terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Próximo Xbox exigirá o Kinect conectado e calibrado para funcionar, segundo rumores

De acordo com publicação, todas as unidades do Durango virão com uma nova versão do sensor de movimentos e também com um HD de 500GB; novo sistema exigirá ainda a instalação completa de cada novo jogo no drive de disco do console; especificações técnicas também são citadas.


Após os rumores da Edge na semana passada de que o próximo Xbox exigirá uma conexão com a internet e também que bloqueará jogos usados, agora é a vez de a Kotaku trazer a público novas informações vazadas sobre o ainda não anunciado novo console da Microsoft, que está sendo chamado pelo codinome de Durango.

Diagrama do hardware do novo Xbox.


Citando uma fonte que diz ter não apenas informações sobre o sucessor do Xbox 360 mas também dois kits de desenvolvimento em mãos, o site publicou ter ficado sabendo que a nova plataforma poderá rodar múltiplos jogos ao mesmo tempo, exigirá a instalação dos jogos no disco, e só funcionará quando o Kinect estiver plugado nele.

A fonte do site, conhecida pelo nome ‘SuperDaE’, é a mesma pessoa que tentou vender um kit de desenvolvimento do Durango no Ebay ano passado, e agora ela diz ter uma enxurrada de novas informações para compartilhar que estariam atreladas ao que parece ser centenas de páginas de uma documentação da Microsoft referente a Janeiro de 2013 sobre o novo console.

Primeiro em relação aos gráficos, a referida fonte afirmou ter experimentado alguns jogos do Durango, e comparou o salto na qualidade em relação à atual geração como se fosse jogar Halo 2 no Xbox original e depois Crysis em um PC potente. Foi citado também que o sucessor do Xbox 360 dará suporte aos discos de Blu-Ray, uma informação que corrobora com os rumores do ano passado.

De acordo com os documentos obtidos pelo SuperDaE, a Microsoft quer apresentar o Durango não apenas como um console extremamente capaz de rodar jogos pesados, mas também como um aparelho com múltiplas utilidades, assim como são os tablets e smartphones para os usuários.

Também fazendo eco a um outro rumor publicado anteriormente, a fonte do site disse que a Microsoft está preparando uma versão muito mais avançada de seu sensor por movimentos, o Kinect, e que todas as unidades do Durango virão com uma unidade do sensor incluso na caixa. A novidade aqui é que o Kinect não será mais um acessório meramente opcional; ao contrário do que se tem hoje, o jogador será obrigado a ter o Kinect plugado e calibrado no sistema para que a nova plataforma possa até mesmo funcionar.

Esta exigência é para que o Kinect se torne parte integrante do Durango, garantindo assim que cada sistema possua uma câmera e que os desenvolvedores possam projetar os seus jogos com o acessório em mente. É citado na publicação que a câmera do Kinect estará sempre ativa e que ela poderá identificar e rastrear até seis indivíduos na mesma sala ao mesmo tempo. A documentação também menciona uma identificação automática do jogador como parte da experiência de jogo.

Por fim em relação ao Kinect, o rumor afirma que a nova versão do acessório é tão mais precisa que ele poderá rastrear o movimento dos dedos polegares, determinar se a sua mão está aberta ou fechada, e até mesmo ler a sua expressão facial, identificando se você está nervoso, contente ou chateado (alguém se lembra do garoto Milo?).

Comparativo entre o Kinect do Xbox 360 e o novo Kinect.


Em relação à capacidade de armazenamento, todas as unidades do Durango virão com um drive de disco, com a quantidade de espaço citada na publicação sendo a de 500GB. Isso garantirá a Microsoft e aos desenvolvedores a projetarem os seus jogos tendo este espaço de disco em mente, diferentemente do Xbox 360 em que alguns modelos foram vendidos sem um drive de HD.

Curiosamente, a instalação de cada novo jogo no drive do HD será algo obrigatório na nova plataforma, e precisará ser realizado imediatamente após a inserção do disco do jogo no sistema, já que o Durango não rodará jogos diretamente pela leitora. Mais curioso ainda é que a instalação acontecerá automaticamente e simultaneamente enquanto você começa a jogar.

Outra característica do console, segundo a fonte, é a capacidade do Durango de rodar mais de um jogo ou programa ao mesmo tempo. No novo sistema, será possível por exemplo colocar um jogo em modo suspenso, alternar para um segundo jogo, e depois voltar para o jogo anterior sem ter saído do lugar.

Já em relação ao gamepad, foi dito que o controle do Durango será uma evolução natural do controle do Xbox 360, o que sugere que o gamepad do novo sistema possa ter formato e layout parecidos com os do atual console. Apesar disso, o site cita que os controles do Xbox 360 não funcionarão com a nova plataforma porque a Microsoft estará utilizando uma "nova tecnologia sem fio", criando assim uma incompatibilidade entre os acessórios das duas plataformas.

Por fim, a Kotaku também publicou o que ela chamou de as especificações técnicas finais das unidades do Durango que serão vendidos nas lojas e que os consumidores receberão em mãos. O novo Xbox rodará em um hardware customizado que incluirá uma CPU de 64 bits e 8 núcleos rodando a 1,6GHz, e também uma unidade gráfica (GPU) rodando a 800MHz e compatível com DirectX 11.x. Junto com eles, haverá ainda vários “blocos de hardware customizados” capazes de executar certas tarefas específicas, amenizando assim as funções acumuladas no processador central.

De acordo com os documentos obtidos pela fonte, o Durango virá com uma memória de 8GB DDR3 ao lado de uma pequena quantidade de memória flash para algumas tarefas do sistema. Já o HD de 500Gb mencionado acima possuirá uma velocidade de leitura de 50 MB/sec. Além de dar suporte à imagens 3D em 1080p, o Durango possuirá também Wi-fi embutido, uma porta ethernet para redes com fio, entradas para conexão HDMI e suporte a áudio 7,1 canais.

Vale a pena lembrar que ainda não há um pronunciamento oficial da Microsoft e que tudo isso não passa de rumores. Além disso, mesmo que as informações citadas sejam de fato verdadeiras, qualquer mudança pode acabar sendo feita pela fabricante no projeto até o anúncio oficial. Entretanto, com a iminente chegada da próxima geração dos consoles cada vez mais próxima, tanto Sony quanto Microsoft têm ficado cada vez mais sem tempo para realizar grandes mudanças.

A Sony parece que será a primeira das duas empresas a dar o primeiro passo em direção à nova geração. No próximo dia 20 a fabricante realizará um evento sobre o futuro do Playstation, evento esse que o The Wall Street Journal está afirmando se tratar mesmo da revelação oficial do Playstation 4.


..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................