segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vendas do Kinect no Japão representam menos de 2% do total

Após completar um ano de vida no mercado japonês, o sensor por movimentos da Microsoft conseguiu comercializar apenas 114.000 unidades; nenhum jogo exclusivo da plataforma conseguiu vender mais de 25.000 sozinho.


A Microsoft obteve um estrondoso sucesso com o Kinect quando ele foi lançado em Novembro do ano passado, com o acessório de sensor por movimentos conseguindo vender 8 milhões de unidades em apenas 60 dias.

Midori Kaneko, á direita, se divertindo com Dance Central 2 para o Kinect no estande da Microsoft durante a Tokyo Game Show. Mas Kaneko disse que ela não compraria um Xbox. Crédito da imagem: Arstechnica.com


De lá pra cá, o Kinect comercializou 10 milhões de unidades no mundo todo, e enquanto que, aparentemente, as vendas atuais do aparelho parecem terem dado uma estagnada, o Kinect foi capaz de vender mais de 750.000 unidades em um só dia à duas semanas atrás durante a Black Friday.

Tudo isso mostra o bom desempenho que o sensor de movimentos da Microsoft tem alcançado no mundo todo, e em especial nos EUA. Entretanto, existe um mercado de games de grande importância para a indústria que o Kinect não consegue vender de jeito nenhum: o Japão.

A Andriasang informou que o Kinect acabou de completar o seu primeiro aniversário no mercado japonês e que, desde o dia 21 de Novembro de 2010, o acessório comercializou apenas 114.000 unidades no país.

De acordo com a revista Famitsu (tradução da Andriasang), as vendas do aparelho têm estado ultimamente na casa das 2000 unidades por mês, com o seu melhor desempenho acontecendo em Dezembro de 2010 quando o Kinect conseguiu vender 43.200 unidades. Segue abaixo a lista completa com as vendas do Kinect no Japão separadas por mês:

  • Novembro de 2010: 27.800
  • Dezembro de 2010: 43.200
  • Janeiro de 2011: 14.800
  • Fevereiro de  2011: 5.040
  • Março de  2011: 3.160
  • Abril de 2011: 2.100
  • Maio de 2011: 1.910
  • Junho de 2011: 3.470
  • Julho de 2011: 2.980
  • Agosto de 2011: 2.460
  • Setembro de 2011: 1.900
  • Outubro de 2011: 3.333
  • Novembro de 2011: 1.980

A VGChartz mostra números levemente diferentes, embora não tão melhores assim para o Kinect no Japão. Considerando também as vendas dos combinados com o jogo Kinect Adventures, o site afirma que o Kinect vendeu aproximadamente 10,97 milhões de unidades no mundo todo, com 7,59 milhões vindos dos EUA, e 3,21 milhões vindos da EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

Estes dados deixa o Japão com apenas cerca de 178.300 unidades, ou 1,6% do total das vendas colocando em outra perspectiva.

A Famitsu também publicou a lista dos 10 jogos habilitados para usarem o Kinect mais bem vendidos no país. O único título que conseguiu ultrapassar a marca de 25.000 cópias foi Kinect Adventures, mas sua única virtude foi ter sido incluído no pacote que vem o jogo e o acessório.

Tirando Kinect Adventures, o outro jogo mais bem vendido que foi feito exclusivamente para o Kinect é o título DanceEvolution da Konami, com 22.400 unidades comercializadas.

  • Kinect Adventures: 114.000
  • Forza Motorsport 4: 24.900
  • DanceEvolution: 22.400
  • Kinect Sports: 13.000
  • You Shape Fitness Evolved: 12.300
  • Dance Central: 8.690
  • Kinectimals: 5.350
  • New Brain Training 4.930
  • Sonic Free Riders: 4.160
  • Fighters Uncaged: 3.470 

Imagem do jogo Haunt, que está em produção para o Kinect.


Em Setembro, o chefe de negócios para Xbox 360 no Japão admitiu que “as vendas do Kinect não haviam alcançado as nossas expectativas iniciais no Japão, mas nós temos recebido respostas positivas das pessoas que o tem usado.”

Mas os japoneses disseram à Wired (via Ars Technica) que o Kinect “não se enquadra na cultura japonesa” devido ao fato de que muitas pessoas moram em lugares cujo tamanho das salas não são compatíveis com os requerimentos mínimos de espaço do sensor. Além disso, historicamente a Microsoft não tem conseguido muito sucesso com a marca Xbox no Japão, com o sistema ficando muito atrás do PS3 e do Wii em termos de vendas totais, e com as suas vendas mensais superando apenas o antigo Playstation 2.

Apesar do fato de que o público japonês tem hesitado em adotar um Kinect, os desenvolvedores japoneses tem mostrado toda a sua criatividade em relação ao que o controle por movimentos da Microsoft pode ser capaz de fazer.

O criador de Parappa the Rapper está desenvolvendo o jogo Haunt, que mistura aventura em uma mansão assombrada com a visão em 1ª pessoa, enquanto que Suda51 está produzindo o título Demonic Pitch, um jogo em que os jogadores, na pele de um jogador de baseball, derrotam seus inimigos com bolas rebatidas pelo taco de baseball.

Os dois projetos estão sendo financiados pela Microsoft, mas ainda é uma incógnita se estes jogos convencerão os jogadores japoneses a adotarem um Kinect, ou se eles serão experimentados apenas pelos fãs destes desenvolvedores no Ocidente.
Até o final de Novembro, a Microsoft havia vendido 1.519.214 milhões de consoles Xbox 360 no Japão.


FONTE: Eurogamer.net / Gamepro.com

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