sábado, 19 de março de 2011

Desempenho do NGP não será igual ao do PS3 - Sony divulga outros detalhes sobre o portátil

Gerente de pesquisa da Sony revela uma série de detalhes sobre o novo portátil da empresa.


Durante uma seção da Game Developers Conference realizada no começo do mês, a Sony teve a iniciativa de desmentir o mito de que o seu Next Generation Portable poderia se igualar ao PS3 no que se refere à performance do processador.

David Coombes, um gerente de pesquisa da Sony Computer Entertainment America, explicou que, embora o NGP seja equipado com uma CPU com quatro núcleos de alta performance teoricamente capaz de [rodar] a 2GHz, a velocidade do clock teve que ser limitada para preservar o tempo de uso da bateria e evitar que ele superaqueça.
“Algumas pessoas da imprensa tem dito ‘Nossa, essa coisa… pode ser tão potente quanto o PS3.’ Bem, ele não irá rodar a 2GHz porque [senão] a bateria duraria cinco minutos,” disse ele. “E ele provavelmente colocaria fogo em suas calças.”
Enquanto mostrava as características do NGP, Coombes forneceu alguns detalhes adicionais sobre as especificações e o desempenho do aparelho. Ele comentou que os cartões de jogos – a mídia física no qual os jogos do NGP serão comercializados – virão nos tamanhos de 2Gb e 4Gb. Os jogos do NGP, portanto, terão no máximo 4Gb. Ele comparou este tamanho com o tamanho de 9Gb que tem um jogo típico do PS3 em Blu-ray e também com os jogos para celulares que possuem 10Mb em média.
Coombes não revelou quanto que o NGP tem de memória, mas insistiu que ele possui mais do que o suficiente. “Eu não posso falar sobre os números atuais, mas comparados com o PSP nós temos muita memória... nós estamos mais pertos do PS3 do que do PSP em termos de quantidade de memória.”
Conforme informado anteriormente, o NGP virá em duas versões, uma com rede sem fio wi-fi, e outra equipada tanto com a rede sem fio wi-fi quanto com a rede 3G. Coombes explicou que apenas o modelo com o wi-fi mais o 3G virá equipado com sensores de GPS. Entre as funções baseadas em localização estão um “caçador de tesouros” para itens virtuais no mundo real, segundo o gerente, embora isto só será implementado depois do lançamento.
Ele revelou também que as telas sensíveis ao toque tanto na parte da frente quanto na parte de trás poderão detectar a força da pressão que os jogadores estão colocando neles. Ao invés de usar sensores de pressão, a tecnologia detectará o quão larga é a superfície tocada pelas pontas dos dedos dos jogadores quando eles fizerem pressão no aparelho.
E por falar na linda tela de 12,7cm do portátil, Coombes afirmou que com a sua resolução de 960x544 e o anti-aliasing ligado [filtro que reduz imagens serrilhadas], “você realmente não consegue ver os pixels na tela, o que é muito legal.”
Também durante a seção estava Tsutomu Horikawa, um diretor do departamento de soluções de softwares da Sony Computer Entertainment International, que fez uma demonstração de realidade aumentada na qual o NGP visualizava um gigante dinossauro – o T-rex famoso da primeira demonstração gráfica do Playstation Original – no corredor de um auditório. Ele desceu do palco, e posicionou o NGP em suas mãos em direção ao animal para vê-lo crescendo sobre ele.

............................................................................................................
Outras notícias:
-
Desenvolvedores japoneses especulam sobre o preço do NGP
  
-
Relançamentos de jogos do PSP para o NGP estão nos planos
   
............................................................................................................ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário