quinta-feira, 15 de março de 2012

Sony estaria planejando criar o seu próprio ‘Kinect’?

Nova patente descoberta revela um acessório com funções parecidas com o sensor por movimentos da Microsoft aonde a câmera poderia ser usada para criar um “ambiente de jogo interativo tridimensional.”


A Sony pode estar planejando lançar o seu próprio produto estilo Kinect. A empresa foi descoberta patenteando um “ambiente de jogo interativo tridimensional controlado pelo usuário” cujas funções são parecidas com o sensor por movimentos da Microsoft.

Descoberto no final de Fevereiro, a patente foi solicitada pela Sony Computer Entertainment no dia 26 de Outubro de 2011, e o campo ‘Inventores’ está preenchido com o nome do criador do Playstation Eye, Dr Richard Marks. O documento cita em diversas partes sobre um “dispositivo de sensibilidade profunda,” “uma câmera tridimensional” que usa “luzes infravermelhas controladoras” para escanear a área.

Com o aumento nas capacidades de processamento das tecnologias dos computadores de hoje, novos métodos criativos de se interagir com os sistemas de computadores têm sido disponibilizados,” pode ser lido na descrição da patente.

Há uma necessidade de sistemas e métodos aperfeiçoados que permitam a interação em um ambiente tridimensional. Os métodos devem permitir aos usuários a interagirem sem a necessidade de equipamento adicional, tais como luvas ou braceletes. Além disso, o método não deve requerer habilidades de processamento excessivamente poderosas e deve ter a habilidade de funcionar em tempo real, providenciando deste modo ao usuário uma experiência de interação natural com o computador.”

A patente não descreve especificamente o aparelho, apenas quais as coisas que ele poderia fazer. E no documento há apenas uma referência ao termo jogos (além do título) e outra ao termo Playstation.

Jogos:

As realizações da presente invenção proporciona experiências de jogos interativos em tempo real aos usuários. Por exemplo, os usuários podem interagir com vários objetos gerados pelo computador em tempo real. Ademais, cenas de vídeo podem ser mudadas em tempo real para aperfeiçoar a experiência de jogo do usuário.”

Por exemplo, vestimentas geradas por computador podem ser inseridas sobre as roupas de um usuário, e fontes de luz geradas por computador podem ser utilizadas para projetar sombras virtuais em uma cena de vídeo. Com isso, usando as realizações da presente invenção e uma câmera de profundidade, os usuários podem ter a experiência de um ambiente de jogo interativo dentro de suas próprias salas de estar.”

Playstation:

O sistema de processamento 174 pode ser implementado por um sistema de entretenimento, como os tipos de sistema de processamento e entretenimento computadorizado Sony.RTM. Playstation.TM. II ou Sony.RTM. Playstation.TM.I .  Deve ser notado, entretanto, que o sistema de processamento 174 pode ser implementado em outros tipos de sistemas de computador, tais como computadores pessoais, estações de trabalho, computadores laptops, dispositivos de computação sem fio, ou qualquer outro tipo de dispositivo computadorizado que seja capaz de receber e processar dados de imagens gráficas.”

A figura 1D acima faz uma ilustração disso.

O período em que a patente foi solicitada, Outubro de 2011, sugere que a Sony tenha desenvolvido esta ideia depois de o Kinect ter sido lançado em Novembro de 2010. Na época, a Sony havia dito que ela não tinha interesse em lançar uma tecnologia parecida para o Playstation.

No entanto, o engenheiro de pesquisa da Sony, Anton Mikhailov, explicou à Euroganet que a Sony levaria em consideração lançar uma tecnologia do tipo se algumas coisas mudassem. “Custo baixo, 60hz, pequenos problemas, resolução maior,” resumiu ele na época. “E tudo isso é bastante possível, mas não para este momento.”

Eu sinto que é um caso de uma tecnologia muito precoce,” disse ele. “A mesma coisa aconteceu com o Wii. O Wii começou com acelerômetros. Eles [investiram nisso] assim que os acelerômetros começaram a ficar baratos, mas ainda para este momento eles não são muito bons.”








..............................................................................................................
Outras notícias:

Sony nega mais uma vez os rumores de que nenhum PS4 será lançado neste ano
Playstation 4 abandonará o Processador Cell para trabalhar com chips gráficos da AMD, segundo rumores 
.............................................................................................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário