quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sony apresenta o seu mais novo portátil: Next Generation Portable, ou NGP

Sucessor do PSP terá uma tela OLED de 12,7 cm, duplos controles direcionais analógicos e potentes GPU & CPU; Call of Duty, Uncharted e Resistance estão sendo preparados; Epic Games, Konami e outros estúdio terceiros também lançarão jogos para o aparelho.


Apesar de a Sony se manter em silêncio sobre a existência de um novo PSP, rumores sobre o portátil não param de aparecer no meio da indústria.

O NGP possui uma tela OLED de 12,7cm, duplos controles direcionais analógicos e uma nova mídia de armazenamento baseada em memória flash.


Evidências sobre a existência do PSP 2 tem aparecido aos montes já a um bom tempo, indo desde a kits de desenvolvimento, imagens vazadas, rumores sobre controles sensíveis ao toque e até mesmo em declarações do próprio presidente da Sony Computer Entertainment, Kaz Hirai.
 
Mas ontem, conforme indicavam as notícias das ultimas semanas, a Sony realizou um evento voltado para a imprensa para revelar o seu mais novo portátil. Confira como foi.

Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, sobe ao palco e agradece a todos pela presença.

Em suas primeiras palavras, ele diz estar ao mesmo tempo nervoso e empolgado devido às novidades que serão apresentadas no evento. Ele comenta sobre a conferência de imprensa da CES, lembrando que ele havia dito que novos anúncios seriam feitos, e que hoje (ontem) seria o primeiro destes anúncios.

Depois disso Hirai mostra um vídeo com imagens da E3 de alguns anos atrás enquanto comenta sobre os planos e as projeções que a Sony havia feito na época; diz que o PS3 tem sido feito para os usuários, que a marca Playstation ganhou espaço nos lares do mundo todo, independente da idade, para ser desfrutado a qualquer momento, em qualquer lugar.

Hirai quer nos apresentar a um novo mundo que a Playstation trará as pessoas.

O presidente fala um pouco sobre o PS3 e em como ele evoluiu com novas tecnologias como o 3D, e que a Playstation Network se tornou numa coluna central de todo o entretenimento, com mais de 80% de todos os PS3 estando conectados online. A PSN alcançou agora 69 milhões de usuários registrados.

Na parte de trás, o NGP possui um painel sensível ao toque do mesmo tamanho da tela.


Depois Hirai entra no assunto de jogos portáteis, comentando sobre a liberdade de se poder jogar quando e aonde quiser; fala em como eles forneceram uma nova interação com os jogos e que o mercado de jogos portáteis tem passado por dramáticas mudanças.

Ele continua afirmando que estas mudanças chamaram a atenção da Sony sobre a necessidade de adequar aos desafios; diz que, agora que os diversos aparelhos portáteis e celulares são capazes de rodar jogos, eles estão prontos para proporcionarem a experiência que o PSP fornece.

Então Hirai anuncia a “PlayStation Suite”

Ela estenderá as experiências proporcionadas pelo PSP aos aparelhos celulares disponibilizando conteúdos da marca Playstation aos telefones de última geração, como o Android. Isto disponibilizará conteúdos da Playstation a mais usuários e dará mais opções às distribuidoras e desenvolvedoras.

Os aparelhos que estiverem aptos a rodar conteúdos da PlayStation Suite virão com o descritivo "PlayStation certified.” A PlayStation Suite disponibilizará também jogos do Playstation Original aos aparelhos telefônicos.

A PlayStation store está sendo preparada para ser acessada pelos aparelhos Android. A Sony enxerga a PlayStation Suite como uma iniciativa para o mundo dos portáteis que adicionará uma leva de aparelhos que poderão rodar produtos da Playstation.

Então Hirai passa a falar sobre o portátil da Sony em si.

Devido à nova tendência de jogos casuais, a Sony pode agora apresentar o mundo dos jogos Playstation a uma audiência maior. Ao mesmo tempo, a empresa quer continuar oferecendo o que a Playstation sempre proporcionou: uma nova e cativante experiência.

Para que isso ocorra, é necessário um sistema dedicado.

E eis que Hirai apresenta o mais novo portátil da Sony: Next Generation Portable, o nome do sucessor do PSP.




Ele foi criado sob cinco conceitos: interface de usuário revolucionaria, conectividade social, entretenimento baseado em localidades, cobertura dos mundos real e virtual e compatibilidade com a PlayStation Suite.

