7 bilhões de ienes e o lucro líquido foi de 14,5 bilhões de ienes.”

Mas com a empresa projetando vendas de hardwares e softwares abaixo do esperado, a Nintendo acabou reduzindo as suas projeções de vendas para o ano fiscal completo (de Abril de 2012 a Maço de 2013), com a fabricante esperando obter agora vendas 17,3% menores do que o previsto anteriormente. Apesar disso, a Nintendo aumentou as suas projeções de lucro para todo o ano fiscal, estimando que ela fechará o ano com lucros líquidos de 14 bilhões de ienes (cerca de R$ 305 milhões).

Já em relação ao 3DS, a Nintendo informou que o portátil chegou à marca de 29,84 milhões de unidades vendidas no mundo todo desde o seu lançamento, com as vendas de softwares para o aparelho alcançando o número de 84,99 milhões de jogos vendidos mundialmente. A plataforma obteve um aumento significativo nas vendas durante o período, com a comercialização do hardware tendo subido 11% e a dos softwares 41% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar disso, as projeções de vendas para a plataforma também foram reduzidas pela Nintendo, indo de 17,5 milhões de unidades previstos em Outubro do ano passado para 15 milhões.

Por fim, o Wii possui agora 99,38 milhões de consoles vendidos no mundo todo, enquanto que o DS original chegou a marca de 153,67 milhões de unidades.


FONTE: IGN.com / CVG.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
.............................................................................................................