sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gearbox reviverá Duke Nukem Forever?

Notícias não oficiais revelam que a desenvolvedora de Borderlands se encarregará de produzir o tão adiado e quase esquecido jogo de tiro da 3D Realms.


FONTE: Blog sobre games Kotaku.

A saga de Duke Nukem Forever pode não ter acabado ainda. A cerca de um ano atrás, a 3D Realms demitiu praticamente toda a sua equipe depois de ter gasto $20 milhões (R$ 36 milhões) em quase 13 anos para desenvolver o jogo de tiro. Depois disso, como geralmente acontece nos casos de disputa entre desenvolvedoras e produtoras, o jogo passou a ser motivo de retaliações mediante ações judiciais entre a 3D Realms e a Take-Two Interactive, que havia planejado em distribuir o jogo de tiro por meio da 2K Games.

A Gearbox pode estar se encarregando de Duke Nukem Forever.


Mas agora, o jogo, que parecia estar morto, parece ter ressurgido. De acordo com as fontes da Kotaku, a Gearbox Software, desenvolvedora de Borderlands, recebeu a responsabilidade de tocar o projeto, que foi anunciado pela primeira vez em 1997. Por causa de a 2K Games ainda possuir os direitos de distribuição do título, ela poderia ir em frente com a mudança da desenvolvedora do jogo para a Gearbox – se a 3D Realms não reivindicasse que ela é dona da propriedade intelectual Duke Nukem em sua ação judicial.

E é ai que o problema engrossa. De acordo com a ação judicial da 3D Realms, a Take-Two havia licenciado a Gearbox a preparar um outro jogo com a marca Duke Nukem, chamado de Duke Begins, para um lançamento em 2010, mas acabou cancelando o projeto para deixar de pagar royalties para a 3D Realms. Por meio de documentos apresentados à corte em julho de 2009, a Take-Two declarou que os trabalhos com Duke Begins haviam sido interrompidos “por tempo indeterminado,” mas a 3D Realms alega que o projeto foi interrompido por causa de razões financeiras punitivas.

Representantes da Gearbox não responderam às solicitações feitas pela GameSpot, mas a Take-Two forneceu a seguinte declaração: “Apesar da política da empresa de não comentar sobre rumores ou especulações, nós podemos confirmar que a Take-Two mantém os direitos de distribuição de Duke Nukem Forever.”

Verdade ou mentira?: Ainda muito cedo para dizer. Uma possibilidade é que o projeto Duke Begins esteja sendo ressuscitado e simplesmente renomeado para Duke Nukem Forever porque ele havia sido planejado para ser lançado já em 2010. O estande da Gearbox na Penny Arcade Expo talvez traga mais informações sobre o assunto.


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Duke Nukem D-Day revelado?
- A marca Irrational Games é ressuscitada
..............................................................................................................