terça-feira, 13 de agosto de 2013

Iwata: O problema do Wii U não é o preço, e sim a falta de jogos

Presidente da Nintendo afirma que a procura dos consumidores pelo modelo mais caro do aparelho é uma prova de que o grande problema da plataforma não é o seu preço, mas sim a ausência de novos lançamentos.


Embora a Nintendo tenha fechado o seu primeiro trimestre fiscal com lucros, devido principalmente ao bom momento do 3DS, os negócios da empresa em relação ao Wii U não têm sido nada bons para a fabricante japonesa. Além de continuar sendo vendido com prejuízos, o console tem vendido pouco ao ponto de comercializar apenas 160 mil aparelhos no mundo todo durante um trimestre inteiro.


Estes fatos poderiam levar à conclusão de que uma redução no preço do Wii U poderia ser uma saída para melhorar o desempenho do console. Entretanto, de acordo com o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, o problema da plataforma não é o seu preço, e sim a falta de novos lançamentos para o sistema.

Conversando com o site CVG, Iwata afirmou que a prova de que o preço não tem sido a grande causa para o mau momento do Wii U está no fato de que o modelo mais básico do aparelho, que atualmente pode ser encontrado até mesmo por U$100 ou £100 a menos do que a edição Premium, é a versão menos vendida e menos procurada pelos consumidores.

"Se o preço é de fato um problema, então existe aí uma contradição no balanço das vendas atuais entre as versões Basic e Premium do Wii U", disse ele ao site. "A versão básica deveria ter vendido muito, mas o ponto da questão é que as pessoas estão comprando mais da versão Premium. Então o problema não está aí".

Iwata afirmou então que o que falta para o Wii U é uma maior quantidade de jogos. "Eu entendo que o real problema é a falta de softwares, e a única solução é abastecer o mercado de massa com uma série de títulos de softwares de qualidade", concluiu ele.

Lançado em Novembro do ano passado em dois modelos diferentes, o Wii U carrega atualmente o valor de U$350 para o modelo Premium e U$ 300 para a versão mais básica do console, preços que ainda não foram alterados de forma oficial desde a estreia da plataforma.

Até o momento, o Wii U possui um total de 3,61 milhões de unidades vendidas no mundo todo desde o seu lançamento. Para o atual ano fiscal da empresa, que terminará em Março de 2014, a Nintendo tem projeções de comercializar um total de 9 milhões de unidades do aparelho e 38 milhões de jogos para o sistema.

A fabricante japonesa aposta no lançamento de vários títulos de peso para os próximos meses para chegar a esta meta. Além do recém lançado Pikmin 3, a Nintendo conta ainda com outros jogos como The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, Wii Party U, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Super Mario 3D World, e Wii Fit U.


........................................................................................................
Outras notícias:
Bethesda: 'Wii U não está em nosso radar'
Iwata: lançar nossos jogos em outras plataformas seria como não estar preocupado com o futuro da Nintendo
........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário