sábado, 12 de setembro de 2009

Pirata de consoles pode enfrentar 10 anos de prisão nos EUA

Quando Matthew Crippen não estava estudando na Cal State Fullerton, ele estava supostamente modificando e vendendo consoles de jogos que rodavam jogos piratas. Agora, seu negócio ilícito pode lhe render até 10 anos na prisão. De acordo com a NBC Los Angeles, o estudante de faculdade de 27 anos foi levado em custódia no começo de Agosto por suspeita de atividades criminais extracurriculares.

d
A prisão de Crippen veio depois que um júri o indiciou em dois artigos que violam a Digital Millenium Copyright Act (lei de direitos autorais e de proteção da propriedade intelectual dos EUA), que proíbe mexer com um aparelho no sentido de infringir as medidas de defesa dos direitos autorais. Imediatamente após a acusação, ele se declarou inocente e pagou uma fiança de $5.000 (R$9.750), de acordo com o Los Angeles Times.
d
Em Maio de 2009, agentes da imigração e Serviços Alfandegârios dos EUA apreenderam mais de 10 consoles da Sony, Microsoft, e Nintendo na casa de Crippen. Os oficiais da ICE conseguiram um mandato de busca para investigar a casa dele, seguindo uma denúncia recebida pela Entertainment Software Association.

Um relatório da ICE de 2008 informou que pirataria e falsificação “custam para a economia dos EUA $200 bilhões (R$390 bilhões) por ano e mais de 750.000 trabalhadores americanos. De acordo com a ESA, um criminoso, Van Truong of San Jose, foi sentenciado a 10 meses de prisão e $5.000 em restituições no começo deste ano, depois de a polícia ter apreendido cerca de 4.000 filmes em DVD pirateados e 300 CDs de áudio pirateados em sua residência.
d
Outro fato de grande repercussão aconteceu quando um homem em San Diego foi preso em 2007 depois de uma batida policial em sua casa onde havia sido fabricado cerca de 1.000 discos falsificados e uma grande quantidade de modchips. Ele foi condenado em 10 acusações pesadas, incluindo roubos de grande porte, crime de computador, e traficante de marcas falsificadas.
d

FONTE: GameSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário