terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tomb Raider - Imagens mostrando o efeito TressFX Hair

Confira abaixo um comparativo de imagens de Tomb Raider para os PCs demonstrando os resultados obtidos com o uso da nova tecnologia TressFX Hair, que tem por objetivo representar as formas e os movimentos dos fios de cabelos dos personagens de forma mais realista (as imagens abaixo estão dispostas em dupla, de forma que a imagem de cima não possui o efeito TressFX ativo).



















Abaixo segue outros exemplos de imagens com o TressFX ativado.








O efeito TressFX Hair é uma nova tecnologia criada em parceria entre a AMD e a Crystal Dynamics para dar um maior realismo à forma e aos movimentos dos fios de cabelos dos personagens nos jogos ao proporcionar um sistema de física e de luzes aos cabelos em tempo real.

Conforme explicado pela própria Square Enix, "o realismo dos cabelos [nos jogos] tem sido um dos materiais mais complexos e desafiadores de serem reproduzidos em tempo real. Recriar de forma convincente os cabelos de uma cabeça envolve projetar dezenas de milhares de finos fios individuais e semi-transparentes, com cada um deles tendo sombras complexas e que exigem [efeitos de] anti-aliasing. Mais desafiador ainda é que estes cálculos precisam ser atualizados dezenas de vezes por segundo para sincronizarem com os movimentos dos personagens."

Com a intenção de superar este desafio, as duas empresa se uniram para poderem transformar tal objetivo em realidade, e os resultados poderão ser vistos no mais novo título da franquia através da heroína Lara Croft, cujos cabelos serão revitalizados com um mair realismo ao se utilizar o novo efeito TressFX Hair.

A tecnologia trata os fios de cabelos como algo físico que poder ser afetado pela gravidade, pelo vento e pelos movimentos dos personagens. Existe até mesmo detecção de colisão para que os fios de cabelos não atravessem uns nos outros ou em outros objetos como a cabeça, o capacete, o chapéu, o corpo do personagem ou as suas roupas.

Utilizando-se da arquitetura Graphics Core Next, a colaboração entre a AMD e a Crystal Dynamics resultou no "primeiro sistema de física de cabelos em tempo real do mundo em um jogo de PC," de acordo com o vice presidente e gerente geral da AMD Graphics, Matt Skynner, com o TressFX Hair combinando "avançados efeitos de luz, físicas fio a fio, e detecção de colisão para criar um realismo sem precedentes" nos jogos de PCs.

A AMD não chegou a especificar uma placa gráfica específica em seu site, mas citou que as Radeon 7000 estão bem equipadas para darem conta do recado.

Tomb Raider será lançado no próximo dia 05 de Março para Playstation 3, Xbox 360 e PC, com edições especiais acompanhando o lançamento do título na Europa e nos EUA. A Square Enix divulgou recentemente também as configurações mínimas e recomendas para rodar Tomb Raider nos PCs, que você pode conferir clicando aqui.


..............................................................................................................
Outras notícias:
 ..............................................................................................................