terça-feira, 27 de setembro de 2011

Uncharted teve o seu gênero alterado por causa dos 'abundantes shooters’ do X360

Ex funcionário da Naughty Dog revela que a famosa franquia havia sido planejada inicialmente em um mundo imaginário com elementos de Tolkien, mas a Sony acabou movendo o projeto para um aspecto mais realista devido ao sucesso dos jogos de tiro na época.


Considerando o quão bem feito ficou a série Uncharted do jeito que ela é hoje, é difícil de se imaginar que o universo realista da franquia não era o que a Naughty Dog havia planejado inicialmente para o título. De acordo com um ex-modelador de ambientes da desenvolvedora, Uncharted havia sido projetado anteriormente como um jogo se passando em um mundo fantasioso e imaginário, até o dia em que a Sony decidiu por intervir.

Nós estávamos falando de um jogo mais ‘realista’ em termos de como ele seria modelado e apresentado, mas as concepções [iniciais] estavam muito longe disso. Uma delas era um mundo cheio de florestas aonde o antagonista vivia debaixo da terra,” explicou Poole à NowGamer.
Ele tinha elementos de Tolkien com certeza. A Sony insistiu por um jogo mais realista em todos os aspectos. O mercado havia mudado muito na época. A população demográfica [dos jogadores] era mais velha e os abundantes shooters estavam mesmo dominando. A Sony quis muito conquistar uma fatia desse mercado, e ela moveu todos os seus desenvolvedores para esta direção.”
Aparentemente, a Sony moveu uma série de estúdios em torno de títulos mais realistas em resposta à crescente dos jogos de tiro em 1ª pessoa que estavam saindo para o console da Microsoft.
Então a grande exigência da Sony, não apenas com a Naughty Dog, mas com todas as empresas de desenvolvimento da Sony na época, era a de criar jogos para o Playstation 3 que fossem mais realistas. A pressão por causa do sucesso do Xbox com os abundantes shooters era uma ameaça bastante real em nossa direção na época.”
Mas parece que a sugestão acabou não sendo aceita universalmente com entusiasmo pelo time de desenvolvedores da Naughty Dog.
Houve muitas queixas internamente a respeito desta tendência ao realismo. A maioria dos [mais experientes] eram dos tempos de Crash e Jak, e eles preferiam um estilo mais fantasioso. Mas, infelizmente, esta era uma batalha perdida.”
É uma pena que nós nunca veremos estes belíssimos cenários rodando na engine incrivelmente fantástica de Uncharted. O próximo capítulo da franquia (sem ogros e goblins) estreará no dia 01 de Novembro, com Uncharted 3: Drake's Fortune sendo lançado exclusivamente para o Playstation 3.




FONTE: Industrygamers.com / Eurogamer.net

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Uncharted 3 Collector's Edition é anunciado
- Uncharted do NGP se passará entre os dois primeiros jogos
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário