sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vendas nos EUA: Junho - Indústria cresce 18% enquanto que PS4 e Batman: Arkham Knight lideram as vendas

A NPD Group divulgou ontem os resultados de vendas da indústria dos games para o mês de Junho nos EUA, revelando que o mercado no geral apresentou um bom crescimento de 18% na comercialização de novos produtos no varejo ao movimentar U$ 869,4 milhões em vendas.


O setor que mais cresceu foi o de softwares, com as vendas de jogos tendo comercializado mais de U$ 354 milhões em vendas e fechado o período com um crescimento de 19% (ou 21% quando não considerada a plataforma PC).

Grande parte deste bom desempenho se deve não apenas à Warner Bros Interactive, que assegurou 4 das 10 posições do quadro de vendas de softwares, mas também à estreia de Batman: Arkham Knight, que terminou o mês de Junho como o título mais vendido do período.

Em uma nota divulgada, a Sony disse que os combinados especiais do PS4 com o jogo Batman: Arkham Knight apresentaram uma "popularidade avassaladora" entre os jogadores norte-americanos. Não por menos, a NPD informou em seu relatório que a versão para o PS4 do novo título Batman se tornou no jogo SKU da série mais vendido de toda a história da franquia.

Batman: Arkham Knight também se tornou no segundo título mais vendido de todo o ano de 2015 nos EUA, ficando atrás apenas de Mortal Kombat X. No entanto, quando somadas as unidades vendidas em conjunto com hardwares, o jogo acaba superando MKX e se tornando no título mais vendido do ano no país.

Na segunda posição do quadro de vendas aparece The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited com liderança do Xbox One, seguido por Lego: Jurassic World em terceiro com liderança dos consoles Xbox, The Witcher 3: Wild Hunt em quarto com liderança do PS4, e Splatoon em quinto - um ótimo resultado para a Nintendo especialmente pelo fato de este ser o único título do quadro a ser lançado para uma única plataforma.

A NPD informou em seu relatório que a Warner Bros. Interactive é atualmente a companhia distribuidora mais bem sucedida até agora em 2015 nos EUA, com a empresa tendo obtido um crescimento em dólares de 217% quando comparado com o primeiro semestre de 2014.

Vendas de Hardware

Em relação ao setor de hardwares, as vendas de novos consoles e portáteis apresentaram um crescimento de 8% ao movimentarem U$ 313 milhões. Na nota divulgada pela Sony, a empresa informou que o PS4 foi o sistema mais vendido em Junho nos EUA, e que a plataforma também foi o hardware líder nas vendas de softwares durante o mês.

A Sony fez questão de frisar ainda que o PS4 continua sendo a plataforma líder em vendas acumuladas não apenas nos EUA mas também mundialmente.

A NPD disse que os sistemas da nova geração (PS4, Xbox One e Wii U) apresentaram um crescimento de 15% nas vendas em relação a Junho de 2014, um resultado suficiente para compensar os declínios nas vendas da sétima geração de consoles e também dos portáteis. A empresa disse também que 82% de todas as vendas hardware em Junho de 2015 vieram da compra de combinados (bundles).

Na nota divulgada pela Microsoft, a fabricante destacou que as vendas do Xbox One cresceram 51% neste mês de Junho em relação a Junho de 2014, adicionando que a nova edição com 1TB do console apresentou uma "forte resposta" por parte dos fãs. A edição especial do Xbox One com o tema de Forza Motorsport 6 e o combinado com Gears of War: Ultimate Edition também foram citados como tendo sido bem recebido pelos jogadores.

Adicionalmente, a Microsoft disse que a rede Xbox Live apresentou um crescimento de 22% no número de usuários entre o Xbox One e o Xbox 360, e citou também que o seu novo recurso de retrocompatibilidade para os jogos do 360 resultou em mais de 30 milhões de minutos jogados pelos membros do programa preview.

Em uma postagem publicada em seu twitter, o chefe de marketing da Xbox, Aaron Greenberg, informou ainda que, durante a semana da E3, o Xbox One foi o console mais vendido nos EUA, superando assim temporariamente o PS4 em um período do mês.

Já em relação às plataformas 3DS e Wii U, a Nintendo disse que as plataformas combinadas apresentaram um crescimento de mais de 20% nas vendas durante o primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, com as vendas da família de produtos 3DS tendo subido 40%. O novo modelo New 3DS XL foi citado como o principal responsável pelas vendas.

Por fim, as vendas de acessórios apresentaram um crescimento de 34% em relação a Junho do ano passado, tendo acumulado vendas de U$ 354 milhões. Segundo a NPD, este mês foi o melhor mês de Junho para as vendas de cartões de pontos e assinaturas, tanto em número de unidades quanto em dólares arrecadados.

VENDAS DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA - JUNHO DE 2015

VENDAS GERAIS

  • Vendas totais no varejo: $869,4 milhões (18%)
  • Total de hardware: $313,1 milhões (8%)
  • Total de softwares: $345,5 milhões (21%)
  • Total de softwares incluindo PC: $354,1 milhões (19%)
  • Acessórios: $210,7 milhões (34%)

10 JOGOS MAIS VENDIDOS EM JUNHO (plataformas ordenadas pela mais vendida):

  1. Batman: Arkham Knight (PS4, XBO, PC)** - Warner Bros Interactive
  2. The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited (XBO, PS4, PC)** - Bethesda Softworks
  3. Lego: Jurassic World (360, XBO, PS4, PS3, 3DS, Wii U, PC) - Warner Bros Interactive
  4. The Witcher 3: Wild Hunt (PS4, XBO, PC)** - Warner Bros Interactive
  5. Splatoon (Wii U) - Nintendo
  6. Minecraft (360, PS3, XBO, PS4) - Microsoft / Sony
  7. Grand Theft Auto V (XBO, PS4, 360, PS3, PC) - Take-Two Interactive
  8. Mortal Kombat X (PS4, XBO)** - Warner Bros Interactive
  9. NBA 2K15 (360, PS4, XBO, PS3, PC) - Take-Two Interactive
  10. Call of Duty: Advanced Warfare (XBO, PS4, 360, PS3, PC)** - Activision Blizzard

** Inclui edições de colecionador, edições GOTY, combinados, etc., mas não inclui os jogos vendidos em conjunto com consoles.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Vendas nos EUA: Maio - Vendas caem 13%, PS4 e Witcher 3 são os mais vendidos
- Vendas nos EUA: Abril - Mortal Kombat X é o mais vendido
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário