sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Wii U vendeu 400 mil unidades em sua primeira semana nos EUA

Nintendo revela os primeiros dados de vendas de seu novo console durante a semana de estreia do aparelho no mercado americano, com o presidente Reggie Fils-Aime afirmando que a plataforma “basicamente se esgotou no varejo.”


Tendo o Wii U sido lançado no último dia 18 de Novembro nos EUA, a Nintendo revela agora os primeiros dados de vendas obtidos pelo aparelho durante a sua semana de estreia no país, informando que o novo console comercializou um total de 400 mil unidades durante os seus primeiros 7 dias de disponibilidade no mercado americano.

Crédito da imagem: Kotaku.com


O número foi divulgado pelo presidente da Nintendo na América, Reggie Fils-Aime, durante uma entrevista concedida por telefone ao site CNET no começo da semana. Segundo ele, o desempenho obtido esteve limitado pela capacidade da empresa em conseguir manter um número maior de consoles nas prateleiras das lojas.

O presidente afirmou também que a Nintendo espera não repetir os mesmo erros cometidos durante o lançamento do Wii, quando a fabricante não conseguiu fornecer estoques suficientes para atender a demanda dos consumidores na época.

O Wii U basicamente se esgotou no varejo e nós estamos fazendo o nosso melhor para repor os estoques de forma contínua,” disse Fils-Aime. “Os lojistas também estão fazendo o seu melhor para [não faltar] o produto nas prateleiras das lojas. Mas no mesmo instante em que o produto chega às lojas, eles estão se esgotando imediatamente.”

O Wii foi um fenômeno único,” adicionou Fils-Aime. “Você não era capaz de entrar em uma loja e comprar um Wii até a primavera de 2009. Certamente que nós aprendemos muitas lições com isso e desta vez nós estamos repondo os lojistas com uma rapidez maior. Nós estamos procurando ter o maior número possível de produtos nas lojas. É de acordo com a resposta dos consumidores.”

De acordo com o presidente, os números internos da empresa mostraram que a fabricante comercializou mais de 1,2 milhões de aparelhos nos Estados Unidos na última semana, incluindo Wii, Wii U, DS e 3DS. A semana passada contou com o grande dia de descontos conhecido como Black Friday que acontece anualmente nesta época do ano no país.

Destes 1,2 milhões, Fils-Aime disse que 700 mil foram vendas relacionadas aos consoles caseiros da empresa (entre o Wii e o Wii U), com o Wii tendo sido capaz de comercializar surpreendentes 300 mil unidades durante o período, apenas 100 mil a menos do que o novo console. Nada mal para uma plataforma lançada em 2006.

Já em relação aos aparelhos portáteis, a Nintendo comercializou um total de 500 mil unidades durante a semana, das quais, curiosamente, 275 mil foram do DS e 250 mil do 3DS. Fils-Aime explicou à CNET que as vendas do DS superaram as do 3DS pelo fato de os lojistas terem criado grandes ofertas para a plataforma DS durante a Black Friday.

Ainda assim, de acordo com o presidente, o 3DScontinua em ritmo recorde” de vendas, com o portátil já tendo ultrapassado a marca de 6 milhões de unidades vendidas nos EUA em 21 meses de disponibilidade no mercado americano, corroborando com o anúncio feito na semana passada de que a plataforma estava prestes a alcançar tal marca. Para efeitos de comparação, o DS tinha cerca de 1 milhão a menos em unidades vendidas durante o mesmo período, ou seja, em seus primeiros 21 meses de disponibilidade no país.

Mas embora a Nintendo esteja celebrando o desempenho inicial do Wii U, o site IGN fez lembrar que quando o Wii foi lançado em Novembro de 2006, o console havia conseguido vender 600 mil unidades durante os 8 primeiros dias de disponibilidade do aparelho no mercado americano.

O Wii U está sendo lançado hoje na Europa, com o lançamento no mercado japonês estando para acontecer na semana que vem, dia 08 de Dezembro. Para mais informações sobre a lista de lançamentos, preços e os diferentes modelos, clique aqui e aqui.


..............................................................................................................
Outras notícias:
.............................................................................................................