terça-feira, 23 de março de 2010

Nintendo revela seu novo portátil: Nintendo 3DS

Empresa japonesa planeja lançar o sucessor do DS com funções 3D entre Abril de 2010 e Março de 2011; fontes citam que o aparelho terá controle analógico, funções de vibração e de acelerômetro, e que seu lançamento está previsto para o final de 2010.


A Nintendo anunciou uma nova versão de seu sistema portátil DS que dará suporte a jogos em 3D. O 3DS rodará jogos com efeitos 3D “sem a necessidade de óculos especiais”, de acordo com a empresa japonesa. Ele será lançado durante o seu próximo ano fiscal, significando que ele será lançado dentro do período que vai desde Abril de 2010 até Março de 2011.

O DS XL nem chegou ao mercado americano e a Nintendo já está preparando o seu sucessor.


A Nintendo descreve o sistema como um sucessor da série DS, mas ele também irá rodar jogos do DS e do DSi. O 3DS é um nome temporário de acordo com o comunicado de imprensa da Nintendo, mas mais detalhes sobre o aparelho serão revelados na Electronic Entertainment Expo deste ano. O show deste ano estará retornando para o Centro de Convenções de Los Angeles entre os dias 15 e 17 de Junho.

Embora o anúncio oficial da Nintendo sobre o 3DS tenha apresentado poucas informações, detalhes adicionais sobre o novo portátil parecem ter surgidos no site do jornal japonês Nikkei. A edição online do jornal publicou que o 3DS terá um direcional analógico para poder controlar os movimentos em um plano 3D e também funções de vibração. O aparelho terá também, segundo a publicação, uma bateria com duração muito maior, uma conectividade de rede aperfeiçoada e um tamanho de tela um pouco menor do que 10cm.

A Nikkei também antecipou a janela de lançamento do 3DS, dizendo que ele chegará durante a segunda metade de 2010. Entretanto, não está claro se esta data se refere apenas ao Japão ou se ela serve também para o resto do mundo. Há de se notar que a Nintendo lançou do DSi XL no último mês de Novembro no Japão (aonde ele é conhecido como LL), e ele terminou o ano com cerca de 700.000 unidades vendidas. O lançamento ocidental do sistema, entretanto, só acontecerá no final deste mês.

Já em relação ao motivo por de trás deste anúncio, a Nikkei informa que a distribuidora está tentando conter a queda nas vendas de softwares para o DS. A Nintendo viu os softwares para DS despencarem entre Abril e Dezembro de 2009 quando foi publicado que as vendas de games caíram de 163,78 milhões de unidades para 121,38 milhões de unidades durante o período de nove meses citado.

O DS original foi lançado em 2004 nos EUA no Japão e em 2005 na Europa e na Austrália. A partir daí o DS Lite e o DSi foram lançados no mundo todo, reduzindo o tamanho do aparelho e oferecendo uma tela com mais brilho. O DSi XL é a última versão do portátil e foi lançado no começo deste mês na Europa e tem previsão para chegar aos EUA no dia 28 de Março. De Dezembro de 2009 até agora a série DS da Nintendo tem acumulado vendas totais de 125 milhões no mundo todo.

No começo deste ano, o presidente da Nintendo Satoru Iwata disse que o novo DS teria como características “um alto nível de qualidade visual, bem como sensores que leriam os movimentos dos jogadores. Entretanto, ele também fez pouco caso das atuais tecnologias 3D, dizendo que “Eu tenho dúvidas se as pessoas usarão óculos para jogar em casa. Como isso se parecerá para as outras pessoas?”

No final do ano passado a Sony revelou que o Playstation 3 estará dando suporte a jogos em 3D por meio de uma atualização de firmware, previsto para ser lançado no meio deste ano.


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Sucessor do DS terá sensores de movimentos, Zelda Wii previsto para Outubro
- Sucessor do Wii ainda muito longe – Fils-Aime
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário