segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sony admite erro ao ter aberto mão da distribuição de Demon's Souls no Ocidente

Na época, Shuhei Yoshida, chefe da Sony Worldwide Studios, achou o jogo “uma porcaria” e “incrivelmente ruim” durante o desenvolvimento do projeto, e não visualizou que o título alcançaria tal sucesso nos EUA e Europa.


Demon's Souls acabou se tornando em um dos jogos mais amados do Playstation 3. Ele é incrivelmente difícil, e o desafio que ele proporciona nos remete aos tempos dos clássicos jogos do NES que torturavam os jogadores que queriam correr com o jogo sem pensar. Demon's Souls é difícil, é intimidador, é absolutamente fantástico, mas a Sony Computer Entertainment decidiu por distribuí-lo apenas no Japão, com os lançamentos europeu e norte-americano ficando sob a responsabilidade da Atlus e da Namco Bandai.


O que teria acontecido? Aparentemente, a Sony nem sempre teve esta mesma visão do jogo. Em uma franca entrevista concedida para a GameInformer, a Sony admitiu que foi um grande erro decidir por não fazer a distribuição de Demon's Souls nos EUA e Europa, e que este foi um dos maiores erros que a empresa já cometeu em relação à distribuição de softwares nesta geração.

Quando a GameInformer indagou se esta decisão estaria entre um dos maiores equívocos da fabricante nesta geração, o chefe da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, respondeu, “Absolutamente! Nem me fale! Concordo 100%!

Yoshida explicou então que ele subestimou completamente a qualidade do jogo, culpando o fato de ele não ter tido a oportunidade apropriada para experimentá-lo durante o seu desenvolvimento. “Parte desta questão está [na forma de se] fazer jogos no Japão. O desenvolvimento de um jogo no Japão é normalmente feito horizontalmente, aonde todas as [coisas] são feitas em paralelo, então é difícil de se imaginar qual será o status final do jogo,” disse ele.

O estilo ocidental de desenvolvimento de jogos é normalmente [do tipo] vertical. Então logo no início do processo o time tenta criar um pequeno pedaço da experiência que se assemelhe com o produto final. O que aconteceu com Demon's Souls foi que até a parte final do desenvolvimento do jogo nós não pudemos jogá-lo completamente. Havia problemas com a taxa de quadros e a rede não estava ativa e rodando. Nós subestimamos a qualidade do jogo e, para ser honesto, a imprensa no Japão fez o mesmo.

Yoshida adicionou que a sua primeira impressão com o jogo foi extremamente negativa.

Na minha experiência pessoal com Demon's Souls, quando ele estava perto de [ser finalizado] eu gastei perto de duas horas jogando-o, e depois de duas horas eu ainda estava no início do jogo. Eu disse, ‘Isso é uma porcaria.’ Isso é um jogo incrivelmente ruim’. Então eu o deixei de lado.

Por sorte que distribuidoras terceiras, Atlus na América do Norte e Namco na Europa, [viram o seu potencial] e ele realmente se tornou num grande sucesso fora do Japão. Nós realmente deixamos a desejar do ponto de vista da distribuição, incluindo o lado do gerenciamento do estúdio. Nós não fomos capazes de enxergar o valor do produto que nós estávamos fazendo.”

Yoshida terminou dizendo que ele espera evitar cometer novos erros do tipo no futuro e, interessante notar, afirmou que a Sony possui os direitos da propriedade intelectual Demon's Souls.

O desenvolvimento de jogos é um processo complicado. Nós começamos e paramos muitos jogos. Alguns chegam ao seu fim, mas nós temos que tomar decisões. Eu espero que nós não cometamos o mesmo erro novamente. Eu deveria ter sido mais teimoso com o pessoal do marketing aqui da América do Norte e da Europa.

Nós nunca vendemos as nossas IPs. Bem, eu nunca deveria dizer nunca, mas este não é o nosso negócio. O nosso negócio é [fazer] crescer as nossas IP, e nós amamos Demon's Souls. A From Software é uma parceira de negócios muito importante, então veremos.

Demon’s Souls foi lançado para o Playstation 3 em 2009 e recebeu incontáveis elogios por parte da mídia, entre eles um 9/10 da Eurogamer. O seu sucessor espiritual, Dark Souls, foi lançado ano passado pela Namco Bandai e Atlus para Playstation 3 e também para o Xbox 360.



........................................................................................................
Outras notícias:
Demon’s Souls vende cerca de 250 mil nos EUA
Sony: The Last Guardian está sendo um ‘árduo desafio’ para os desenvolvedores
........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário