segunda-feira, 2 de maio de 2016

Nintendo afirma que não planeja vender o NX com prejuízos, período de lançamento foi determinado em função da lista de jogos

O presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, revelou alguns detalhes adicionais sobre os planos da empresa para o novo console NX, informando que a fabricante japonesa não projeta lançar o aparelho no mercado a um preço que represente prejuízos para a companhia.


Conversando em conferência com investidores na semana passada (cuja transcrição em inglês foi publicada hoje), Kimishima informou que a Nintendo não pretende lançar o NX a um preço menor do que o seu custo de produção, como aconteceu com o Wii U.

"Nós não estamos pensando em lançar o hardware com prejuízo", disse Kimishima em resposta aos investidores. "Quando o Wii U foi lançado, o iene estava muito valorizado. Eu estou assumindo que esta situação não irá se repetir. Vender com prejuízos no lançamento não ajudaria nos negócios, então nós estamos com isso em mente ao desenvolver o NX".

Vender um console a um preço que represente prejuízos para a empresa já é algo corriqueiro na indústria dos games. Ambos o PS3 e o PS4 foram lançados com prejuízos pela Sony; a ideia aqui é que as fabricantes consigam repor estes prejuízos com as vendas de softwares e acessórios. A Nintendo, contudo, quase nunca usa essa estratégia, com uma exceção tendo sido o Wii U.

Kimishima também comentou em um outro ponto da conferência sobre o período escolhido pela Nintendo para o lançamento do NX, que ficou agendado para acontecer em Março de 2017. Muitos esperavam que a Nintendo fosse lançar seu console no final de 2016 para aproveitar o período de compras do final de ano.

O presidente explicou que um dos motivos que levou a Nintendo a escolher o primeiro trimestre de 2017 é assegurar que a plataforma possua uma boa lista de títulos de lançamentos quando o console fizer sua estreia, de forma que a fabricante optou por esperar um pouco mais até que os jogos ficassem prontos ao invés de correr com o lançamento para este final de ano.

Você está correto sobre a necessidade de termos uma lista sólida de softwares", disse Kimishima ao ser perguntado sobre esta questão. Uma das razões pela escolha do período de lançamento que nós optamos é para que a lista de softwares esteja pronta à tempo para o lançamento do hardware. E não apenas durante o lançamento, mas nós precisamos ser capazes também de lançar jogos de forma contínua após o lançamento. Nós estamos planejando esta plataforma para que ela seja usufruída pelos consumidores por um longo período".

Ainda sobre uma outra pergunta referente a este mesmo tema do período de lançamento, Kimishima reafirmou mais uma vez a importância de se ter uma robusta lista de lançamentos para a estreia da plataforma, explicando que o período de lançamento escolhido foi determinado em função da lista de jogos previstos para estarem disponíveis no dia de estreia.

"Acreditamos que quando você lança um hardware, a quantidade de softwares de qualidade que os consumidores têm à disposição no lançamento é importante, e [acreditamos] que devemos determinar nossas datas de lançamento baseado nisso", disse ele.

"O fato de os consumidores gastarem mais dinheiro nas temporadas de férias pode parecer um fator importante em relação a termos um bom início no lançamento. Entretanto, o nosso negócio de hardwares e softwares não acaba naquele ano. Nós queremos que os consumidores continuem jogando este console por muitos anos, então acreditamos que no começo é mais importante assegurarmos de que temos tudo em ordem para o lançamento".

"Neste sentido, nossa abordagem é que devemos esperar até que possamos oferecer a experiência completa ao invés de corrermos para lançá-lo durante a temporada de férias, e esta forma de abordagem não mudou", completou ele.

Por fim, Kimishima também comentou sobre as baixas expectativas da Nintendo em relação às vendas do Wii U, e em como ele espera que o NX compense parte do baixo desempenho do sistema. Em seu relatório financeiro divulgado na última semana, a empresa informou que espera comercializar apenas 800 mil unidades do console durante todo o ano fiscal.

"Estamos prevendo vendas de cerca de 800 mil para o hardware do Wii U durante o ano fiscal com fim em Março de 2017, o que é uma redução de cerca de 2,4 milhões de unidades quando comparadas com o ano anterior", disse ele.

"O NX e o mercado de dispositivos smart serão essenciais para cobrir esta diferença, mas também esperamos que o mercado de conteúdos para download seja um fator importante. Entretanto, nós estamos fazendo nosso planejamento com a expectativa de que as vendas do NX compensem muito do impacto nas vendas das vendas reduzidas do hardware do Wii U".

A Nintendo anunciou na última semana que o novo console NX (codinome) será lançado mundialmente em Março de 2017. O primeiro jogo confirmado para a plataforma é o novo título Zelda, que será lançado de forma simultânea para Wii U e NX em 2017.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Nintendo reafirma que o NX não será apenas um simples substituto do 3DS e do Wii U
- Novo título Zelda é oficialmente confirmado para Wii U e NX, mas jogo é adiado para 2017; nova arte divulgada
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário