segunda-feira, 5 de março de 2012

Playstation 4 abandonará o Processador Cell para trabalhar com chips gráficos da AMD, segundo rumores

Sony estaria em parceria com a fabricante de chips para fornecer o processador gráfico de seu futuro console, abandonando assim o complexa tecnologia de processadores usada atualmente no Playstation 3.


Quando o Playstation 3 foi lançado no mercado em 2006, ele foi equipado com o processador Cell, um chipset projetado pela Sony que tinha o objetivo de proporcionar o que havia de mais avançado na criação de jogos de vídeo game caseiros até então. Devido a uma série de razões, os resultados nunca estiveram no mesmo nível das altas expectativas da empresa, e agora parece que a Sony decidiu mudar para uma arquitetura diferente de processadores em seu futuro console.


De acordo com a Kotaku, o Playstation 4 abandonará os atuais processadores Cell em favor de um chip fabricado pela AMD. Segundo a publicação do site, “fontes da indústria dos games” revelaram que a Sony não estará mais usando o Cell em sua nova plataforma, e nem mesmo uma possível versão mais aperfeiçoada do atual processador do Playstation 3. A escolha da Sony para um chip fabricado pela AMD poderia significar um estremecimento na atual parceria da fabricante japonesa com a NVIDIA, rival da AMD.

As especulações trazidas pela Kotaku reforçam os rumores da semana passada, quando a Forbes publicou que a AMD estaria trabalhando duro e em segredo para tentar colocar um chip gráfico dentro do Playstation 4. O editor da Digital Foundry, Richard Leadbetter, também publicou ter ouvido de “uma fonte respeitável” que o novo console da Sony estaria sendo projetado para ser “essencialmente um PC” em termos de arquitetura.

Uma colaboração da AMD com a CPU chama muito a atenção,” escreveu Leadbetter em sua coluna na GamesIndustry.biz. “Pela primeira vez desde o lançamento do Xbox original, nós poderemos muito bem ver um processador x86 em um console. Pode ser difícil de imaginar que a empresa que nos trouxe o Cell esteja abraçando por inteiro a tecnologia dos PCs, mas uma análise na versão final do Vita pode sugerir uma mudança fundamental na forma de como a Sony [está] construindo os seus consoles após a saída de Ken Kutaragi”.

Não se trata mais de um hardware exótico e [o mais poderoso possível]”, expressou ele. “É sobre criar a melhor máquina de jogos possível com um conjunto de ferramentas de desenvolvimento [que seja] viável – e esta é uma abordagem que já vem mostrando resultados.”

Apesar de faltar talvez para o Playstation Vita um aplicativo (jogo) arrasador, eu ainda acho que ele definiu um novo patamar em termos de qualidade e quantidade no geral, e [ficou] acima de qualquer lançamento de console que eu já vi em mais de 21 anos no mercado. Extrapolando esta mesma filosofia para o Playstation 4 faz da ideia de se fazer do novo console da Sony [uma plataforma] mais próxima a um PC parecer algo bem provável na verdade.”

Já o artigo da Forbes declara que existe atualmente uma colaboração não divulgada ao público entre Sony e AMD para que a fabricante de chips trabalhasse no novo console. Em uma parte da publicação, que é inteiramente voltada no novo diretor geral da AMD, Rory Read, o site escreveu: “É função de Read assegurar que a AMD não estrague a sua leva de novos produtos, que inclui um esforço secreto de colocar os seus chips gráficos no novo console ainda não anunciado da Sony...”.

A Forbes comenta ainda que a AMD já cedeu a sua tecnologia gráfica para o Xbox 360 com o processador gráfico Xenos, que é uma GPU modificada. Mas a Nvidia, rival da AMD no mercado de placas gráficas, é a que atualmente fornece o chip gráfico do Playstation 3 (o RSX 'Reality Synthesizer’), e este novo acordo da Sony com a AMD irá “derrubar potencialmente” a Nvidia, escreveu o site.

Tanto a Sony quanto a AMD se recusaram a comentar sobre o assunto que, segundo a Forbes, surgiu de informações obtidas de “ex-empregados da AMD”. Se provado verdadeiro, isto poderia significar que a AMD estaria envolvida na fabricação de todos os aparelhos da próxima geração de consoles das três grandes fabricantes de videogames.

A Sony tem declarado repetidamente que o PS3 estava “chegando ao seu auge” durante os últimos cinco anos do clico de vida do console, mas isto não impediu o surgimento de rumores sobre uma possível revelação do PS4 na E3 em Junho.

Caso os rumores da Kotaku e da Forbes se mostrem verdadeiros, os desenvolvedores já poderiam começar a criar desde já jogos para a próxima geração de consoles usando a atual arquitetura da AMD, ao invés de terem que esperar que a Sony lance a sua nova tecnologia. Além disso, isso faria com que os desenvolvedores não ficassem amarrados a um determinado software de programação específico para cada plataforma, o que resultaria em adaptações de melhor qualidade entre as diferentes plataformas, algo que tem sido um grande problema para os títulos do Playstation 3.

Mas apesar do abandono da arquitetura Cell representar um grande ganho para os estúdios que tem tido dificuldades em trabalhar com um chipset tão complexo, esta iniciativa da Sony poderia ser vista também como a admissão de um erro.

O Cell era a menina dos olhos do criador do Playstation, Ken Kutaragi, que imaginou que o chip – um ‘Power Processing Element’ em conjunto com seis ‘Synergistic Processing Elements’ - faria do PS3 o mais impressionante console de jogos já feito. Ele falava de uma residência equipada com múltiplos aparelhos equipados com o Cell, todos eles conectados uns aos outros com o objetivo de aumentar o poder computacional de qualquer um destes dispositivos.

Mas o Cell não se transformou na revolução que a Sony esperava, e nem mesmo conseguiu fazer o PS3 parecer significantemente mais potente do que o Xbox 360, que foi lançado um ano antes. A culpa disso possa talvez ser atribuída ao próprio Cell, ou simplesmente às decisões dos estúdios de criarem os seus jogos num nível não mais superior do que um certo ponto para que eles pudessem rodar tanto no PS3 quanto no Xbox 360, considerado levemente mais popular por possuir uma base mundial instalada maior.

A arquitetura do Playstation 3 com o Cell resultou em desenvolvedores rotulando o sistema como uma plataforma difícil de se trabalhar. O resultado é que os jogos multiplataforma tendem a se saírem melhor no Xbox 360 que, embora perceptivelmente mais fraco, é um sistema mais amigável e fácil de lidar. Apenas estúdios da Sony exclusivamente dedicados ao Playstation 3, como a Naughty Dog com a sua série Uncharted, conseguiram realmente demonstrar do que o Playstation 3 é capaz de fazer.

Por isso parece ser improvável que nós ouçamos novamente o futuro presidente da Sony, Kaz Hirai, dizer algo desse tipo:

Não é fácil trabalhar com o PS3. Eu não diria que é interminável em termos do que o console é capaz de fazer, mas nós adicionamos [tanta complexidade] em nosso console que leva um certo tempo para que qualquer um, incluindo os [nossos] estúdios internos, possa realmente explorar o seu poder,” declarou Hirai em 2009 à Official PlayStation Magazine.

Nós não fornecemos o console de fácil programação que eles queriam, porque uma fácil programação significa que qualquer um é capaz de tirar vantagem de tudo o que o hardware pode fazer, então a questão é o que você fará pelo resto dos nove meses e meio?

A Sony ainda não fez nenhum tipo de anúncio e nem sequer confirmou a existência do Playstation 4, mas os rumores sobre a nova geração de consoles tem surgido aos montes nos últimos tempos. Apesar de a empresa parecer não estar com pressa para entrar logo na próxima geração e declarar que ela provavelmente será a última a anunciar um novo console, a Microsoft parece já ter iniciado as conversações com os desenvolvedores para criarem títulos para o Xbox 720 (ou Durango), embora a empresa já tenha declarado que nenhum novo console será lançado neste ano.

No final do ano passado, a Edge afirmou que um estúdio interno da Sony já havia encerrado as suas atividades com o PS3 para dar início ao desenvolvimento do PS4. A revista declarou ainda que a desenvolvedora anônima também estaria participando da construção da tecnologia gráfica do novo console da fabricante japonesa, e que a Guerrilla Games estaria preparando um novo título Killzone. Seria para o Playstation 4?

E a Naughty Dog? Com o seu mais novo projeto, The Last of Us, sendo lançado para o Playstation 3, estará ela planejando levar Uncharted 4 para o PS4?

Hirai já declarou enfaticamente que a Sony não estará anunciando nenhum novo console caseiro na E3 deste ano – comentários ecoados posteriormente pelo presidente Sony Computer Entertainment America, Jack Tretton, que declarou no mês passado que ele ficaria “muito perturbado” caso o anúncio do PS4 fosse feito neste ano.

Durante o lançamento do PS Vita na Europa à duas semanas atrás, a Eurogamer perguntou ao diretor administrativo da Sony Computer Entertainment do Reino Unido e Irlanda, Fergal Gara, se o PS4 seria anunciado na E3 deste ano.

Não tenho ideia”, disse ele. “Eu acho que Kaz já disse que vocês não estarão vendo-o. O PS3 está vivo e bem e o PS3 ganhou o seu melhor acessório: o PS Vita. Então vida longa ao PS3.

Apesar de a Sony continuar investindo no PS3, ela está ciente da necessidade de evitar sair atrás de seus rivais no mercado mais uma vez. Já tendo dado um ano de vantagem para a Microsoft nesta atual geração de consoles, o presidente da Playstation na Europa, Jim Ryan, disse que ele consideraria “indesejável” repetir esta mesma situação com o PS4.

Enquanto isso, a Nintendo é a única das três fabricantes de consoles a confirmar a existência e o lançamento de um novo aparelho para 2012. Com o Wii U estando para ser lançado no final deste ano, e com a expectativa de ver a Microsoft anunciando um novo Xbox entre 2012 e 2013, é esperado que a Sony não demore muito para também revelar algo.


FONTE: IGN / Industrygamers / Kotaku / Eurogamer (aqui e aqui)

..............................................................................................................
Outras notícias:
Sony nega mais uma vez os rumores de que nenhum PS4 será lançado neste ano
Sony: ‘Nós provavelmente seremos os últimos a anunciar’ o console da próxima geração
..............................................................................................................