sábado, 14 de março de 2015

Vendas nos EUA: Fevereiro - Indústria fecha no positivo e Zelda: Majora’s Mask 3D é o mais vendido

A NPD Group divulgou nesta semana o relatório de vendas da indústria dos games para o mês de Fevereiro nos EUA, revelando que o mercado de jogos apresentou uma grande performance durante o período - apesar de Fevereiro ser tipicamente um mês relativamente fraco.


No geral, a indústria como um todo movimentou mais de U$ 955 milhões com as vendas de novos produtos no varejo, o que representou um crescimento de 8% em relação a Fevereiro de 2014. Todos os setores do relatório (hardwares, softwares e acessórios) registraram crescimento nas vendas.

O setor que mais cresceu foi o de hardwares, mas diferentemente dos meses anteriores, o principal motivo pelo bom desempenho do setor não veio dos consoles da nova geração mas sim das plataformas portáteis - mais especificamente da família de produtos 3DS que ganhou um novo membro em Fevereiro: o New 3DS.

As vendas de portáteis cresceram 153% em Fevereiro de 2015 em relação ao ano passado, enquanto que as vendas de consoles caseiros estiveram 5% menores. Embora os consoles da nova geração tenham fechado o mês com vendas positivas, elas não foram suficientes para compensar a quada de 41% nas vendas em dólares da sétima geração de consoles.

Apesar disso, a oitava geração de consoles apresentou um crescimento de dois dígitos em relação à Janeiro de 2015, com as vendas combinadas do PS4 e do Xbox One durante os 15 primeiros meses estando agora 60% maiores do que as vendas combinadas do PS3 e do Xbox 360 no primeiros 15 meses em suas respectivas épocas.

No geral, o setor de hardwares fechou Fevereiro de 2015 com receitas totais de U$ 378,2 milhões, um crescimento de 10% em relação a Fevereiro do ano passado. Já o setor de softwares por sua vez encerrou o mês com um crescimento de 8% nas vendas ao acumular vendas de U$ 347 milhões.

Além do New 3DS, parte do sucesso dos portáteis durante o mês veio também da estreia de The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D, que acabou se tornando no título mais vendido entre os consumidores americanos em Fevereiro, e superando assim outros grandes lançamentos como Evolve (segundas posição) e The Order: 1886 (nona posição).

O pódio dos três jogos mais vendidos é completado pelo novo Dying Light da Warner Bros. Interactive, que estreou no final de Janeiro. Outros dois estreantes apareceram no quadro dos 10 jogos mais vendidos: Dragon Ball Xenoverse, que foi o sétimo jogo mais procurado, e Monster Hunter 4 Ultimate, que estreou na décima posição.

O analista da NPD, Liam Callahan, explicou que, desde o lançamento do PS4 e do Xbox One, este foi o primeiro mês em que todos os dez jogos mais vendidos (separados individualmente entre as plataformas, e não combinadas) foram de títulos para a oitava geração de consoles, um sinal de que os consumidores estão migrando cada vez mais para os novos sistemas.

Considerando apenas os sistemas da oitava geração, as vendas de softwares cresceram 84% em relação a Fevereiro de 2014. Por fim, as vendas de acessórios também presenciaram um aumento de 8% nas vendas, acumulando receitas de U$ 238 milhões em Fevereiro de 2015.

VENDA DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA - FEVEREIRO DE 2015

VENDAS GERAIS

  • Vendas totais no varejo: $955,6 milhões (8%)
  • Total de hardware: $378,2 milhões (10%)
  • Total de softwares: $338,9 milhões (7%)
  • Total de softwares incluindo PC: $347 milhões (6%)
  • Acessórios: $238,5 milhões (8%)

10 JOGOS MAIS VENDIDOS EM FEVEREIRO (plataformas ordenadas pela mais vendida):

  1. The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D (3DS)** - Nintendo
  2. Evolve (XBO, PS4, PC) - Take 2 Interactive
  3. Dying Light (PS4, XBO, PC) - Warner Bros. Interactive
  4. Call of Duty: Advanced Warfare (XBO, PS4, 360, PS3, PC)** - Activision Blizzard
  5. Grand Theft Auto V (PS4, XBO, 360, PS3)** - Take 2 Interactive
  6. NBA 2K15 (PS4, XBO, 360, PS3, PC) - Take 2 Interactive
  7. Dragon Ball: Xenoverse (PS4, XBO, PS3, 360) - Bandai Namco Games
  8. Minecraft (360, PS3, XBO, PS4) - Microsoft/Sony
  9. The Order: 1886 (PS4)** - Sony
  10. Monster Hunter 4 Ultimate (3DS)** - Capcom

** Inclui edições de colecionador, edições GOTY, combinados, etc., mas não inclui os jogos vendidos em conjunto com consoles.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Vendas nos EUA: Janeiro - Vendas de hardwares caem 23% e Dying Light é o mais vendido
- Vendas nos EUA: Dezembro - Call of Duty: Advanced Warfare é o mais vendido
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário