terça-feira, 12 de março de 2013

The Witness é confirmado para o Playstation 4

Novo projeto do criador de Braid será disponibilizado para a nova plataforma da Sony como uma exclusividade temporária durante o período de lançamento do console; desenvolvedor também comenta sobre os motivos pela escolha do novo sistema em detrimento ao novo Xbox; imagens dentro.


Durante a apresentação oficial do Playstation 4 no final de Fevereiro, o criador do jogo Braid e fundador do estúdio independente Thekla Inc, Jonathan Blow, subiu ao palco para revelar que o seu mais novo projeto The Witness será lançado o novo console da Sony durante o período de lançamento do sistema no final deste ano.


O anúncio contou com a apresentação de um novo trailer do jogo, que mostrou uma ilha deserta repleta de belíssimas paisagens naturais e vários enigmas por serem resolvidos. Embora nenhum outro detalhe tenha sido revelado, Jonathan informou que o Playstation 4 terá uma exclusividade temporária sobre o título no que se refere à lançamento para os consoles.

The Witness é um jogo de puzzles em 1ª pessoa aonde os jogadores explorarão uma misteriosa ilha repleta de enigmas. O jogo apresentará a característica de mundo aberto, significando que você terá a liberdade de ir para qualquer lugar que desejar.

Jonathan comentou sobre os benefícios de se criar um jogo de puzzles em um cenário de mundo aberto. Em uma postagem no blog da Playstation após a apresentação do novo console, o desenvolvedor explicou que essa combinação proporciona aos jogadores outras opções de jogo quando eles se veem presos em um puzzle específico.

Em um jogo linear, se você fica preso em um enigma, você fica estagnado lá até que você olhe qual é a resposta”, disse ele. “É por essa razão que muitos jogos lineares se distanciam de [criarem] enigmas que não sejam óbvios. Em The Witness, nós podemos elaborar enigmas tão difíceis e misteriosos quanto quisermos, porque se você fica preso em uma área, você pode simplesmente ir para um outro lugar”.

Jonathan comentou ainda que o título possuirá um balanço adequado entre os enigmas difíceis e aqueles mais fáceis, mas que todos os puzzles do jogo terão ao menos uma pequena mensagem escondida neles, de forma que o progresso do jogo se torne em algo mais interessante e proporcione um “fluxo de ideias”.

Sobre o mundo do jogo, o desenvolvedor disse que a ilha foi projetada para ser algo compacto na qual toda a sua extensão poderá ser percorrida em apenas 1 minuto e 10 segundos, mas que The Witness proporcionará uma duração de 25 horas de jogo sem repetições. Isso porque em qualquer lugar da ilha que o jogador for, ele se deparará com outros 3 ou 4 lugares diferentes para serem explorados.


Em relação ao porque de Jonathan Blow ter escolhido o Playstation 4 como uma exclusividade temporária para o seu jogo, o desenvolvedor explicou que o motivo se deve ao fato de a Sony ter projetado o novo sistema, acima de tudo, como uma plataforma de jogo. Conversando com a Edge na semana passada, Jonathan explicou a sua posição.

É, existe uma série de razões do porque isso foi uma boa escolha”, disse ele. “Algumas foram técnicas – nós ainda não fomos oficialmente apresentados ao próximo console da Microsoft, mas nós temos visto as mesmas [informações] vazadas que todo mundo tem visto, e elas nos parecem plausíveis”.

[O novo Xbox] está tentando ser o aparelho central da sala de estar, o que não há problemas e talvez até seja a coisa certa para a Microsoft fazer, olhando para o negócio” adicionou ele. “Eu não sei; Eu realmente não acho que seja, mas eles certamente pensam nisso mais do que eu! Como um lugar para colocarmos a melhor, a versão de maior performance dos nossos jogos, não nos parece uma boa opção”.

Jonathan também comentou sobre uma relação não muito boa com a Microsoft no passado como um dos motivos que pode ter pesado na decisão.

Eu tive uma época ruim com a Microsoft no passado” disse ele. “Talvez não extremamente ruim, mas uma época moderadamente ruim no que se refere a relações de negócio, então a ideia de entrar novamente em parceria com a Microsoft não é uma coisa que eu descartaria completamente, mas eu certamente teria um pouco de receio em fazer isso de novo”.

E ele continuou dizendo, “Eu não tenho isso com a Sony. Quem sabe, talvez no final das contas as coisas se tornem tão ruins quanto. Mas eu acho que não. As pessoas com quem nós estamos conversando diariamente são pessoas muito boas, e nós estamos contentes por trabalharmos com eles. Vejamos como as coisas se saem.”


The Witness tem estado em desenvolvimento já há três anos e meio agora, mas o seu criador afirmou que a produção do título está próxima de ser finalizada. Além do Playstation 4, o jogo será lançado também para os PCs, plataforma na qual The Witness já havia sido confirmado anteriormente.


........................................................................................................
Outras notícias:
........................................................................................................