terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sony sobre o PS Vita: ‘Não é o momento certo’ para um console sem mídia física

Shuhei Yoshida, Presidente da Sony Computer Entertainmente Worldwide, afirma que enquanto alguns consumidores estão prontos para o formato digital, outros ainda preferem comprar seus jogos no varejo, fazendo com que a empresa optasse por não lançar um sistema parecido com o PSP Go.


Vocês se lembram do PSP Go? Aquela versão do PSP lançada pela Sony que só aceitava jogos no formato digital? O portátil chegou ao mercado em 2009 e foi alvo de muitas críticas pelos consumidores que não o achavam vantajoso, especialmente se comparado o preço dele com o PSP clássico que aceitava jogos no formado de discos UMD.


Bem, parece que a Sony não esqueceu daquela experiência e aparentemente aprendeu com seus erros, pois o Presidente da Sony Computer Entertainmente Worldwide, Shuhei Yoshida, afirmou que o mercado neste momento não está preparado para um console apenas no formato digital.

Nós acreditamos que, para alguns consumidores, é o momento [certo], mas para outros consumidores, ainda não e o momento [certo],” declarou Yoshida em entrevista concedida para a Edge.

Então nós acreditamos que ainda não é o momento certo de ir com uma plataforma apenas digital. Alguns títulos do PS Vita, como Uncharted: Golden Abyss, terão aproximadamente 4GB em tamanho, o que pode ser grande demais para ser baixado entre os consumidores que não possuem uma rápida conexão de internet."

"Além disso, alguns consumidores gostam de comprar nas lojas do varejo, conversar com os vendedores que tem conhecimento sobre o assunto, comprar e jogar jogos no local. Nós não queremos retirar esta opção dos consumidores."

"Existem consumidores em [alguns] lugares do mundo – este é um aparelho mundial – aonde o modelo digital ainda não foi muito aceito,” adicionou o Diretor Presidente da Sony Computer Entertainment Europe, Jim Ryan.
Enquanto que um serviço apenas digital talvez seja uma boa idéia para o futuro, conexões limitadas de internet ainda são um problema para uma série de pessoas, e com uma faixa de 3 a 4GB para serem baixados, estas limitações se agravam ainda mais. Além disso, o Vita não possui memória interna para armazenar jogos, tendo o consumidor que apelar para os caros cartões de memória feitos exclusivamente para o aparelho.
Mas se você adora fazer downloads, a Sony já declarou que todos os jogos que forem disponibilizados no varejo também serão disponibilizados na PSN via formato digital. Alguns dos jogos digitais não serão lançados no varejo, mas estes deverão ser jogos bem menores daqueles do tamanho de Uncharted.
São ótimas notícias na verdade, e é bom saber que a Sony tirou alguma lição do PSP Go. Na época, aqueles que haviam comprado o portátil ficaram incapazes de jogar todo o antigo catálogo de jogos do PSP porque muitos dos títulos não estavam disponíveis na Playstation Store. E para piorar as coisas, as fracas vendas do aparelho e o preço dos conteúdos oferecidos, quando comparados com o que estava disponível no varejo, fizeram do PSP Go um prospecto nada atrativo.
A opção pela mídia física do PS Vita pode ser uma ótima saída para os jogadores no ocidente que desejarem jogar títulos japoneses. O sistema não terá bloqueio por região, o que significa que eles poderão importar jogos do Japão sem o risco de serem incompatíveis.
Em relação à baixar os jogos para o PS Vita, na maioria dos casos será preciso fazer o download em um outro dispositivo e depois transferidos para o portátil, ou então baixar os jogos quando ele estiver conectado ao Wi-fi, pois apenas 20MB ou menos poderão ser baixados pelo sistema quando ele estiver usando a conectividade 3G.
O Playstation Vita será lançado no dia 17 de Dezembro de 2011 no Japão, e um lançamento para o mercado ocidental está previsto para o começo de 2012.


FONTE: 1up.com / Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Caixa da versão européia do PS Vita é revelada   
- Conheça os cartões de jogos do Playstation Vita; imagens dentro
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário