sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vendas mundiais do PS3 chegam a 62 milhões de unidades

Sony anuncia uma nova marca nas vendas de seu console juntamente com prejuízos de R$ 3,8 bilhões no terceiro trimestre; previsão da empresa é de fechar o ano com prejuízos líquidos totais de R$ 5,2 bilhões.


A Sony divulgou ontem o relatório dos resultados financeiros para o terceiro trimestre de seu atual ano fiscal, que compõe o período entre os meses de Outubro e Dezembro de 2011. Junto com ele, a empresa anunciou também uma nova marca milionária para o Playstation 3, revelando que o console possui agora 62 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento.

Mas esta parece ter sido a única notícia boa no relatório, que acabou sendo bastante ofuscada pelos resultados financeiros apresentados. A fabricante japonesa postou um enorme precipício de ¥159 bilhões ($2.09 bilhões, R$ 3,80 bilhões) em prejuízos apenas no período dos três meses citados acima.

Vendas da maioria dos seus produtos caíram “significativamente” na comparação ano a ano, motivado especialmente pelas inundações na Tailândia, pela “deterioração das condições de mercado nos países desenvolvidos” e por uma “conversão do câmbio nada favorável,” disse a Sony.

No terceiro trimestre do ano anterior, a empresa havia fechado o mesmo período com lucros.
Durante o trimestre, a Sony arrecadou receitas totais de ¥1.82 trilhões ($23.9 bilhões, R$ 43,49 bilhões) em vendas. A empresa também aumentou as suas previsões negativas para todo o ano fiscal, que terminará em 31 de Março de 2012, esperando fechar o ano agora com prejuízos de ¥220 bilhões ($2.9 bilhões, R$ 5,27 bilhões). Este será o quarto ano seguindo que a Sony fecha no vermelho.

A Divisão de Produtos e Serviços ao Consumidor da Sony, da qual a marca Playstation faz parte, também apresentou prejuízos durante o trimestre, fechando em ¥85.7 bilhões ($1 bilhão, R$ 1,82 bilhões), ao contrário do mesmo trimestre do ano passado, aonde ela havia postado lucros de ¥63.5 bilhões ($833.8 milhões, R$ 1,52 bilhões)

A Sony culpou as fortes quedas nas vendas dos produtos da divisão, que foram de 24% em relação ao mesmo período em 2010. A empresa citou os televisores LCD, câmeras, PCs e também a redução estratégica no preço do Playstation 3.

No trimestre, 6,5 milhões de consoles Playstation 3 foram comercializados durante o período, enquanto que 12 milhões foram vendidos durante o atual ano fiscal até o momento (A meta da empresa era a de vender um total de 14 milhões de aparelhos até o final de Março).

66,2 milhões de jogos para o Playstation 3 foram vendidos durante o 3º trimestre, e 129,7 milhões durante o atual ano fiscal até o momento. No geral, cerca de 568 milhões de títulos para a plataforma foram comercializadas desde o lançamento do console.

Nesta semana a Sony tornou o ex-presidente da Playstation, Kaz Hirai, em presidente e diretor geral de toda a empresa, com o executivo substituindo o Sr. Howard Stringer a partir do dia 1 de Abril.

Por mais desafiador que esteja o momento para a Sony agora,” disse Hirai, “se não fosse pela forte liderança do Sr. Howard Stringer nestes últimos sete anos, nós estaríamos em uma posição muito mais difícilO caminho que nós temos que seguir é claro: guiar o crescimento dos nossos principais negócios eletrônicos – especialmente imagem digital, celulares modernos e jogos; retomar o mercado de televisores; e acelerar a inovação que nos permita criar novos domínios de mercado.”



..............................................................................................................
Outras notícias:
Sony: ‘Nós provavelmente seremos os últimos a anunciar’ o console da próxima geração
Sony cita o 3DS como prova de que os consumidores estão interessados no mercado de portáteis
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário