terça-feira, 17 de março de 2015

Nintendo passará a produzir jogos para celulares

A Nintendo realizou hoje um evento voltado para a imprensa no Japão aonde a companhia anunciou a criação de uma parceria com a produtora de jogos para celulares DeNA para a produção de títulos originais para dispositivos móveis, incluindo jogos baseados em IPs da empresa.


Com a aliança, a Nintendo tem por objetivo elevar e expandir ainda mais o potencial de suas IPs e a sua capacidade de desenvolvimento de jogos por meio da combinação de sua força no mercado de games com a experiência da DeNA na produção de jogos para celulares.

A parceria visa desenvolver novos aplicativos de games para dispositivos smartphones baseados em franquias da empresa, mas a Nintendo explicou que a ideia não é adaptar os jogos de Wii U e 3DS já criados para os aparelhos móveis, mas sim desenvolver títulos originais que sejam otimizados para as plataformas celulares.

A parceria envolverá ainda a criação de um novo serviço para assinantes que também está sendo concebido por meio deste novo acordo com a DeNA, e cujo conceito gira em torno de se criar uma conexão entre os múltiplos aparelhos e dispositivos usados pelos consumidores. Isso engloba não apenas os sistemas de games Nintendo como o 3DS, o Wii U e o novo sistema de hardware "NX" da empresa, mas abrange também dispositivos de smartphones e PC.

Este serviço online multiplataforma para assinantes está previsto para ser lançado já na segunda metade deste ano, mais precisamente durante o outono japonês (primavera no Brasil), e ele será montado com base na extensa experiência da DeNA com os serviços online, que ficará responsável pelos servidores e pelas análises dos usuários.

A Nintendo explicou que um dos objetivos dessa parceria visa trazer mais pessoas para as suas plataformas de game dedicadas. Enquanto que estes consumidores desfrutam de um tipo único de gameplay que é encontrado apenas na Nintendo, eles terão a oportunidade de explorar experiências Premium ainda maiores nas plataformas de videogames dedicadas da Nintendo", declarou a empresa em um comunicado de imprensa.

Informações sobre os títulos que serão criados para celulares serão detalhadas futuramente, mas a Nintendo espera lançar ao menos um título ainda neste ano. Alguns títulos serão desenvolvidos exclusivamente pela Nintendo, enquanto que outros serão produzidos de forma conjunta com outros estúdios. A companhia comentou também sobre "redefinir o que 'plataformas Nintendo' significa" a partir de agora.

"Além disso, até agora quando nós dizíamos 'plataforma', isso se referia a uma plataforma de videogame específica", declarou o presidente Satoru Iwata. "Mas agora que nós estaremos lançando jogos em dispositivos smart e fazendo uso de [plataformas mais] globalmente difundidas [como] PCs e dispositivos smart para o nosso novo serviço para assinantes, nós queremos oferecer aos consumidores softwares que se adequem aos seus gostos. Em outras palavras, estamos nos desafiando a redefinir o que 'plataformas Nintendo' significa".

A parceria também resultou numa aliança de capital entre as duas empresas, com a Nintendo tendo adquirido 10% das ações da DeNA (algo em torno de 22 bilhões de ienes), e com DeNA tendo adquirido 1,24% das ações da Nintendo (algo em torno de 22 bilhões de ienes).

A Nintendo também fez questão de frisar que o anúncio da parceria com a DeNA não significa que a fabricante esteja abandonando o mercado de consoles de games dedicados. Pelo contrário, a fabricante revelou durante o evento estar atualmente trabalhando na produção de uma nova plataforma de hardware dedicada aos games que está sendo chamada pelo codinome NX.

O vídeo completo da apresentação da Nintendo no evento de hoje você confere abaixo:




..............................................................................................................
Outras notícias:
- 3DS foi o hardware mais vendido em Fevereiro nos EUA
- Edição dourada do Amiibo de Mario é confirmada pela Nintendo
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário