quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sony gastará $50 milhões em campanhas de marketing nos EUA para promover o PS Vita

Segundo diretor da empresa, o novo portátil será “o maior lançamento de uma plataforma em termos de investimentos de marketing que nós já tivemos.”


Com o PS Vita vendendo pouco no Japão, e com o seu lançamento no Ocidente estando para acontecer nos próximos dias, a Sony quer se assegurar de que a estreia do tecnológico aparelho nos EUA e na Europa seja um sucesso, motivo pelo qual a empresa já declarou que o Playstation Vita terá a “maior campanha” de marketing já feita pela companhia quando ele for lançado por estes lados.


E para ajudar a tornar isso realidade, a Sony estará investindo $50 milhões (R$ 90 milhões) em campanhas de marketing para promover o novo portátil nos EUA. Conversando com o The New York Times, o diretor sênior para consoles portáteis da Sony, John Koller, declarou que a campanha representa “o maior lançamento de uma plataforma em termos de investimentos de marketing que nós já tivemos.”

Segundo Koller, a Sony estará tentando alcançar o público masculino jovem na faixa dos 20 anos de idade que costumam jogar cerca de seis horas ou mais por semana e que possuem um Playstation 3. O Vita permitirá que os usuários “se sintam envolvidos e ainda parecendo como se eles estivessem jogando em um console,” segundo ele.

Nos Estados Unidos, o tema da campanha será “Never Stop Playing” (Nunca Pare de Jogar), e a Sony contratou a empresa de marketing Deutsch para criar anúncios e promover o Vita, com a fabricante japonesa prometendo investir em programas de TV, em lojas físicas, nos sites de comunidades, e também na criação de eventos em lugares específicos para que as pessoas possam experimentar o Vita.

Jogos não significam mais jogar sozinho em um porão com uma pessoa com um aparelho; tudo está interconectado,” disse Jason Elm, vice-presidente executivo e diretor de criação da Deutsch, que terá a função também de promover o Vita nas redes sociais como o Twitter. A hashtag #gamechanger será usada para reproduzir comerciais, painéis publicitários e banners digitais na tentativa de centralizar as discussões online sobre o aparelho em um só lugar e tornar o Vita bastante comentado até a data de lançamento no dia 22 de Fevereiro.

Ao usar a hashtag citada acima no Twitter, a empresa direcionará os consumidores à página da web do Vita (playstation.com/psvita) aonde eles poderão aprender mais sobre o sistema e fazerem a compra dele. O uso uma única hashtag agregará todas as conversações que as pessoas estiverem fazendo sobre o Vita em um único lugar. Mas a Sony não estará apenas no Twitter. Na página da Playstation no facebok, os usuários encontrarão uma aba do Vita que mostrarão vídeos tutoriais explicando o aparelho.

Outra ideia da campanha será a de colocar o Vita nas mãos dos consumidores. Obviamente que a empresa quer que os consumidores experimentem o aparelho, algo que pode persuadi-los a adquirirem uma unidade. Desde o mês passado, a Playstation Access iniciou um tour de pré-lançamento do PlayStation Vita, levando os chamados “Vita Rooms” à várias cidades do Reino Unido. Estes Vita Rooms possuem dezenas de unidades do Vita e todos os melhores jogos disponíveis para serem experimentados pelos usuários. Na América, a Sony estará chamando estes tours de “Vita Social Clubs,” e ele possuirá o mesmo objetivo de apresentar o portátil à possíveis compradores.

Já os comerciais de TV nos EUA estão sendo projetados para demonstrar como o Vitaafeta você socialmente” e como você será capaz de continuar com o seu jogo quando você estiver fora de casa. Os comerciais irão ao ar durante programas populares como Os Simpsons, South Park e os jogos de basquete. Propagandas online também serão colocados nos maiores sites como Yahoo, ESPN, CNN e YouTube. Grandes cidades dos Estados Unidos como Nova Iorque, Chicago e São Francisco possuirão outdoors e banners gigantescos.

A Sony Computer Entertainment Europe também está se preparando para o lançamento do Vita no Reino Unido. O portátil já possui várias unidades espalhadas pelas lojas GAME e Gamestation em toda a região que podem ser experimentadas pelos consumidores, além dos tours citados acima em todo o país.

Apesar dos pesados investimentos da Sony, entretanto, alguns analistas têm expressado preocupações com o sucesso da plataforma ao longo termo, citando os fortes competidores que disponibilizam jogos baratos nos aparelhos celulares e tablets.

Mas Independentemente de qualquer coisa, uma coisa é certa: a Sony precisa fazer com que o Playstation Vita tenha sucesso nos EUA e Europa. Apesar da grande expectativa criada em cima da plataforma, as vendas do aparelho têm estagnado no Japão.



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