sábado, 9 de fevereiro de 2013

Produtor de Heavy Rain lamenta a predominância da violência e a falta de inovação nos games

David Cage, que também está criando Beyond: Two Souls, diz que a indústria precisa crescer para além dos gêneros típicos dos jogos de tiro e plataforma.


David Cage, produtor dos jogos Heavy Rain e Beyond: Two Souls, voltou a criticar o estado atual da indústria dos games. Durante a DICE 2013 realizada em Las Vegas nesta semana, o famoso produtor promoveu uma palestra chamada ‘A Síndrome Peter Pan: A Indústria que se Recusa a Crescer’, criticando o setor pela falta de inovação e pelo uso da violência como padrão nos jogos.

Crédito da imagem: Kotaku.


Como uma indústria, nós temos que entender que violência e plataforma não são os únicos caminhos,” disse ele durante o evento, de acordo com uma publicação da Kotaku. “Nós estamos em uma indústria aonde se o personagem principal não segura uma arma, os designers não sabem o que fazer.”

Cage então apresentou um quadro com os 30 jogos mais vendidos de todos os tempos, mostrando que a grande maioria deles ou são jogos da Nintendo ou um título Grand Theft Auto. E então ele separou estes jogos em três categorias: jogos de crianças, jogos casuais e jogos violentos de ação.

Cage até lembrou uma situação ocorrida durante a produção de Indigo Prophecy (um de seus primeiros jogos de adventure), quanto ele mostrou a concepção do título à pessoas da indústria na América. Quando ele disse que o personagem não carregava uma arma, o grupo então deduziu que o personagem iria dirigir um carro ou pular em plataformas.

Entretanto, a solução que ele apresenta para a indústria não se resume apenas em tipos mais variados de jogos. Para Cage, os títulos deveriam imitar os filmes e incluir em seus temas não somente relacionamentos pessoais e assuntos do dia a dia, mas também ideologias do mundo atual como política e homossexualismo, além de ele ter criticado também o fato de que as cenas de sexo e violência são censuradas nos jogos. Cage entende que isso é uma forma de amadurecer.

Apesar disso, o produtor reconheceu que o que ele viu na E3 de 2012 foi realmente muito além do que ele considera normal, fazendo assim coro às declarações de outros membros da indústria, como o do diretor do jogo Star Wars 1313 e do veterano Warren Spector. “Algumas vezes nós vamos longe demais e nos comportamos nós mesmos como estúpidos adolescentes. Nós temos que parar de fazer isso,” disse ele.

Por fim, Cage também comentou sobre a importância do poder de compra que os consumidores têm: “Compre porcarias e você terá mais porcarias. Compre jogos excitantes e ambiciosos e você terá mais disso.”


........................................................................................................
Outras notícias:
........................................................................................................