quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

3DS chega a 5 milhões de unidades vendidas no Japão e bate novo recorde

Portátil da Nintendo é o console que mais rapidamente alcançou a tal marca milionária na história do país.


No que pode ser descrito como uma reviravolta memorável, o 3DS passou de um aparelho que acumulava nas prateleiras das lojas a uma plataforma colecionadora de recordes. Depois de ter batido o recorde de vendas no período de um mês no Japão em Dezembro, o novo portátil da Nintendo supera agora uma nova marca milionária no país, evidenciando ainda mais, como se fosse preciso, que o console se recuperou totalmente de seu problemático lançamento.


O Nintendo 3DS ultrapassou a marca de 5 milhões de unidades vendidas no Japão, e se tornou no mais rápido console a alcançar tal feito. A marca foi alcançada no último final de semana, que representou a 52ª semana de disponibilidade do aparelho no país desde o seu lançamento – um recorde para o Japão.

O 3DS superou o DS, que era detentor do recorde anterior, em quatro semanas e o GBA em seis. O DS havia alcançado a marca de 5 milhões de unidades vendidas em 56 semanas e o GBA registrou a mesma marca na semana 58. A Nintendo divulgou um gráfico para melhor demonstrar o desempenho nas vendas de seus portáteis (acima).

Conforme publicado pela Andriasang, o montante registrado pelo 3DS são vendas efetuadas diretamente ao consumidor final, o que significa que elas representam unidades comercializadas das lojas diretamente aos usuários, e não total de quantidades distribuídas aos lojistas.

O 3DS teve uma estreia de pouco sucesso quando ele foi lançado em Março do ano passado, apresentando vendas fracas nos primeiros meses devido especialmente à falta de uma quantidade razoável de títulos próprios e de estúdios terceiros. Mas a redução de preço em Agosto e o lançamento de jogos como Super Mario 3D Land e Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D impulsionaram as vendas, especialmente nas últimas 12 semanas.

Não faz muito tempo que as conversas a respeito do 3DS giravam em torno de que ele era uma plataforma condenada, destinada ao fracasso porque o portátil havia sido planejado para um mercado que não possuía o mesmo tamanho de antes.

Entre os argumentos citados nos discursos da época incluía a ascensão dos iPhones e iPads que haviam supostamente conquistado uma fatia do mercado de jogos portáteis, mas tais pronunciamentos de que a plataforma estava morta sem que os primeiros grandes lançamentos (Super Mario 3D Land, Mario Kart 7, e Monster Hunter 3G) fossem lançados e sem que ela nem mesmo tivesse passado pela temporada de compras de final de ano provaram ser claramente prematuras.

A marca de 5 milhões de unidades comercializadas no Japão não é uma garantia de que o sistema continuará vendendo bem no futuro, mas é no mínimo um sinal encorajador para Nintendo, Sony e as desenvolvedoras terceiras em saberem que existe uma grande demanda pelos sistemas de jogos portáteis.

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, anunciou recentemente que a empresa planeja lançar um novo jogo Mario em 2D para o 3DS durante o próximo ano fiscal, que terminará em 31 de Março de 2013.



..............................................................................................................
Outras notícias:
Vendas mundiais do 3DS ultrapassam a marca de 15 milhões
Iwata: Nintendo ‘provou’ que as opiniões pessimistas sobre o mercado de portáteis estavam erradas 
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário