quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sony anuncia o serviço de transmissão online PlayStation Now

Novo serviço utilizará a tecnologia de computação em nuvem para transmitir jogos através da internet entre diversos consoles e dispositivos; serviço está previsto para ser lançado na metade de 2014, com uma fase de testes prevista para acontecer ainda neste mês.


A Sony anunciou ontem durante a Consumer Electronics Show o PlayStation Now, um novo serviço de transmissão online de jogos que reproduzirá diversos títulos Playstation para uma infinidade de consoles, aparelhos e dispositivos através da internet.



O serviço, revelado ontem pelo presidente da Sony Computer Entertainment, Andrew House, durante a sua apresentação na feira de eletrônicos que está sendo realizada em Las Vegas, está previsto para ser lançado na metade deste ano nos EUA, mais precisamente durante o versão americano - conforme apontavam os rumores.


PlayStation Now utilizará a tecnologia de cloud computing (computação em nuvem) da Gaikai para transmitir de forma online uma variedade de jogos entre diversos aparelhos através da rede. Inicialmente, o serviço disponibilizará jogos de PS3, que poderão ser jogados através dos consoles PS3 e PS4 (e posteriormente o Vita), e também por meio de dispositivos como tablets, aparelhos celulares e até mesmo televisores.

Os usuários do serviço terão a opção de alugar um jogo para ser reproduzido de forma individual, ou escolher uma opção de assinatura paga aonde eles terão acesso ao catálogo completo de jogos que poderá ser explorado livremente. O serviço dará suporte ainda à recursos da PlayStation Network, tais como partidas multiplayer, troféus e troca de mensagens entre os usuários. Preços não foram divulgados.


O anúncio do novo serviço também significa que o Playstation 4 enfim poderá oferecer retrocompatibilidade com os jogos das plataformas Playstation antecessoras. O novo console, que nativamente não oferece retrocompatibilidade com os antigos jogos, poderá agora reproduzir títulos do PS3 através da rede. Segundo a Sony, títulos de PS2 e de PS1 também estão nos planos para o futuro.


Além das plataformas Playstation, a maioria dos modelos 2014 dos televisores Bravia também darão suporte ao PlayStation Now, assim como os tablets Xperia da Sony. Como os jogos serão controlados nestes aparelhos ainda é um mistério - embora, como cita o site CVG, o controle DualShock é capaz de se comunicar com uma série de dispositivos através do bluetooth.


A Sony revelou ainda que o PS Now poderá permitir com que os jogadores iniciem o jogo em um aparelho, pausem o jogo, e continuem jogando-o em um outro dispositivo.

"A acessibilidade do PS Now significa, por exemplo, que os usuários do PS4 em suas salas de estar poderão continuar jogando um jogo em um sistema PS3 nos seus quartos", declarou a empresa. "Ou os usuários do PS Vita poderão desfrutar de um acesso imediato a um jogo em qualquer lugar que haja uma conexão Wi-Fi, como em ambientes externos, e então migrarem este mesmo jogo para a tela de uma TV Bravia quando chegarem em casa".



A Sony está demonstrando em seus estandes na CES o serviço do PlayStation Now rodando em um televisor Bravia e também no PS Vita, com os jogos de PS3 Beyond: Two Souls, God of War: Ascension, The Last of Us e Puppeteer sendo transmitidos nestes aparelhos através da rede. Como disse House em sua apresentação na feira, é a primeira vez que estes títulos de PS3 são disponibilizados em equipamentos tais como tablets, televisores, no PS Vita ou no PS4.

No futuro, a Sony disse ainda que o PS Now poderá dar suporte a uma série de outros aparelhos e dispositivos com acesso à internet, inclusive equipamentos não fabricados pela Sony. Isso condiz com o discurso anterior da fabricante, quando o próprio House afirmou que a empresa enxerga um futuro sem consoles de videogames para a indústria dos games.


Por fim, foi informado que uma fase de testes dos serviço está prevista para acontecer no final deste mês nos EUA. Os planos de quando o serviço será disponibilizado nas outras regiões do globo também não foram reveladas. Para acessar a página oficial do PlayStation Nowclique aqui.




..............................................................................................................

Outras notícias:
Vendas mundiais do PS4 ultrapassam a marca de 4,2 milhões
PS4 foi o hardware mais vendido nos EUA em Novembro
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário