sábado, 23 de novembro de 2013

John Carmack, criador de Doom e co-fundador da id Software, deixa o estúdio

Famoso veterano da indústria diz que dividir o seu tempo entre o estúdio e a Oculus VR mostrou ser um desafio muito grande; atuais projetos da id não serão alterados, segundo presidente.


John Carmack, o cofundador da id Software e um dos responsáveis pela criação de franquias de renome que ajudaram a remodelar a indústria dos games como Doom, Quake e Wolfenstein, confirmou de forma oficial a sua saída do estúdio e se desligou completamente da empresa, foi anunciado ontem.


Em um comunicado enviado aos sites IGN e Gamasutra, o diretor da id SoftwareTim Willits, confirmou a saída do famoso programador. "John Carmack, que tornou-se interessado em se dedicar em outras coisas além do desenvolvimento de jogos na id, se desligou do estúdio", declarou Willits na nota enviada aos sites

"O trabalho de John na Tech 5 da id e na tecnologia dos atuais trabalhos em desenvolvimento na id está completo, e sua saída não afetará nenhum projeto em andamento. Nós temos sorte por termos um grupo brilhante de programadores na id que trabalharam com John e que darão continuidade à tradição da id de criar grandes jogos com tecnologia de ponta. Como colegas de John por tantos anos, nós o desejamos sucesso".

No último mês de Agosto, Carmack anunciou que ele assumiu o cargo de diretor executivo de tecnologia da companhia Oculus VR, empresa responsável pelo Oculus Rift, um óculos de realidade virtual em 3D para jogos. Na época, ficou decidido que Carmack estaria dividindo o seu tempo entre a Oculus VR e a id Software.

Em uma mensagem postada no twitter, Carmack explicou que gerir as duas funções não estava dando certo. "Eu quis me manter como um conselheiro técnico da id, mas acabou não dando certo. Provavelmente para o melhor, já que o foco dividido estava complicado", escreveu ele.

John Carmack co-fundou a id Software no começo dos anos 90, e além de Doom, Quake e Wolfenstein, ele contribuiu também na produção da franquia Rage.


..............................................................................................................
Outras notícias:
Rage 2 já está nos planos, poderá ser lançado depois de Doom 4
Id Software provavelmente não criará novas IPs pelos próximos 10 anos
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário