sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PS4 é "nitidamente mais rápido" do que o Xbox One, segundo fontes

Pessoas ligadas à estúdios de desenvolvimento afirmam que o novo console da Sony é em torno de 50% mais veloz do que o concorrente em certas áreas chave.


Fontes internas da indústria ligadas ao desenvolvimento de jogos estão afirmando que atualmente o Playstation 4 é visivelmente mais rápido do que o Xbox One. Segundo uma nova publicação da edição online da revista Edge, alguns estúdios estão declarando que o sistema da Sony é neste momento em torno de 50% mais veloz do que o console da Microsoft.


Citando múltiplas fontes em cargos elevados dos setores de criação de jogos, a Edge publicou ter ouvido de desenvolvedores que a diferença de performance entre as duas plataformas é "óbvia" e "significante", com um de seus contatos alegando que a leitura de memória do PS4 seria de algo em torno de 40 a 50% mais rápida do que a do Xbox One.

E não somente isso, mas que a unidade lógica e aritmética (ULA, ou arithmetic logic unit - ALU em inglês) do PS4 seria também em torno de 50% mais veloz do que o do sistema concorrente.

Um exemplo dado é que, usando o PS4 e o Xbox One para rodar um software [jogo] multiplataforma sem implementar nenhum tipo de otimização em nenhum dos dois consoles, resulta em uma saída de 30 quadros por segundo com resolução de 1920x1080 no PS4, ao passo que no Xbox One a saída fica em torno de 20 e tantos quadros por segundo com resolução de 1600x900.

E mesmo com a Microsoft tendo aumentado sutilmente a velocidade de clock do processador do Xbox One recentemente (segundo a publicação, como uma forma de tentar diminuir a distância para o PS4), um desenvolvedor que conversou com o site disse que a melhora "não é significativa, e não muda as coisas tanto assim", adicionando que "é claro, isso é melhor do que nada".

Embora nós estejamos a cerca de dois meses do lançamento dos novos consoles, uma outra fonte afirmou ao site que "os hardwares não estão finalizados", adicionando que tanto Sony quanto Microsoft ainda estão trabalhando nos drivers gráficos de suas respectivas plataformas, com a Microsoft especificamente "estando atrasada com seus drivers e isso os tem prejudicado".

Um segundo desenvolvedor teria descrito os drivers da Microsoft como "horríveis" e "menos amigáveis", e que os drivers de ambos os consoles continuarão sendo aperfeiçoados durante, e até mesmo após o lançamento das máquinas, algo que irá diminuir um pouco a diferença de performance entre os dois sistemas.

Foi dito, no entanto, que em outras áreas o Xbox One se sai melhor do que o PS4, como por exemplo quando o conteúdo reproduzido necessita de um grande uso da memória e não utiliza tantas texturas ou ULA. Nestes casos, "o Xbox One provavelmente será mais rápido", conclui um desenvolvedor.


O site escreve ainda que, apesar desta vantagem do PS4, a primeira leva de títulos não deverá apresentar muitas diferenças entre os consoles por causa dos curtos prazos que os estúdios estão tendo até o lançamento, com uma fonte alegando que "os péssimos drivers têm tornado difícil o trabalho em qualquer um [dos consoles], e os desenvolvedores ainda não estão familiarizados com os hardwares".

Uma outra pessoa afirmou que as pessoas começarão a ver um aproveitamento muito maior das funcionalidades de cada um dos novos sistemas assim que passar a primeira leva de jogos, que será o momento em que os estúdios terão um tempo maior para se adequarem aos novos hardwares.

Interessante notar, uma outra fonte sugeriu que poderá existir uma questão política entre as fabricantes, as distribuidoras e as desenvolvedoras para que a qualidade dos jogos desenvolvidos sejam nivelados igualmente de forma a não evidenciar as diferenças entre um console e outro, com esta fonte citando o caso do Xbox One: "Se a versão do PS4 for lançada com uma resolução e taxa de quadros por segundo nitidamente maiores; é melhor 'castrar' a versão do PS4 e lançar jogos quase idênticos para evitar chatear pessoas".

Posteriormente, uma segunda fonte retrucou este comentário: "Não haveria nenhum problemas para nós criarmos uma versão mais bela do que a outra sem nenhuma dificuldade política , mas isso geralmente não faz sentido do lado financeiro, a não ser que se trate apenas de pequenos ajustes".

Por fim, a Edge conclui dizendo que os títulos de lançamento da próxima geração de consoles não deverão apresentar grandes diferenças de uma plataforma para a outra, e que o aperfeiçoamento dos drivers gráficos somado ao poder da nuvem da Xbox Live poderão balancear as coisas entre o PS4 e o Xbox One, mas que durante o lançamento, o PS4 será um console com um potencial maior. 


..............................................................................................................
Outras notícias:
Sony: 'A nova guerra de consoles irá revigorar a indústria'
Xbox One - Vídeos do Hardware
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário