sábado, 3 de dezembro de 2011

Fumito Ueda, criador de The Last Guardian, deixa a Sony, segundo fontes

O famoso produtor, também conhecido por ser o criador dos jogos Ico e Shadow of the Colossus, trabalhará como um contratado terceirizado até o término do atual projeto exclusivo do Playstation 3 e depois embarcará em projetos próprios.


O criador dos jogos Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian, Fumito Ueda, decidiu deixar a Sony, declarou ter ficado sabendo o site Eurogamer. As fontes da informação vieram de alguns desenvolvedores japoneses (nomes não foram citados) que revelaram que o famoso designer de 41 anos de idade está trabalhando no projeto The Last Guardian como um contratado terceirizado.



Ele não estará abandonando o projeto do jogo, que foi mostrado publicamente pela primeira vez em 2009. De acordo com a Eurogamer, ele ficará com o status de terceiro para ajudar na finalização da exclusividade do Playstation 3. Após o término do projeto, Ueda embarcará em projetos pessoais.

A Eurogamer também declara ter ficado sabendo que a saída de Ueda é um dos motivos pelos adiamentos de The Last Guardian. Um outro motivo pelo atraso do projeto provavelmente está relacionado ao pequeno tamanho do time de desenvolvimento (cerca de 50 pessoas) e ao desejo da Team Ico de evitar terceirizar trabalhos para fora do estúdio. O próprio Ueda culpa a si mesmo por isso por causa de seu desejo de estar acompanhando todos os detalhes.
The Last Guardia estava agendado inicialmente para ser lançado em 2010 antes de ser transferido para o final de 2011. Mas no começo deste ano ele foi adiado e agora é esperado que o jogo faça a sua estreia em algum momento de 2012.

Em Setembro, a Sony havia tranquilizado os jogadores afirmando que a Team Ico ainda estava “trabalhando a todo vapor” em The Last Guardian, apesar do título nem sequer ter aparecido na Tokyo Game Show. No mês anterior o Presidente dos Estúdios da Sony Computer Entertainment, Shuhei Yoshida, havia atualizado o progresso do jogo com um tom um tanto desesperador:
Tem sido muito difícil em termo de visualizar o progresso: não tão rápido quanto nós esperávamos, e o time tem estado sob muita pressão,” disse ele.

Ueda foi o diretor e o supervisor de designer dos jogos Ico e Shadow of the Colossus do Playstation 2, com cada um deles levando quatro anos para serem feitos.

The Last Guardian foi citado pela primeira vez no final de 2005, e a primeira vez que o título foi mencionado como estando em desenvolvimento foi à quatro anos atrás, em Fevereiro de 2007, pela revista japonesa Famitsu. Depois ele acabou sendo revelado na E3 de 2009 com um trailer de encher os olhos (abaixo). Mas o jogo desapareceu neste ano, não dando as caras na E3, na Gamescom nem mesmo na Tokyo Game Show de 2011.


Alguns fãs têm estado preocupados com o status do projeto devido aos constantes adiamentos e às ausências nas grandes feiras de jogos. Um pequeno documentário com os desenvolvedores a respeito do progresso do título foi incluído na coletânea Ico and Shadow of the Colossus Collection, aonde Ueda falava sobre manter das fases de The Last Guardian imprevisíveis. Mas fora isso, nós não temos ouvido falar muita coisa a respeito do jogo nos últimos meses.
Nenhum motivo do porque da saída de Ueda da Sony foi mencionado. A única coisa citada é que ele passará a trabalhar em projetos pessoais assim que The Last Guardian estiver concluído.
Mas independente do que ele passará a fazer, podemos esperar que seus projetos continuarão sendo diferentes de tudo o que tem por ai. Conforme declarou ele para a 1UP em 2009, “É o meu ideal criar jogos que são únicos. Portanto, se o mercado está cheio de jogos que são simples, eu provavelmente criaria jogos com decorações excessivas e cheios de explicações.”
Sendo um grande fã de Half-Life 2, Ueda já chegou a comentar também sobre o seu desejo de criar jogos em primeira pessoa.
Quando questionada pela Eurogamer sobre o assunto, a Sony respondeu apenas que não comenta sobre rumores ou especulações.



FONTE: Eurogamer.net / 1UP.com

........................................................................................................
Outras notícias:
- Team ICO tem trabalhado duro para manter as fases de The Last Guardian imprevisíveis
-
Fumito Ueda conversa sobre a animação impecável de The Last Guardian
........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário