segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Grand Theft Auto V tem data de lançamento anunciada

O mais novo título da popular série da Rockstar Games chegará ás lojas do mundo todo para PS3 e X360 no dia 17 de Setembro de 2013; motivo do adiamento é para "fazer do jogo tudo o que ele pode ser”.


A Rockstar Games veio a público semana passada para enfim anunciar a data de lançamento de Grand Theft Auto V. Através de uma nota divulgada à imprensa na última quinta-feira, a empresa revelou que o mais novo capítulo da famosa série receberá um lançamento mundial no dia 17 de Setembro de 2013. O título será disponibilizado para Playstation 3 e Xbox 360.


A nova data anunciada representa na verdade um adiamento no lançamento do jogo. No final de Outubro, a Rockstar Games havia divulgado que Grand Theft Auto V faria a sua estreia na primeira metade deste ano, mais precisamente durante a primavera dos Estados Unidos.

Segundo a empresa, o motivo pelo adiamento é para que a desenvolvedora tenha um tempo adicional de trabalho a fim de dar um acabamento final ao projeto, afirmando em seu site que o time de produção está “trabalhando muito duro para fazer do jogo tudo o que ele pode ser”.

A Rockstar também voltou a comentar sobre o quão grande é o novo título em relação aos demais projetos da desenvolvedora, descrevendo-o como “o maior, o mais dinâmico e o mais diversificado mundo aberto” já criado pela empresa. Segundo a Rockstar, Grand Theft Auto V combinará o enredo e a jogabilidade de uma forma diferente, com os jogadores alternando entre as histórias dos três protagonistas centrais do jogo que, juntos, formarão uma complexa narrativa.

Na nota de imprensa, o fundador da Rockstar Games, Sam Houser, disse que “Grand Theft Auto V continua com a evolução da série em novas direções; a Rockstar North está criando o mais extenso, o mais belo e o mais envolvente mundo já feito. Estamos muito ansiosos para que as pessoas saibam mais sobre o jogo daqui a alguns meses”.


Considerando que nos últimos tempos os grandes hits da Rockstar têm sido lançados sempre por volta do mês de Maio, como foi o caso de Max Payne 3, Red Dead Redemption e L.A. Noire, o repentino adiamento parece mesmo ter sido algo que não estava nos planos. Até mesmo Grand Theft Auto 4, lançado a quase de cinco anos atrás, teve a sua estreia marcada para o dia 29 de Abril.

Devido a isso, alguns sites, como a Eurogamer, bem como alguns analistas da indústria passaram a cogitar a hipótese de que a decisão da empresa pode estar relacionada com a nova geração de consoles de Sony e Microsoft, cujos anúncios devem acontecer neste ano. De acordo com o analista da Cowen & Company, Doug Creutz, a Rockstar pode estar planejando lançar GTAV também na próxima geração de consoles de alguma forma.

Por si só, o adiamento do jogo do primeiro trimestre fiscal para o segundo trimestre fiscal normalmente não representaria nenhuma mudança significativa nos resultados financeiros do ano fiscal de 2014,” escreveu Creutz em uma nota de imprensa, conforme publicado pela CVG.

Entretanto, existe a questão de que é esperado que a próxima geração de consoles Xbox e/ou Playstation seja lançada durante o trimestre do mês de Dezembro. Nós acreditamos que a aproximação de GTAV com o próximo ciclo [de consoles] poderia, por uma margem, impactar nas vendas do título ao longo prazo, embora nós acreditemos que um título com a estatura de GTAV ainda será um grande sucesso independente disso,” disse ele.

E ele concluiu dizendo: “Nós acreditamos também que isso poderia causar um certo impacto nos conteúdos adicionais de GTAV, já que a base instalada da próxima geração de consoles crescerá em 2014. Entretanto, nós suspeitamos que a Take-Two possa estar eventualmente planejando lançar GTAV na próxima leva de consoles em algum formato para compensar [estas perdas].”


Contendo um mundo aberto maior do que os mundos de Red Dead Redemption, Grand Theft Auto: San Andreas e GTA IV: Liberty City combinados, Grand Theft Auto V se passará na cidade de Los Santos, uma metrópole banhada ao sol típica da cultura americana, mas que passa por uma era de incertezas econômicas.

No meio disso, o jogo apresentará três diferentes histórias de criminosos tentando subir na vida: Franklin, um ex-gangster de rua, Michael, um ex-presidiário, e Trevor, um maníaco psicopata. Investindo no mundo do crime, o trio arriscará tudo em uma série de ousados e perigosos assaltos para ganharem dinheiro e sucesso.

A Rockstar Games não fez nenhuma menção à versão do jogo para os PCs, nem mesmo se ela está ou não em produção, e também não comentou nada sobre uma possível versão para o Wii U.


.............................................................................................................
Outras notícias:
.............................................................................................................