sábado, 28 de janeiro de 2012

Microsoft acabará com o sistema de Pontos Microsoft até o final do ano, segundo rumores

Fontes afirmam que o atual sistema de compras de conteúdos digitais baseado em pontos será substituído por negociações feitas com valores reais de moeda de mercado.


Desde o dia em que a Microsoft lançou a Xbox Live Marketplace juntamente com o Xbox 360 em 2005, uma coisa tem incomodado e muito os usuários do serviço: os Pontos Microsoft. Entretanto, de acordo com os novos rumores, este sistema de compras por pontos finalmente estará sendo substituído por uma solução mais prática.


Citando uma fonte “com conhecimento sobre a decisão da empresa,” a Inside Mobile Apps publicou ter ficado sabendo que os Pontos Microsoft serão trocados por moedas do mundo real até o final do ano, o que significa que o novo sistema de compras será adotado não apenas na Xbox Live, mas também no Windows Phone e no Zune Marketplaces.

De acordo com o site, “os desenvovedores para celulares que possuem um acordo de distribuição com a Microsoft estão sendo avisados para [que eles possam] planejar os seus  próximos conteúdos para download (DLC) e aplicativos para venda de acordo com a mudança. Os consumidores que ainda possuírem Pontos Microsoft terão os seus saldos convertidos para a moeda local de suas regiões após a migração.”

E não apenas a Inside Mobile Apps, mas também a Eurogamer publicou ter ficado sabendo através de fontes os planos da Microsoft de acabar com o seu atual sistema de compras até o final de 2012. Após a mudança, as transações serão feitas de forma monetária direta, usando valores reais de moedas.

Segundo a Eurogamer, os jogadores do Xbox 360 ainda poderão resgatar os seus códigos para comprarem conteúdos na Xbox Live após o cancelamento do sistema de Pontos Microsoft, e que a empresa estaria em processo de notificação dos desenvolvedores neste momento.

As fontes do site europeu disseram ainda que a iniciativa é uma “decisão com fins lucrativos” por parte da Microsoft, e que o novo sistema trará uma "melhor rotatividade" para a empresa. Embora os Pontos Microsoft fossem a única forma de se fazer compras na Xbox Live Marketplace no começo, isto mudou com a introdução do serviço Games on Demand em 2009.

O serviço, que comercializa versões digitais de jogos do Xbox 360 vendidos no varejo, permite que os títulos sejam adquiridos com dinheiro do mundo real. Para todo o resto – jogos da XBLA, avatares, conteúdos para download locação de filmes, etc. - a Microsoft continuou vendendo-os por meio do sistema de pontuação.

Do ponto de vista do usuário, não há nada benéfico a respeito dos Pontos Microsoft, e o mais problemático é que eles não representam os seus valores de forma prática. 80 Pontos Microsoft equivalem a $1, significando que 400 pontos é o equivalente a $5, 2400 pontos valem $30, e assim por diante. Isto não só torna tudo mais confuso, mas também causa a impressão de que você está gastando menos dinheiro do que você realmente está.

Isto não quer dizer que seja impossível que um sistema por pontos funcione, mesmo com ele não sendo a solução ideal. Enquanto que a Sony optou por definir o preço de seus conteúdos digitais com valores de moeda real, a Nintendo utiliza um sistema de pontuação baseada em incrementos de 100 pontos para as compras digitais. A grande diferença aqui é que 100 pontos equivalem a $1, então fica fácil identificar que 800 pontos equivalem a uma compra no valor de $8.

Caso os rumores se provem verdadeiros, este problema em particular estaria resolvido. Mas um outro problema com os Pontos Microsoft é que você sempre tem que comprá-los em quantidades pré-definidas, o que significa que se você gostaria de ter algo que vale 80 Pontos, mas você não possui nenhum, você terá que adquirir um montante maior do que realmente necessita.

A Microsoft sabiamente criou algumas exceções para isto, como permitir que o aplicativo do UFC, comercializado pelo sistema pay-per-view, seja adquirido com dinheiro do mundo real, e não pontos. Mas para aqueles que compram os cartões de pontos em lojas, a opção mais barata continua sendo o cartão de 1600, que vale $20.

Simplesmente substituir os Pontos Microsoft por valores reais não resolve imediatamente esta questão – a Microsoft pode acabar decidindo por continuar exigindo que uma certa quantia pré-definida de dinheiro seja adicionada à sua carteira virtual para que as compras possam ser feitas. Isto leva ao problema de adicionar um montante de dinheiro que você não irá usar tão cedo, principalmente se um item que você quer está sendo vendido ao preço de $0,99 e você é forçado a depositar $5, $10 ou $20.

A Nintendo resolveu este problema na atualização de firmware para o 3DS disponibilizada no mês passado ao permitir que você deposite o montante exato que for necessário. E se a Nintendo pôde fazê-lo, não há razões para crer que isto seja um problema para a Microsoft de implementar em sua rede.

Como era de se esperar, quando questionada, a Microsoft se recusou a comentar sobre o assunto, com um representante respondendo apenas que “nós não comentamos sobre rumores ou especulações.”


FONTE: 1up.com / Gamezone.com / Industrygamers.com / Eurogamer.net

..............................................................................................................
Outras notícias:
Novo Xbox virá com drive de Blu-ray e poderá não rodar jogos usados, segundo rumores 
Novo Xbox será 6 vezes mais potente do que a atual geração, segundo rumores
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário