terça-feira, 30 de julho de 2013

PS4 reservará 5GB de memória RAM para os jogos, segundo rumores

Site afirma que, do total de 8GB que virá no console, 4,5GB será destinado exclusivamente para os desenvolvedores, com um adicional de 1GB de memória "flexível" também podendo ser alocada; Sony divulga nota confirmando a existência da memória flexível.


Quando o Playstation 4 foi oficialmente revelado em Fevereiro, a Sony surpreendeu o público ao anunciar que a plataforma virá com um total de 8GB de memória RAM do tipo GDDR5 internamente. Agora, informações não oficiais estão indicando como o sistema do Playstation 4 gerenciará esta memória entre o sistema operacional e os jogos.


Digital Foundry publicou no último Sábado ter tido acesso a uma documentação do Playstation 4 que informa que o sistema reservará 3,5GB da memória RAM para o SO e destinará os 4,5GB restantes exclusivamente para os jogos. Esta documentação teria sido mostrada ao site por uma "fonte bem posicionada" no desenvolvimento.

Entretanto, o site afirma ter ouvido de fontes adicionais próximas a Sony que, dos 8GB de memória do sistema, 1GB será de uma memória "flexível" que poderá ser usada pelos desenvolvedores de jogos, sendo que metade dela (0,5GB ou 512MB) também é destinada exclusivamente para os jogos.

Desta forma então, na prática, o Playstation 4 terá no mínimo um total de 5GB de memória RAM reservados de forma dedicada aos jogos, segundo os rumores.

Posteriormente à publicação da Digital Foundry, a Sony enviou uma nota ao site esclarecendo melhor alguns pontos publicados, e acabou confirmando a existência de uma memória flexível como parte do processo:

"Nós gostaríamos de esclarecer alguns equívocos em relação aos nossos sistemas de memória 'direta' e 'flexível'. A matéria declara que esta memória 'flexível' é emprestada do SO, e precisa retornar [ao SO] após ser utilizada. Não é este o caso.

A verdadeira distinção correta é esta:
  • 'Memória Direta' é a memória alocada em cima do modelo tradicional dos videogames, com o jogo controlando todos os aspectos de sua alocação.
  • 'Memória Flexível' é uma memória gerenciada pelo SO do PS4 de acordo com o comportamento do jogo, e permite que os jogos utilizem um montante generoso da funcionalidade de memória virtual FreeBSD. Entretanto, esta memória é 100% uma memória do jogo, e ela nunca é usada pelo SO, e sendo ela uma memória do jogo os desenvolvedores não deverão ter dificuldades em usá-la.
Nós não temos nenhum comentário para fazer sobre a quantidade de memória reservada pelo sistema ou para que ela será utilizada".


O Playstation 4 será lançado no final deste ano ao preço de $499.

........................................................................................................
Outras notícias:
........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário