terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nintendo admite que venderá o Wii U com prejuízos

Sistema será comercializado a um preço abaixo do seu custo de produção durante o lançamento, mas a empresa espera obter lucros com a plataforma já no próximo ano fiscal; fabricante espera comercializar 5,5 milhões de unidades até o final de Março de 2013.


Antes de a Nintendo ter revelado o preço do Wii U, muitos especulavam o valor que a empresa definiria para a sua nova plataforma, um assunto que a fabricante sempre tratou com grande prioridade no planejamento de seus sistemas caseiros no sentido de mantê-los a um nível acessível para o consumidor final sem causar prejuízos para a empresa.


Com o Wii U, no entanto, este não será o caso. Em novos documentos divulgados sobre os resultados e as projeções financeiras da empresa para o atual ano fiscal, a Nintendo admitiu que o Wii U será vendido com prejuízos em seus primeiros meses de disponibilidade no mercado.

Ao descrever os pontos positivos e negativos que levaram a fabricante a fechar os seis primeiros meses do atual ano fiscal com uma margem de lucro bruta positiva, o diretor administrativo Yoshihiro Mori citou como ponto negativo a “redução na lucrabilidade do produto devido principalmente aos prejuízos que serão incorridos nas vendas futuras do hardware Wii U durante o seu período de lançamento.”

Posteriormente, em uma apresentação sobre os resultados financeiros, o presidente da Nintendo Satoru Iwata reafirmou que as vendas do Wii U causarão um “impacto negativo” nos lucros da empresa durante o período de lançamento do console.

Além da contínua valorização do iene, o hardware do Wii U terá um impacto negativo nos lucros da Nintendo logo após o lançamento porque ao invés de determinarmos um preço baseado no custo de produção, nós selecionamos um que os consumidores considerassem razoável,” disse o presidente.

E continuou: “Nesta primeira metade do [ano fiscal] antes do lançamento do Wii U, nós não pudemos obter lucros com o software para o sistema porque nós tivemos que repor os prejuízos com o hardware, que está atualmente em produção e será comercializado abaixo do seu custo.”

A Nintendo também revelou as suas projeções financeiras de vendas do para o Wii U durante o atual ano fiscal, informando que ela espera comercializar um total de 5,5 milhões de aparelhos no mundo todo até o final de Março de 2013. Esta é a primeira vez que a Nintendo divulga previsões de vendas para o Wii U em separado. Anteriormente, a fabricante havia anunciado apenas previsões combinadas de 10,5 milhões de unidades entre o Wii e o Wii U.

O documento aponta ainda que a empresa espera vender um total de 24 milhões de jogos para a plataforma, incluindo tantos jogos vendidos nas lojas físicas quanto jogos digitais. Isto dá uma média de mais de 4 jogos para cada aparelho Wii U comercializado, mas embora o número pareça alto, é bem provável que a Nintendo esteja contando também com as cópias de Nintendo Land e ZombiU que virão inclusas nas caixas do modelo Premium do console (o combinado com o jogo ZombiU será disponibilizado no mercado europeu).

Mas apesar de a Nintendo prever prejuízos com o Wii U durante o seu lançamento, a empresa acredita que a plataforma se tornará lucrativa a partir do próximo ano fiscal. Em uma seção de perguntas e respostas com investidores, Satoru Iwata disse que o custo de produção do sistema cairá enquanto que as vendas de jogos aumentarão gradualmente.

No próximo ano fiscal, nós teremos uma base instalada maior. Nós teremos um leque mais rico de softwares e os custos de produção também cairão,” disse o presidente. “Eu acredito que este é um objetivo que nós podemos alcançar no próximo ano fiscal. Eu estou confiante de que no próximo ano fiscal nós possamos melhorar o nosso mercado do Wii U a um nível em que a plataforma como um todo (incluindo tanto o hardware quanto os softwares) proporcionem sólidas contribuições para os nossos lucros.”

E o caminho para se alcançar este objeto, segundo Iwata, está na qualidade e na quantidade de jogos a serem disponibilizados. O foco deve estar em construir uma estrutura lucrativa e saudável para o negócio como um todo,” disse ele, “lançando uma quantidade suficiente de softwares de qualidade em um ritmo rápido o suficiente para o nosso console caseiro no qual nós possamos alcançar uma proporção (quantidade de jogos vendidos para cada console vendido) maior do que o dos sistemas portáteis, e vender o maior número de softwares possíveis. Eu acredito que este é um objetivo que nós possamos alcançar no próximo ano fiscal.”

Não há dúvidas de que é crucial que o Wii U tenha sucesso para que a Nintendo feche o atual ano fiscal com os lucros projetados pela empresa, que na semana passada foram drasticamente reduzidos de 20 bilhões de ienes (cerca de R$ 502 milhões) para apenas 6 bilhões de ienes (cerca de R$ 150 milhões), devido em partes às vendas abaixo do esperado do 3DS durante o semestre.

O atual ano fiscal da Nintendo vai até o final de Março do ano que vem, com o ano fiscal seguinte começando a partir de 1 de Abril de 2013.



..............................................................................................................
Outras notícias:
.............................................................................................................