sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O maduro de Star Wars 1313 é ‘para adultos, e não psicopatas’

Diretor do jogo fala sobre o problema da glorificação da violência em jogos que possuem gráficos realistas, e chama a atenção para a necessidade de se ter responsabilidade nas criações.


Dentre as inúmeras razões pelas quais a Electronic Entertaiment Expo - ou E3 - costuma chamar a atenção da indústria e do público, um assunto em especial saltou aos olhos dos espectadores durante o evento deste ano: a abundante quantidade de cenas violentas recheadas de sangue, uma tendência recente que tem se tornado cada vez mais frequente nos grandes jogos.


Alguns membros da indústria, como o veterano Warren Spector, tem alertado sobre esta tendência, uma preocupação que ganhou um novo reforço esta semana com o diretor de criação do jogo Star Wars 1313, Dominic Robilliard, que disse que a responsabilidade dos desenvolvedores de representarem a violência de forma apropriada aumenta de acordo com as capacidades gráficas de seus jogos.

Foi interessante ver toda aquela ultra violência durante a E3 deste ano,” observou Robilliard durante uma entrevista para a OXM UK. “Eu entendo que a responsabilidade é proporcional à fidelidade.”

Quando você é capaz de renderizar personagens com visuais iguais aos do nosso jogo – ou iguais a outros jogos - você chega a um nível de realismo aonde você realmente não procura encorajar este tipo de coisa. Ver aquele tipo de reação dos jogadores... pode até ser próprio da natureza humana, mas você não adiciona conteúdos ali que [incentivem estas coisas].”

Star Wars 1313 foi rotulado pela LucasArts como um título mais maduro quando o jogo foi anunciado na última E3, algo que fez com que alguns fãs ligassem isso à nova tendência de apresentar cenas violentas como as mostradas na feira. O trailer de anúncio do jogo mostra tiroteios e espaçonaves explodindo. Mas Robilliard tratou de explicar que este não é o caso.

Nós tivemos muitas pessoas nos perguntando: ‘Star Wars maduro? Isso quer dizer que nós veremos sangue e tripas por todos os lados?’ Este não é o caso – não é o que nós estamos almejando. Eu nem acho que isso chegaria a combinar alguma vez com Star Wars.”

E o supervisor de efeitos visuais Kim Libreri resumiu assim: “É para adultos, não para psicopatas.” A entrevista completa está na edição número 89 da Official Xbox Magazine. Já Star Wars 1313 ainda não possui uma data para estrear, mas será lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

........................................................................................................
Outras notícias:
Pai dos videogames caseiros classifica os jogos violentos como ‘uma desgraça’
Trailers Mais Populares Filial dos Games - Julho 2012: Resident Evil: Raccoon City
 ........................................................................................................