quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sony patenteia adaptador externo de retro compatibilidade

A fabricante do PS3 registra desenhos de esquemas por meio de um escritório de patentes no Japão que revelam um dispositivo capaz de rodar jogos antigos nos consoles da atual geração.


Parece que a Sony está pensando em voltar com a retro-compatibilidade dos jogos de Playstation 2 em seu Playstation 3. Conforme publicação feita na Siliconera, a distribuidora registrou uma aplicação de patente no Escritório de Patentes Japonês para um dispositivo externo que permitiria rodar jogos de consoles antigos em uma plataforma atual.

O adaptador seria mais ou menos isso. Simples!


Conforme detalhado nos desenhos dos esquemas escritos em japonês e traduzido pela Siliconera, o adaptador inclui um processador, um emulador/decodificador de DVD, um processador de áudio e um processador gráfico. Parece ainda que o dispositivo requer uma fonte de energia própria.

O assunto retro compatibilidade nos consoles da Sony possui uma longa história. Quando a Sony fabricou o Playstation 2, ela incluiu no console uma emulação de retro compatibilidade por software para os jogos de PS1, permitindo assim que a enorme leva de jogos do Playstation original pudessem ser jogados na plataforma. Inicialmente, a mesma idéia foi posta no Playstation 3, quando a Sony adicionou retro compatibilidade por hardware para jogos de PS2 e por software para jogos de PS1 nos modelos de 20Gb e 80Gb, os primeiros modelos PS3 a serem lançados.

O adaptador conectado ao console se pareceria assim.


Entretanto, a partir do modelo de 80Gb introduzido em 2007 no mercado, a Sony acabou optando pelo método de emulação por software também para os jogos de PS2. Após o lançamento do modelo de 40Gb no final daquele mesmo ano, a distribuidora decidiu por esquecer a retro compatibilidade para jogos de PS2, embora ainda seja possível rodar jogos de PS1 no sistema.


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Nova patente da Sony detalha informações sobre controle por sensor de movimentos
- Sony patenteia tecnologia de sensor de emoções e reconhecimento de expressões faciais para games
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário