sábado, 16 de fevereiro de 2013

Playstation 4 virá com tecnologia de reprodução de jogos online, segundo rumores

The Wall Street Journal cita “pessoas familiarizadas com os planos da Sony” para informar que o próximo console da fabricante permitirá a reprodução online de jogos do PS3.


Com o evento da Sony sobre o futuro do Playstation na próxima quarta-feira se aproximando cada vez mais, rumores sobre o mais novo console da fabricante não cessam de aparecer pela Internet. E o mais novo deles, surgido ontem a noite, está afirmando que o Playstation 4 será capaz de reproduzir jogos diretamente pela internet.


Citando “pessoas familiarizadas com os planos da Sony”, a edição online do The Wall Street Journal publicou ter ficado sabendo que a empresa está planejando incluir uma nova tecnologia no Playstation 4 que permitirá ao sistema a reproduzir jogos através de sua rede online, sem a necessidade de se baixar o jogo para jogar.

De acordo com a fonte, este serviço de reprodução foi projetado para ser usado com os atuais jogos de Playstation 3 no novo console, que também virá com um drive de disco óptico para rodar os novos jogos. A decisão da Sony de utilizar tal serviço teria sido tomada após a empresa ter adquirido a Gaikai Inc. no ano passado por $380 milhões.

A Gaikai é dona de uma tecnologia que proporciona a transmissão de jogos diretamente pela internet (o chamado serviço de jogos nas nuvens), e ela é uma das poucas empresas capaz de transmitir de forma online jogos com gráficos realmente pesados, algo que geralmente requer infraestrutura e equipamentos específicos próprios de computadores de última geração.

Segundo a publicação, tal funcionalidade será revelada no próximo dia 20 juntamente com o anúncio oficial do console e, somada as outras novidades do console, será utilizada pela empresa para obter uma posição de destaque no mercado de jogos.

As fontes do site chegaram a comentar que a Sony está investindo pesado no serviço da Gaikai, e que até mesmo a Microsoft chegou a fazer experimentos com a sua própria versão do serviço no passado, mas acabou questionando os custos associados à construção de um serviço grande o suficiente para atender a todos os consumidores.

Em um outro rumor, é alegado que este seja o protótipo do controle do PS4. Percebam o painel sensível ao toque no centro, logo acima dos direcionais analógicos.


A fonte do jornal chegou a comentar ainda sobre a tecnologia de sensor por movimentos do Move, que no Playstation 4 virá com câmeras mais precisas, e também sobre o painel sensível ao toque presente no novo controle (imagem acima) como uma características da nova plataforma.

E a matéria do The Wall Street não trás apenas rumores sobre o novo sistema da Sony, mas cita ainda o futuro console da Microsoft que, segundo o site, será revelado neste ano. De acordo com “pessoas que receberam informações sobre o aparelho,” a Microsoft está preparando melhorias semelhantes para o Xbox 720, como uma versão mais aperfeiçoada do Kinect que rastreará, identificará e ouvirá os jogadores com uma maior precisão, o que corrobora com os rumores anteriores.

Nos últimos tempos, a tecnologia de transmissão de jogos pela internet é um assunto cada vez mais comentado da indústria dos games, com membros do setor prevendo que tal serviço será o futuro dos games devido a sua redução nos custo e a facilidade de acesso. Algumas pessoas chegaram até mesmo a afirmar que ela representará “o fim da era de ouro dos consoles de videogames.”


..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................