sexta-feira, 22 de abril de 2016

AMD menciona ter assegurado três contratos para a produção de três novos processadores de videogames -- quais seriam eles?

A fabricante de microchips AMD pode ter-nos dado a mais forte evidência que já tivemos sobre a existência não de um, não de dois, mas sim de três novos consoles de videogame para serem lançados no futuro.


A AMD publicou ontem os seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2016, aonde a empresa não só divulgou o balanço financeiro do período e as estimativas de receitas para o resto do ano, como também realizou conferência telefônica com investidores sobre os planos futuros.

Conforme noticiado pelos site Ars Technica e Gamesindustry, em determinados trechos dos documentos a AMD faz a menção de três contratos vencidos pela empresa que dará direito à ela de ser a fabricante de três novos chips de circuitos integrados SoC semi customizados.

A razão de isto ser importante é que estes chips SOC (system-on-a-chip / sistema-em-um-chip) produzidos pela AMD tem sido voltados principalmente para os consoles de videogames nos últimos anos, servindo como os componentes centrais dos processadores destes consoles - tanto o Xbox One e o PS4 quanto o Wii U possuem esta tecnologia de chips da AMD.

Mais especificamente, a AMD disse que ela estima que as suas receitas de vendas apresentarão um aumento de 15% no próximo trimestre, e citou como o maior fator para este crescimento justamente estes novos contratos obtidos pela fabricante. A empresa disse ainda que a produção destes SOCs gerará recitas de U$ 1,5 bilhão "durante os próximos três ou quatro anos".

Mais interessante ainda, a AMD afirmou que pelo menos um destes chips SOC começará a ser fornecido na segunda metade deste ano, e que todos os três chips SOCs estarão sendo lançados até 2017 - indicando assim que não demorará muitos para vermos novos consoles (ou versões aprimoradas dos atuais consoles) chegando no mercado. O site Ars Technica disse que a diretora da AMD, Lisa Su, deixou claro durante a conferência com os investidores que estes chips estão relacionados com o setor de games.

Bem, a partir daqui começam as especulações. Pelos últimos rumores e informações vazadas nós podemos deduzir que um destes três chips da AMD é para o novo modelo mais potente do PS4, que tem o codinome Neo e que poderia estar sendo lançado até mesmo neste ano. De acordo com os rumores, o novo PS4 terá uma versão aprimorada da micro-arquitetura Jaguar da AMD.

A grande dúvida parece estar mesmo nos outros dois chips AMD. Para quais plataformas elas seriam? Sabemos que a Nintendo está desenvolvendo o seu novo console, de codinome NX, e é provável que o sistema utilize um desdes chips customizados da AMD. Mas rumores afirmam que controle do console NX também pode virar um sistema portátil, que também poderia conter o seu próprio chip AMD.

No entanto, uma outra hipótese levantada é que um destes chips pode estar relacionado com o especulado novo console Xbox (ou talvez uma versão aprimorada do atual console) cujos rumores sugerem estar em desenvolvimento pela Microsoft para ser apresentado durante a E3.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Designer visual dos consoles Xbox lista algo chamado "Xbox NeXt" em seu currículo [Atualizado: Microsoft desmente os rumores]
- PlayStation 5 e novo Xbox poderão ser lançados em 2018 e terão uma performance 5x maior do que os atuais consoles, segundo rumores
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário