terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sony explica porque decidiu por não adiar o lançamento do PS4 no Brasil

Fabricante afirma ter feito grandes esforços para realizar a estreia do console no país juntamente com as outras regiões do globo, e declara que "para nós era importante que jogadores brasileiros soubessem que esse é um mercado de prioridade".


Após o anúncio do preço de R$ 3.999 para o lançamento do Playstation 4 no Brasil na semana passada, alguns fãs e membros da indústria têm se perguntado se não teria sido melhor se a Sony tivesse optado por adiar a estreia do console no país para algum momento no futuro em que o aparelho pudesse ser oferecido a um preço mais acessível.



Mas segundo Mark Stanley, vice-presidente e gerente-geral de PlayStation para a América Latina, mesmo com 63% do valor final do PS4 sendo de impostos e mesmo com a Sony perdendo dinheiro com a estreia do console no país, ainda assim era importante para a fabricante mostrar aos jogadores brasileiros que o Brasil está na lista de prioridades da empresa.

"Tínhamos a opção de não lançar agora e esperar a fabricação local ou mostrar que o Brasil é importante para a divisão PlayStation e inclui-lo na lista de 26 países que o receberão no lançamento mundial. Infelizmente ele chega a um preço alto, mas para nós foi mais importante mostrar que o país é prioridade. Nosso objetivo é fazer o PS4 ser mais acessível", explicou Stanley em entrevista ao site G1.

O executivo reconhece, no entanto, que lançar o PS4 a este preço não é o melhor cenário, e explica que a Sony tem feito grandes esforços e até abrido mão de parte do lucro para que a estreia do console pudesse acontecer no Brasil.


"Muitos consumidores brasileiros são forçados a viajar para comprar produtos no exterior por um melhor preço. Sabemos que muitos farão isso. Parte da nossa missão é dar a todos acesso a estes produtos nas suas lojas e não descansaremos enquanto não fizermos isso. Já vendemos o console por menos do que ele custa para ser fabricado e ainda devolvemos parte do lucro para fechar a conta. Tentamos manter o preço mais baixo apesar das taxas", afirmou ele.


Stanley disse que há muitos anos a Sony trabalha próxima ao governo brasileiro para mudar as políticas tributárias de importação, e que "embora estamos oferecendo o PlayStation 4 a um preço alto, estamos trabalhando dia e noite para conseguir trazer o videogame a um preço mais baixo. Graças às vozes de todos os fãs, poderemos levar essa conversa para o governo brasileiro para tentar mudar as políticas de impostos, que são as maiores do mundo".




Em uma outra entrevista, desta vez concedida ao site Arena, Stanley reafirmou a posição da Sony em relação ao Brasil, afirmando que a região é prioridade para a empresa e que era importante para a companhia ter o PS4 sendo lançado no país juntamente com as demais regiões do globo.


"Foi uma pena que tenhamos que lançar neste preço, porque ninguém quer fazer isso. Mas nós também queríamos que o Brasil estivesse na lista de países que receberiam o console no lançamento. É uma pena que ele tenha que vir nesse preço, mas para nós era importante para que jogadores brasileiros soubessem que esse é um mercado de prioridade. E, apesar do preço ser muito caro agora, ele irá mudar, da mesma forma que mudamos o preço de outros produtos", declarou.


Dada a situação do elevado preço do PS4 no Brasil, Stanley foi perguntado se a Sony teria sondado a possibilidade de adiar a estreia do console no país para uma data posterior em que o aparelho pudesse ser oferecido a um preço mais acessível.


"Sim, nós consideramos um grande número de diferentes cenários, e certamente lançamento mais tarde ou esperar até que houvesse uma manufatura nacional eram opções. Mas para nós era igualmente importante que a indústria soubesse que o Brasil é crítico para o PlayStation e que nós o disponibilizaríamos no Brasil. Mesmo que seja uma pena que ele seja caro, nós queríamos que pelo menos houvesse unidades disponíveis no País na janela de lançamento", afirmou.


Por fim, Stanley disse que a prioridade agora é planejar formas de poder reduzir o preço do PS4 no Brasil. "E então nossa próxima grande prioridade é fazer com que esse preço seja reduzido, como nós fizemos com o PS3, com jogos e nas outras mudanças que tivemos com o preço dos jogos."


O Playstation 4 será lançado no Brasil no próximo dia 29 de Novembro. Nos EUA, aonde o console estará sendo lançado no dia 15 de Novembro, o PS4 estará sendo comercializado pelo preço de $399



..............................................................................................................

Outras notícias:
Sony sobre a disputa com o Xbox One: "É uma maratona, e não uma corrida de velocidade"
Killzone: Shadow Fall está pronto, modo campanha terá duração de mais de 10 horas
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário