segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Desenvolvedora de Sniper Elite III explica o porquê das dificuldades de se reproduzir imagens em 1080p no Xbox One

Rebellion Games explica que o tamanho da eSRAM do Xbox One é um dos motivos por detrás do aparelho não possuir muitos jogos rodando à 1080p, mas afirma que a Microsoft está aperfeiçoando a plataforma cada vez mais.


Após a estreia da nova geração de consoles de Sony e Microsoft no final de 2013, um assunto em especial tem sido amplamente noticiado nos sites de imprensa e bastante discutido entre os jogadores, que é o fato de o Playstation 4 estar apresentando uma resolução de imagem maior em relação ao Xbox One no geral.


Agora, o produtor sênior do jogo Sniper Elite III, que possui versões atualmente em desenvolvimento para a nova geração de consoles, comentou sobre as dificuldades que o seu estúdio da Rebellion Games tem enfrentado para conseguir alcançar uma resolução nativa de 1080p no Xbox One.

Conversando com o site GamingBolt em uma entrevista publicada ontem, o produtor Jean-Baptiste Bolcato explicou que um dos problemas do Xbox One em renderizar imagens à 1080p está no tamanho da eSRAM do console, que é "um tanto pequena demais".

"Claramente é um pouco mais complicado extrair o poder máximo do Xbox One quando você está tentando [trabalhar com a eSRAM]", disse Bolcato ao site. "Eu acho que a eSRAM é fácil de se usar. O único problema é que... parte do problema é que ela é um tanto pequena demais para reproduzir 1080p com aquele tamanho".

"Ela tem um tamanho tão pequeno que nós não conseguimos fazer tudo em 1080p com aquele pouco buffer de memória RAM super rápida", comentou ele. "Isso significa que você precisa trabalhar em blocos ou utilizar alguns truques, otimizando os espaços e assim por diante".

"É meio que o contrário do PS3. O PS3 era mais complicado de se programar do que o Xbox 360. Mas agora parece que tudo se inverteu, mas isto não quer dizer que [o Xbox One] seja menos potente - é apenas muito trabalhoso começar a mexer com ele. Nós estamos num bom momento agora [com o Xbox One] mas os primeiros meses foram um inferno", disse Bolcato.


"[O PS4] é um tanto mais poderoso. Mas eu acho que o Xbox One irá alcança-lo. Mas definitivamente tem esse negócio da eSRAM. O PS4 possui 8GB e é quase tão rápido quanto a eSRAM [em relação à largura de transmissão], mas ao mesmo tempo você consegue ir um pouquinho mais além com ele, porque você não tem essa memória mais lenta. Esse é também um dos motivos pelo qual você não tem tantos jogos rodando à 1080p, porque você tem que fazê-los menores para que você consiga colocá-los dentro da eSRAM do Xbox One", completou ele.

No entanto, Bolcato afirmou que isto logo será uma coisa do passado, já que ele revelou que a Microsoft está trabalhando em uma nova ferramenta de desenvolvimento para o Xbox One que resolverá este problema.

"Eles estão lançando um novo SDK que é muito mais rápido, e então nós poderemos facilmente reproduzir 1080p no Xbox One. Seis meses atrás nós estávamos preocupados, mas agora nós não estamos mais. [O Xbox One] acabou ficando melhor e agora elas são máquinas bastante parecidas", declarou Bolcato.

"O Xbox One é meio que mais um [aparelho de] multimídia, meio que mais um centralizador [de conteúdos de entretenimento], então ele é um pouco mais complicado. Existem coisas que você pode fazer e coisas que você não pode fazer porque ele é meio que um centro de multimídia. O PS4 não tem isso. O PS4 é apenas um aparelho de jogo".

A Rebellion Games disse estar almejando chegar a uma resolução de 1080p à 60 quadros por segundo tanto no Playstation 4 quanto no Xbox One com Sniper Elite III. O jogo está previsto para ser lançado na primeira metade deste ano, e será disponibilizado ainda para PS3, Xbox 360 e PC.



 ..............................................................................................................
Outras notícias:
Sniper Elite III - 6 novas imagens
Sniper Elite III - Primeira amostra do Gameplay
...............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário