terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nintendo Network é anunciado para o Wii U e o 3DS

Rede de serviços online para as plataformas da Nintendo fará distribuição e comercialização de jogos e conteúdos digitais, e possuirá contas de usuários.


A Nintendo anunciou na última sexta-feira a Nintendo Network, um novo serviço online para o Wii U e o 3DS. Durante a apresentação do resumo de seus resultados financeiros aos investidores, o presidente Satoru Iwata fez o anúncio da nova rede que proporcionará às suas plataformas uma experiência online mais envolvente.


Sua estrutura será mais parecida com as redes Playstation Network da Sony e Xbox Live da Microsoft, se diferenciando bastante da conexão Wi-fi atualmente presente nos consoles da empresa.

Diferentemente da Nintendo Wi-Fi Connection, que tem estado focada em conceitos e funcionalidades específicas, nós estamos almejando estabelecer uma plataforma aonde vários serviços disponíveis aos nossos consumidores através da rede sejam conectadas por meio do serviço Nintendo Network para que assim a empresa possa fazer ofertas abrangentes aos consumidores,” disse Iwata.

Por exemplo, competições e comunicações entre os usuários, bem como a venda de conteúdos digitais, serão cobertos pela Nintendo Network.”

A Nintendo Network incluirá uma série de funcionalidade que os jogadores já estão acostumados a verem nas redes do Xbox 360 e do Playstation 3, como as vendas de conteúdos adicionais, a distribuição digital de jogos do varejo e, no caso do Wii U, a introdução de contas de usuários.

O sistema de contas pessoais será implantado para ajudar os jogadores a compartilharem mais facilmente uma mesma unidade do Wii U. “Com isto, por exemplo, facilita o uso do sistema do videogame quando o aparelho é compartilhado com múltiplos membros da família, que tem sido um desafio que nós precisávamos enfrentar, de ser aperfeiçoado, e nós seremos capazes também de construir e oferecer o sistema combinando uma variedade de conteúdos e serviços diferentes,” disse Iwata.

Sejam títulos próprios ou títulos de estúdios terceiros, para uma série deles nós estaremos realmente tentando obter a compatibilidade para que os nossos consumidores possam desfrutar dos nossos serviços online que nós implantaremos sob o nome da Nintendo Network.”

Em relação a distribuição digital dos jogos comercializados fisicamente, “este conceito foi construído em cima do design do Nintendo 3DS e nós já possuímos a infraestrutura necessária,” explicou Iwata.

Nós estaremos preparando a mesma infraestrutura para o Wii U. Entretanto, nós não decidimos o momento exato de quando nós daremos início a ele. A decisão deve ser feita levando em consideração tais fatores como a relação com os atacadistas e varejistas, e a melhor forma de ser adotada pelos consumidores, bem como o ambiente em torno do mercado e dos consumidores, tais como a quantidade de memória exigida dos cartões de memória SD dos consumidores.

No entanto, como uma opção para o futuro, a importância desta área de negócios vai aumentar.”

Em relação aos conteúdos adicionais, o título japonês Tobidasu Pricla Kiradeco Revolution para o 3DS será o primeiro produto do varejo a comercializar um conteúdo adicional, enquanto que Theatre Rhythm, o jogo de música baseado na série Final Fantasy, será o primeiro título a comercializar uma música como conteúdo adicional.


Iwata fez questão de frisar que a Nintendo não permitirá que desenvolvedoras e distribuidoras explorem os consumidores com jogos grátis para jogar que necessitem de caras micro transações.

Ainda sobre este assunto, quando conversamos sobre qualquer coisa relacionada aos conteúdos adicionais, nossos comentários são muitas vezes relatados pela mídia [com ela] atribuindo tais mudanças ou notas com ‘aqueles dos jogos sociais’.”

Por favor, notem que a Nintendo, como uma criadora de software, não tem planos de implantar um negócio aonde os nossos consumidores não conseguem saber com antecedência que item aparecerá como resultado de seu pagamento, [com eles] tendo que repetir os pagamentos e, antes que eles soubessem, eles acabam gastando uma enorme quantia de dinheiro para que eles possam obter os itens que eles queriam comprar inicialmente.”

Como uma criadora de software, a Nintendo acredita que o seu pacote de software deve ser vendido aos nossos consumidores de uma forma que os consumidores saibam com antecedência que eles poderão desfrutar dos softwares que eles compraram do jeito que ele é.

Nós acreditamos que os nossos consumidores poderão se sentir mais seguros se nós oferecermos os nossos conteúdos adicionais como uma estrutura adicional no qual aqueles que gostaram do jogo poderão desfrutá-los de uma forma mais profunda por um tempo maior.

A Nintendo Network usará a função NFC (Near Field Communication, ou Comunicação de Curto Alcance) existente no controle do Wii U para permitir micro transações. Isto permitirá aos donos do console a criarem cartões e figuras que poderão ler e escrever dados eletronicamente por meio de outros NFCs, um pouco parecido com o conjunto de jogos e figuras do título Skylanders da Activision.

Por fim, Iwata disse que a Nintendo está trabalhando pesado para assegurar o sucesso do Wii U no dia de seu lançamento, previsto para o final de 2012, e evitar os erros cometidos com o lançamento do 3DS, que foi criticado pela falta de bons jogos de ponta.

A empresa está com o objetivo firme de completar o desenvolvimento de todo o sistema e preparar softwares suficientes para que o Wii U esteja na sua melhor forma para a época do lançamento,” disse Iwata.

Não é necessário dizer que nós aprendemos uma amarga lição com o lançamento do Nintendo 3DS.”



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