Um video com estes cinco conceitos é mostrado.Hirai quer que ele seja a última palavra no que se refere à portáteis.


O portátil é no formato de um tijolo (menos no comprimento) com uma tela OLED de 12,7 centímetros cuja resolução é 4X maior do que a dos atuais PSPs. Possui controles sensíveis ao toque na frente e atrás, dois controles direcionais analógicos, uma câmera na frente e outra atrás, e uma nova mídia de jogo – um cartão de memória baseada em memória flash.


Ele também dará suporte ao 3G e à rede sem fio. Previsto para ser lançado no final deste ano.

Shuhei yoshida sobe ao palco para falar sobre jogos para o Next Generation Portable.

O NGP foi feito para proporcionar a melhor experiência possível: uma tela maior, gráficos com a qualidade do PS3, dois controles analógicos e interoperabilidade entre os controles de toques da frente com os controles de toques da parte de trás. Ele dará suporte à comunicação entre os usuários por meio de redes sociais.

Então um video-montagem dos jogos para o aparelho é mostrada: Hot Shots Golf Next, Gravity Daze, Killzone, WipeOut, Resistance, LittleBigPlanet, Uncharted, Little Deviants, Reality Fighters, Billiards.
Yoshida aparece de novo para apresentar Uncharted.

É um jogo original que está sendo desenvolvido sob a supervisão da Naughty Dog. Yoshida então mostra o jogo ao vivo e como ele funciona nos controles do NGP.
 



O analógico esquerdo controla o personagem e o direito controla a visão. O controle de toque na parte da frente também é usado para fazer Drake subir deslizando o dedo na tela. A tecnologia giroscópio do NGP também é demonstrada para fazer o personagem mirar com o rifle. “Isto proporciona uma experiência com Uncharted totalmente nova,” diz ele antes de deixar o palco.

Nuneki Shimada sobe ao palco para falar sobre as tecnologias do NGP. Diz que as câmeras, os controles de toque e os sensores do aparelho rastreiam/registram o movimento do usuário. Então ele inicia a apresentação do jogo Little Deviants para demonstrar os conceitos de tocar, segurar, empurrar e puxar.
 



Hirai se une a Shimada no palco. Ele diz que a plataforma NGP dará suporte à comunicação social; todos os jogos terão uma função chamada de área ao vivo que mostrará as mais novas informações dos jogos e das distribuidoras; o registro de atividades proporcionará uma nova forma de interatividade.

O menu da NGP é um conjunto de esferas que mostram os jogos e outras opções. Ao clicar na espera do jogo Hot Shots Golf, ela maximiza na tela e mostra informações sobre o jogo, inclusive um link para a Playstation Network.

Shimada vai até a uma área de comunicação que registra as suas atividades e permite que os amigos comentem sobres elas. Ele diz que a área permitirá aos usuários a se comunicarem de diversas formas.

Shimada comenta ainda sobre a tecnologia 3G e as várias formas de comunicação do aparelho.

3G, Wi-fi e GPS – o NGP tem tudo isso.


Sistemas de troféus para o NGP também foi confirmado.

O serviço de entretenimento baseado em localidades também foi mostrado em vídeo, serviço este que permitirá ao jogador a ver os outros usuários que estão fisicamente próximos ao local jogando.

Yoshida sobe ao palco para demonstrar um pouco sobre como funciona os sensores de movimentos do NGP, demonstrando as funcionalidades com o jogo Hot Shots Golf. Ele informa que o novo portátil possui o mesmo sensor giroscópio utilizado no Playstation Move.



Depois Hirai volta para falar sobre a PlayStation Suite. Ele diz que a PlayStation Suite será compatível com a NGP, e que conteúdos que rodam nos aparelhos telefônicos também rodarão no portátil da Sony.

O presidente afirma ainda que o NGP dará suporte à jogos do PSP por meio de downloads, permitindo assim a retro compatibilidade.

Hirai então convida representantes dos estúdios Capcom, Sega, Tecmo Koei, Konami, Epic, e Activision a subirem no palco.

Jun Takeuchi da Capcom toma a palavra para fazer uma breve demonstração de Monster Hunter Portable 3rd rodando no NGP. Depois ele mostra a MT framework, uma ferramenta de desenvolvimento próprio da Capcom, e como ele consegue reproduzir a cena de abertura de Lost Planet 2 renderizada no aparelho.

Takeuchi afirma que o NGP possui muitas das funcionalidades do PS3, com algumas diferenças; afirma que embora as especificações técnicas não tenham sido anunciadas ainda, ele tem potencial; declarou que a equipe de desenvolvedores da Capcom achou ele bem flexível, notando que a demo de Lost Planet 2 foi montada em duas semanas. Por último, ele disse que a Capcom ainda não possui nenhum título a ser anunciado para o portátil, mas que logo terá.

Um NGP na cor branca pode estar a caminho

Depois foi a vez da Sega compartilhar seus sentimentos sobre o NGP com Toshihiro Nagoshi. Nagoshi uso a palavra perfeito para descrever o aparelho, disse que o uso do 3G é um marco histórico e que era um pedido dos usuários no Japão.

Nagoshi falou que ele estava preparando algo bem legal para ser mostrado no evento, mas que não houve tempo hábil para terminá-lo. Entretanto, ele gostaria de mostrar algo, então trouxe uma versão do jogo de zumbis de Yakuza rodando no NGP. Por fim, ele declarou que é possível transportar jogos do PS3 para o NGP.

Depois Hirai chama Akihiro Suzuki da Tecmo Koei games. Suzuki diz que gostaria de mostrar algo relacionado aos controles sensíveis ao toque do NGP, e então ele demonstra uma versão do jogo Dynasty Warriors rodando no aparelho. Na demo, ele usa os controles de movimentos e de toques para selecionar e aplicar golpes em múltiplos inimigos.

Em seguida, sobe ao palco nada mais nada menos que Hideo Kojima.

Ele diz ter vindo ao evento para oferecer futures perspectivas. Então é mostrado uma cena do jogo Metal Gear Sold 4 rodando no NGP, aonde Snake conversa com Otacon por meio de seu robô.

Hideo Kojima tem grandes planos para o NGP.

Kojima diz então que a demo usou modelos de personagens de Metal Gear Solid 4 para o Playstation 3. Apesar de ele estar com apenas 20 quadros por segundo, Kojima afirma que se otimizado, ele se encaixaria perfeitamente no NGP.

O produtor faz notar que não se trata de um anúncio de MGS4 para o PS3. O vídeo foi mostrado apenas para demonstrar o potencial do aparelho.

Ele chama a atenção para a tecnologia nuvens de computação e como ela poderá ser usada no futuro, tornando possível uma versão portátil de MGS baseada em nuvem de computação. Ele declara que Peace Walker foi um experimento nesta direção.

Kojima diz que ele quer ver de que forma a conectividade permitirá aos jogadores a levar as experiências com eles – por exemplo, iniciar um jogo em seu PS3, movê-lo para o NGP e depois movê-lo de volta para o console.

Kojima dis que este sonho pode ser tornar realidade, e que ele está trabalhando neste desejo particular.. e que ele o compartilhará durante a E3.

Hirai chama então Tim Sweeney da Epic Games.

Ele demonstra a Unreal Engine 3 rodando no NGP, e dis que a plataforma é uma mudança na indústria que colocará os consoles de alta definição em seu bolso.

Ele mostra um imenso cenário animado enriquecido com efeitos de água e anti-aliasing no qual só é possível com o auxílio de uma GPU de vários núcleos.

Sweeney afirma que sua performance é 4 vezes maior do que qualquer outra plataforma compatível, e como os desenvolvedores apreciam o eficiente uso da memória e dos recursos do sistema.

Ele mostra então uma pequena demo de Dungeon Defenders, que inicialmente seria um lançamento para o PS3, mas que foi transferido para o NGP com poquíssimas dificuldades.

 Call of Duty é anunciado para o NGP


Então é a vez de Philip Earl da Activision subir ao palco.

E ele anuncia que Call of Duty estará sendo lançado para o NGP. Earl diz que o jogo elevará o os jogos portáteis a um nível nunca visto antes.

Hirai então volta ao palco para finalizar a apresentação.

Ele mostra um vídeo no telão aonde aparece uma lista enorme de nomes de desenvolvedoras que estarão trabalhando com o NGP.
Hirai faz algumas considerações finais e dá fim à apresentação.


FONTE: GameSpot.com

............................................................................................................
Outras notícias:
- PSP 2 tão potente quanto o PS3?
- PSP 2 será anunciado na próxima quinta-feira, segundo notícias
............................................................................................................ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário