terça-feira, 28 de maio de 2013

Xbox One não rodará jogos do Xbox 360

Novo console da Microsoft não dará suporte a retrocompatibilidade para os antigos jogos do atual sistema, sejam lançamentos em disco ou títulos digitais da XBLA; controle a acessórios do 360 também não funcionarão na nova plataforma.


O Xbox One não vira com funções de retrocompatibilidade para os jogos do Xbox 360 e também não será compatível com os controles e acessórios do atual sistema, informou a Microsoft. O novo console não rodará nem mesmo os jogos digitais adquiridos através da Xbox Live.


A informação foi divulgada pelo vice-presidente da Xbox Live, Marc Whitten, horas depois do anúncio oficial do Xbox One na semana passada. Conversando com o site The Verge, Whitten explicou que a arquitetura entre os dois sistemas é de tal forma diferente um do outro que a reprodução de jogos do Xbox 360 se torna incompatível no novo modelo.

Quando perguntado pelo site se o Xbox One teria retrocompatibilidade com os jogos do Xbox 360, ele respondeu: “Não, não tem. O sistema é baseado em uma arquitetura diferente, e a retrocompatibilidade realmente não funciona sob esta perspectiva”.

Esta informação foi posteriormente confirmada por uma seção de perguntas e respostas divulgada pela própria empresa, aonde é possível ler que “o hardware do Xbox One não é compatível com os jogos do Xbox 360. Nós projetamos o Xbox One para rodar uma geração de jogos completamente nova - jogos que foram arquitetados para tirarem o máximo de proveito de um processador do mais alto nível e do infinito poder da nuvem”.

E a incompatibilidade do Xbox One se estende também aos jogos digitais da Xbox Live do 360, que não poderão ser transferidos para a nova plataforma. Isso de acordo com o vice-presidente Phil Spencer da Microsoft Game Studios, que disse ao site GameSpot que “o [Xbox One] não é retrocompatível, e nós achamos que para alguém que tenha investido em uma alta biblioteca digital é melhor manter o seu [Xbox 360]. Guarde-o como uma parte vibrante do ecossistema”.

Adicionalmente, o Xbox One também não será compatível com os controles e acessórios do Xbox 360, com a nova plataforma aceitando apenas os acessórios lançados especificamente para o novo console. “Para proporcionar uma jogabilidade consistente e significativa a todos os usuários, apenas controles/acessórios do Xbox One funcionam com o Xbox One”, disse a empresa em resposta à solicitação de um seguidor no Twitter.


O Xbox One possuirá uma arquitetura nativa de 64 bits e virá com um processador x86 customizado de 8 núcleos. Já o Xbox 360 foi projetado com um processador central baseado na arquitetura PowerPC, o que significa que qualquer coisa que tenha sido concebida para o Xbox 360 teria que ser refeita para rodar corretamente na nova plataforma.

Quando o Xbox 360 foi lançado, ele deu suporte a retrocompatibilidade a mais de 400 títulos do Xbox original. A mesma situação aconteceu com a Sony. Embora o PS3 tivesse vindo com funções de retrocompatibilidade para os jogos de PS1 e PS2, a nova arquitetura do PS4 impossibilitou que o novo sistema mantivesse a funcionalidade de seus antecessores.

Apesar disso, a Sony informou estar trabalhando em uma forma de proporcionar funções de retrocompatibilidade com os antigos jogos por meio de reprodução online de conteúdos através do uso da tecnologia de Cloud Computing da nova rede da Playstation Network. Uma solução parecida também poderia estar sendo implementada pela Microsoft, já que a nova Xbox Live também é baseada na tecnologia de Cloud Computing.

Entretanto, quando perguntando pela Verge sobre a possibilidade de a Microsoft oferecer um serviço de retrocompatibilidade ao reproduzir os antigos jogos do Xbox 360 através da rede online do Xbox One, ou mesmo criar uma opção de download dos jogos aos usuários, Whitten afirmou que tal solução não está sendo trabalhada na Microsoft.

Don Mattrick, chefe da divisão Xbox da Microsoft, chegou a explicar o motivo que levou a empresa a decidir por não oferecer uma solução de retrocompatibilidade para o Xbox One. Conversando com o The Wall Street Journal, o executivo afirmou que o gasto no investimento de uma tecnologia do tipo não compensa porque, segundo ele, apenas 5% dos consumidores costumam jogar jogos antigos em uma nova plataforma. “Se você é retrocompatível, você está realmente para trás”, declarou ele, fazendo um trocadilho com a palavra backwards em inglês.



Entretanto, a Microsoft está prometendo não esquecer do Xbox 360, com a empresa planejando comercializar os dois consoles em paralelo no futuro. “Isso não se trata de se livrar do Xbox 360”, disse Whitten à Verge. “Nós damos muita importância ao investimento que você fez no Xbox 360, e nós continuaremos dando suporte a ele com uma leva de novos jogos e também novos aplicativos no futuro”, escreveu a empresa no documento citado.

Spencer também disse que a lista de amigos e achievements serão os mesmos entre os dois sistemas: “É por isso que nós quisemos ter a certeza de que a sua identidade e os seus amigos fossem constantes entre as duas plataformas. Você não tem uma identidade separada no Xbox One ou no [Xbox 360]. É a mesma, você é você. A minha rede de amigos é a mesma nas duas caixas, meus achievements são os mesmo. Então nós achamos que o elemento serviço é um elemento importante para mantermos uma constância entre os dois aparelhos”.

Além dos achievements e da lista de amigos, os usuários do Xbox 360 também poderão transferir a sua Gamertag, avatar e também as suas assinaturas Gold da Xbox Live para o novo sistema. E embora os jogos digitais não poderão ser jogados no novo console, a empresa confirmou que outros tipos de conteúdos digitais, como filmes, poderão ser transferidos para o Xbox One.

O Xbox One é o mais novo console da próxima geração da Microsoft. Anunciado semana passada em um evento realizada em Redmond, Washington, o sistema virá com um processador x86 de 8 núcleos, 8 GB de memória RAM, 500 GB de espaço em disco e um drive de Blu-ray, e está previsto para ser lançado no final deste ano em todos os mercados do globo.


..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário