sábado, 9 de janeiro de 2010

Avatares do Xbox encorajarão jogadores a fazerem exercícios?

Patente da Microsoft detalha tecnologia que faz com que os avateres do 360 tenham a mesma aparência física dos usuários na vida real e lhes recompensem por objetivos alcançados com exercícios físicos.


A Microsoft tem mostrado um enorme interesse em aumentar o status de centro de comunidade online do Xbox 360. O primeiro passo desta iniciativa são os avatares da Xbox Live, que oferecem uma representação em 3D de seus donos no serviço online. Agora, a Microsoft está planejando adicionar informações do aspecto físico e psicológico da vida real dos usuários do console nestes avatares, em um esforço para mudar o estilo de vida sedentário de muitos jogadores.

Eis ai um esboço do que a Microsoft está planejando.


No final do ano passado, um pedido de parente da Microsoft com o título “Avatar Individualized by Physical Characteristic" (Avatares personalizados com características físicas) apareceu na base de dados online da US Patent and Trademark Offices – órgão americano que gerencia patentes no país. A solicitação de patente detalha uma forma na qual a Microsoft possa introduzir um nível de realidade na aparência dos avatares dos jogadores ao utilizar informações sobre saúde de empresas terceiras (a Microsoft deu a Health Vault como exemplo) ou dispositivos parecidos com o Wii Vitality Sensor.

Para incentivar as pessoas a melhorarem o seu bem-estar físico, a patente da Microsoft diz que os jogadores não terão acesso a certos componentes de um jogo ou de uma sala de bate-papo até que os parâmetros de saúde sejam alcançados.

Informações sobre o físico que refletem o grau de saúde da pessoa na vida real podem ser linkados com recompensas de habilidades para os avatares, uma quantidade de tempo paga para se jogar, ou uma indicação visível,” pode ser lido na solicitação. “Com isto, as pessoas são encorajadas a se exercitarem.”

Por exemplo, um videogame rodando localmente em um console ou outro aparelho capaz de rodar jogos interativos recompensam os jogadores que alcançaram um nível de saúde ou forma atlética na vida real, mesmo se jogado de forma solitária,” diz a patente. “Além disso, ou em adição a isso, o grau de saúde pode destravar um tempo de jogo adicional ou destravar um certo aspecto de um jogo, tais como fases adicionais.”

O pedido de patente da Microsoft pode estar relacionado com o Projeto Natal, um dispositivo baseado em câmera de sensor de movimentos adicional do Xbox 360 que será lançado no futuro. Durante sua conferência de imprensa na Electronic Entertainment Expo de 2009, a Microsoft mostrou como o dispositivo irá escanear o corpo de uma pessoa e representá-lo na tela por meio de uma silhueta fisicamente proporcional. Ela mostrou também diversos títulos que farão uso deste tipo de interatividade e que estão em desenvolvimento para o Projeto Natal, entre eles Ricochet, uma versão em 3D e de corpo inteiro de Breakout.

A patente da Microsoft continua explicando que não apenas características físicas poderão ser usadas. “As características físicas podem ser entendidas no futuro a aspectos fisiológicos associados ao usuário, como inteligência, crenças religiosas, partidos políticos e hobbies que afetam a forma de um avatar,” pode ser lido na solicitação de patente.

A solicitação mostra ainda algumas formas nas quais a Microsoft poderá identificar facilmente a saúde mental ou o estado emocional de um usuário. “Por exemplo, quando uma pessoa utiliza Voz sobre IP para conversar virtualmente com uma outra pessoa por meio de vídeo, estresse pode ser detectado para determinar honestidade,” informa a patente. “Como outro exemplo, expressões faciais, pulso e respiração podem ser detectados para determinar o estado emocional.”

De acordo com a patente, as informações serão benéficas para os indivíduos interessados em “encontrar e se tornarem mais parecidos com um determinado estilo de pessoa.” A patente da Microsoft comenta que enquanto estes avatares criados com a personalidade dos jogadores permitirão às pessoas a “superarem defeitos que os inibiriam de alguma maneira, como aqueles pertencentes a auto-consciência,” existem aqueles que preferirão usar “as opções que estão disponíveis em um encontro pessoal com alguém.”


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Microsoft patenteia sistema de ajuda para jogos
- Microsoft diz que Novembro foi ‘o maior mês de toda a história do Xbox 360’
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário