segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sony é acionada na justiça por causa da remoção da funcionalidade do Linux

Remoção da funcionalidade ‘Other OS’ do PS3 resulta em outras duas ações coletivas na Corte do Norte da Califórnia, alegando, entre outras coisas, quebra de contrato e propaganda enganosa.


Numa tentativs de aumentar a segurança dos modelos do Playstation anteriores ao Slim, a Sony removeu uma de suas funcionalidades mais versáteis, a Other OS, por meio da atualização da firmware v3.21 disponibilizada em Abril. Com esta opção os jogadores podiam instalar o sistema operacional Linux no PS3, transformando o console de videogame em um verdadeiro computador desktop.

Linux não é o sistema operacional mais popular, mas com certeza possui uma comunidade ativa.


A decisão da Sony não foi muito bem vista pelos defensores do Other OS, e esta iniciativa já havia resultado em uma ação coletiva contra a empresa. Agora, outras duas ações foram levantadas contra a gigante dos eletrônicos por causa da remoção da funcionalidade, e as duas estão procurando se transformar em ações coletivas.

A primeira ação, requerida em 30 de Abril na corte americana do Distrito do Norte da Califórnia, alega que a Sony fez uma extensa campanha de marketing ao promover a função Other OS do PS3 que permitia instalar o Linux. “Cada requerente comprou um PS3 com a justificada expectativa de que a Sony continuaria a dar suporte à função Other OS e outras funções e que não iria de uma hora para outra inutilizar estas funções,” lê-se na ação judicial.

Curiosamente, a atualização da firmware v3,21 é opcional. Entretanto, aqueles que optaram por não instalar a atualização ficaram incapacitados de jogar novos jogos de PS3, acessar a Playstation Network ou assistir a filmes em Blue-ray que usam a conexão online BD Live. Esta nova ação judicial alega que os proprietários do PS3 são forçados a escolher entre a função Other OS e as outras funcionalidades que ele pagaram para ter. Forçar os jogadores a tal decisão, segundo a ação, é quebra de contrato.

A ação judicial afirma ainda que a Sony violou a Lei Unfair Competition (Competição Injusta) da Califórnia ao fazer propagandas de funcionalidades que acabaram sendo removidas posteriormente. A acusação procura se caracterizar como uma ação coletiva que inclui indenização por danos e ressarcimento dos prejuízos sofridos com o aparelho, com os custos do tribunal e outras coisas relacionadas à ação judicial.

A segunda ação é muito parecida com a primeira. Requerida em 5 de Maio na corte americana do Distrito do Norte da Califórnia, a acusação alega que depois da propaganda feita com a funcionalidade Other OS, a Sony deu aos consumidores uma “Escolha de Hobson, ou seja, uma ‘escolha’ entre duas alternativas indesejáveis: Os usuários ou perderiam a opção de usar outros sistemas operacionais (uma funcionalidade importante e de grande divulgação), ou perderiam as funções de acesso online, Blue-ray e jogos.”

De um lado,” diz a ação, “instalar a firmware 3.21 garante ao PS3 inoperância dele de ser usado como um computador, do outro lado, a não instalação da firmware 3.21 basicamente garante a inoperância do PS3 dos usuários de seu propósito de uso como um console de jogos e de discos de Blue-ray.”

Como resultado, a ação diz que a Sony violou quebra de contrato, quebra de compromisso implícito de boa fé e acordo justo, propaganda enganosa e outras coisas. Assim como as outras duas acusações, esta segunda ação procura se caracterizar como uma ação coletiva, de indenizações, ressarcimentos, custos com tribunais e coisas do gênero.


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Corte Americana dá causa favorável à ação de monopólio da Datel contra a Microsoft
- Microsoft ganha novo processo contra o Xbox 360
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário