terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nova patente da Sony descreve tecnologia que bloqueia jogos usados

Documento detalha um sistema que marca/rotula os jogos que já foram usados, impedindo assim que eles rodem em diferentes consoles.


A Sony Computer Entertainment deu entrada em um novo registro de patente que descreve uma tecnologia com a função de bloquear o uso de jogos usados anteriormente em outros consoles.


De acordo com o documento, cuja entrada foi dada no dia 09 de Dezembro pela SCE Japan, a tecnologia criará uma ligação entre o disco do jogo e uma conta, uma ID do jogador mesmo que ele não esteja conectado à internet, significando que qualquer futura tentativa de rodar este mesmo disco em outro console não funcionará.

A citada tecnologia funcionaria por meio de marcações/rótulos que seriam armazenados em cada uma das cópias individuais dos discos de jogos na primeira vez em que eles fossem usados, e estas marcações conteriam informações tais como a ID do disco, a ID do jogador, e se os discos já teriam sido ou não amarrados a outros aparelhos/contas anteriormente. O sistema checaria estas marcações antes de começar a rodar o jogo, com a possibilidade de bloquear a reprodução dos jogos já usados em outros consoles ou contas de usuários.

Quando o jogo está para ser rodado, o aparelho de reprodução transmite a ID do disco e a ID do jogador para a tag de permissão de uso,” pode ser lido na patente. “A tag de permissão de uso armazena os termos de uso do jogo e determina se a combinação da ID do disco e da ID do jogador transmitidos pelo aparelho de reprodução atende os termos de uso ou não.”

O documento explica ainda que tal tecnologia faz parte de uma iniciativa da Sony de eliminar as vendas de jogos usados, explicando que “um esquema aonde o conteúdo eletrônico é comprado e vendido nos mercados de segunda mão ou algo do tipo, as receitas decorrentes destas vendas não são redistribuídas aos desenvolvedores. Além disso, considerando que os usuários que compraram itens de segunda mão de certa forma não são mais potenciais compradores do conteúdo, os desenvolvedores perdem os lucros que eles teriam ganhado de outra forma.”


A Sony descreve ainda que o novo sistema é mais eficaz do que as soluções de DRM e senhas. “Quando o aparelho de reprodução não está conectado à internet, o uso do conteúdo não pode ser controlado,” pode ser lido no texto, e o fruto disso é que “os usuários podem combinar de compartilharem as senhas entre eles e portanto as compras e vendas de segunda mão não podem ser eliminadas com certeza.”

O objetivo da empresa é de mudar esta situação com a nova tecnologia. “Como resultado [desta nova ideia], o negócio dos conteúdos eletrônicos nos mercados de segunda mão são eliminados, que em troca sustenta a redistribuição de parte dos rendimentos das vendas de conteúdo eletrônico para os desenvolvedores. "

É claro que a patente por si só não garante que a Sony estará implementando o bloqueio em seus consoles, e vale lembrar também que a fabricante não confirmou a existência de um aparelho que tivesse ou terá esta tecnologia e que o documento não cita nenhum nome de console. Mas a ideia vem de acordo com os rumores que afirmam que o PS4 (assim como o novo Xbox) não rodará jogos usados.

Interessante notar, o texto chega a informar também que ideia poderia ser usada até mesmo em acessórios e dispositivos licenciados.

Entretanto, tudo isso levanta algumas dúvidas e gera algumas preocupações. Tal iniciativa causaria um impacto catastrófico no mercado de locação de jogos, visto que as locadoras não poderão mais tocar o seus negócios. Além disso, lojas varejistas como a GAME e a GameStop não contarão mais com as receitas do mercado de jogos usados, e considerando o bom relacionamento que as distribuidoras de jogos procuram manter com os lojistas, esta iniciativa parece soar um tanto estranha.


Isto, no entanto, não impediu que o conteúdo da patente atingisse as ações da GameStop. No dia seguinte após a divulgação da notícia, a gigante americana do varejo viu o seu preço de mercado na bolsa de valores cair em 7%, fechando o dia com queda de $1,57 em suas ações.

Jack Tretton, diretor geral da Sony Computer Entertainment America, chegou a dizer no ano passado que ele era contra a ideia de implementar um sistema de bloqueio aos jogos usados, isso de acordo com uma conversa citada pelo analista Michael Pachter. Segundo ele, a posição de Tretton é a de que os jogos usados são “ótimos para os consumidores,” e bloqueá-los seria uma iniciativa “anti-consumidor.” Entretanto, ele fez questão de frisar que isso era apenas a opinião pessoa dele, ao passo que a Sony do Japão (a qual geralmente é quem dá a palavra final) poderia ter uma opinião diferente sobre o assunto.

Outros famosos estúdios desenvolvedores como a Crytek e a DICE também se declararm abertas à iniciativa de bloquear os jogos usados.

A IGN publicou ter tentado contatar a Sony para falar sobre o assunto, mas um representante disse apenas que a empresa não comenta sobre rumores ou especulações.



..............................................................................................................
Outras notícias:
.............................................................................................................